Memoria Globo

SALOMÉ (Patrícia Pillar) — Filha de Santa (Imara Reis), enteada de Antunes (Carlos Alberto). Dançarina jovem, rebelde, ousada, ambiciosa e ardente. Tem medo de amar e perder a própria liberdade, seu principal valor e maior projeto. Apaixona-se por Duda (Petrônio Gontijo).

EDUARDO/DUDA (Petrônio Gontijo) — Filho do coronel Venâncio (Herval Rossano), sofrido, às vezes melancólico, luta para manter o ânimo e a alegria diante das dificuldades. Em dado momento dá uma virada e tenta se tornar cínico, cético, realista e ambicioso. Um bom cantor, principalmente de modinhas. Ex-noivo de Mônica (Mayara Magri), envolve-se com Santa (Imara Reis) e, depois, apaixona-se por Salomé (Patrícia Pillar), formando um triângulo amoroso com ela e Carmen (Andréa Veiga) em determinado momento da trama.

SANTA (Imara Reis) — Mãe de Salomé (Patrícia Pillar), mulher de Antunes (Carlos Alberto). Aparentemente conformada com a vida que leva, é uma pessoa orgulhosa, além de capaz de alimentar enorme desejo e um profundo rancor. Vive um romance secreto com Duda (Petrônio Gontijo), a quem passa a odiar quando ele se apaixona por Salomé.

ANTUNES (Carlos Alberto) — Marido de Santa (Imara Reis), padrasto de Salomé (Patrícia Pillar). Homem poderoso, de raízes rurais rústicas e temperamento violento. Tem uma sensualidade contida, até ser tomado por um forte desejo pela enteada.

CAPIVARA (Anselmo Vasconcelos) — Agente da polícia que faz serviços particulares nas horas vagas. Bruto, primitivo, sem nenhum escrúpulo. No final da trama revela a dimensão de sua perturbação moral e mental.

MACGREGOR (Rubens de Falco) — Poderoso banqueiro norte-americano, frio e desonesto. Acostumado a conseguir tudo o que quer, usando dinheiro e esperteza.

MÔNICA (Mayara Magri) — Filha de Graça (Priscila Camargo) e Albino (Abrahão Farc), doce e frágil diante dos pais, principalmente da mãe. É submetida a duras provas ao longo da novela. Noiva de Duda (Petrônio Gontijo) no início da trama.

ROSENDO (Edwin Luisi) — Covarde, ambicioso, carreirista profissional. Tem muita dificuldade para se impor, especialmente diante da mulher, Laura (Tessy Calado). Uma natureza implacável, oculta. Bajulador, vive em torno dos poderosos.

CORONEL VENÂNCIO (Herval Rossano) – Pai de Duda (Petrônio Gontijo), dono da fazenda Pindorama no início da trama. Morre nos primeiros capítulos.

COTTI (André Valli) — Maestro, trabalha em uma emissora de rádio popular para sobreviver. Espécie de velho guru. Professor de música de Duda (Petrônio Gontijo), Mônica (Mayara Magri) e outros jovens ricos. Descobre a vocação de Carmen (Andréa Veiga) e a revela para o sucesso.

TONHO (Ênio Santos) — Administrador da fazenda Pindorama, que pertence à família de Duda (Petrônio Gontijo) no início da novela. Homem do campo, bom e simples, amigo fiel do coronel Venâncio (Herval Rossano) e, depois, de Duda.

LAURA (Tessy Calado) — Mulher de Rosendo (Edwin Luisi), cética e desiludida. Não tem a menor confiança no marido, que desvaloriza sob qualquer pretexto e a quem acha capaz de qualquer baixeza, inclusive com ela.

NAZARENO (Elias Gleizer) — Pároco do bairro, de uma generosidade capaz dos maiores extremos. Inconveniente, destrambelhado, ingênuo, sem nenhuma noção das convenções. Adorado por muitos e considerado chato por outros. NELO (Ricardo Petraglia) — Fundidor e escultor, melhor amigo de Nazareno (Elias Gleizer). Comunista, nunca praticou qualquer ato revolucionário e, no fundo, tem a esperança de um dia se dar bem na vida. Artista que tem de trabalhar como operário para sobreviver.

TEREZA (Claudia Borioni) – Mulher de Nelo (Ricardo Petraglia).

CARMEN (Andréa Veiga) — Filha de Leocádia (Aracy Cardoso), irmã de Guto (Jandir Ferrari). Cantora de música popular, muito talentosa. Um tipo bem brasileiro. Namoradeira, menos “fácil” do que em geral acham. Sentimental e carinhosa, é também superficial, e indiferente ao que pensam dela. Decidida a não sofrer à toa. Forma um triângulo amoroso com Salomé (Patrícia Pillar) e Duda (Petrônio Gontijo).

GUTO (Jandir Ferrari) — Filho de Leocádia (Aracy Cardoso), irmão de Carmen (Andréa Veiga), de temperamento muito parecido com o da irmã. Atlético, cheio de vida, irresponsável. Tem vocação para o futebol, que está virando mania na época. Forma um triângulo amoroso com Berta (Suzy Rêgo) e Ruggero (Matheus Carrieri).

DE PAULA (Fábio Junqueira) — O melhor amigo de Duda (Petrônio Gontijo). Jornalista combativo, faz reportagens de denúncia, que revelam uma preocupação ética e social. Apesar das origens aristocráticas, está ligado ao povo.

BERTA (Suzy Rêgo) — A melhor amiga de Salomé (Patrícia Pillar), companheira de estudos, danças e ousadias no início da trama. Alegre e bom caráter. Forma um triângulo amoroso com Guto (Jandir Ferrari) e Ruggero (Matheus Carrieri).

RUGGERO (Matheus Carrieri) — Italiano que Salomé (Patrícia Pillar) arrasta para o Brasil. Fascista de fachada, desempregado na Itália, tenta a sorte no novo país. Um bom sujeito. Forma um triângulo amoroso com Berta (Suzy Rêgo) e Guto (Jandir Ferrari).

MARIANA (Mirian Pires) — Mulher de Tonho (Ênio Santos), boa e simples como ele. O casal ajudou a criar Duda (Petrônio Gontijo), órfão de mãe desde pequeno. Tonho e Mariana se consideram os segundos pais do rapaz, que também os adora.

RITA (Claudia Vianna) – Neta de Tonho (Ênio Santos) e Mariana (Mirian Pires).

ISOLDA (Dedina Bernardelli) — Grande amiga de Mônica (Mayara Magri), audaciosa, provocadora, sensual. Vive espicaçando a amiga por causa de sua timidez e de seu sentimentalismo.

OLÍMPIO (Guilherme Linhares) – Alma gêmea e par constante de Isolda (Dedina Bernardelli).

GRAÇA (Priscila Camargo) — Mãe de Mônica (Mayara Magri), mulher de Albino (Abrahão Farc). Dominadora e ambiciosa, não mede esforços para que a filha se case com um homem poderoso e bem-sucedido.

ALBINO (Abrahão Farc) — Pai de Mônica, marido de Graça (Priscila Camargo). Bem-sucedido no trabalho, e submisso à mulher. Compreende bem a filha, mas não ousa fazer-se ouvir.

ERNESTINA (Lilia Cabral) — Vive de favor nas terras da fazenda, numa tapera. Tida como louca. Está sempre aguardando a volta do marido, que foi assassinado. É a consciência de Santa (Imara Reis), dizendo tudo o que ela quer ouvir.

LEOCÁDIA (Aracy Cardoso) — Mãe de Carmen (Andréia Veiga) e Guto (Jandir Ferrari), sacrificou-se para criar os dois filhos, na mais absoluta pobreza.

KIKO (Armando Paiva) — Rapazinho recolhido na rua por Nazareno (Elias Gleizer), trabalha na oficina de Nelo (Ricardo Petraglia).

CAROLINA (Flávia Monteiro) — Amiga de Mônica (Mayara Magri), simpática, de ideias conservadoras. Conta com o apoio de Graça (Priscila Camargo), que vê nela uma aliada para conter Mônica.

CHICA (Tânia Loureiro) — Prostituta do bairro, tem um filho no início da história e tenta mudar de vida, mas não a aceitam na sociedade. Tem um enorme coração.

FIRMINA (Suzana Faíni) — A parteira do bairro, fofoqueira. Grande amiga de Leocádia (Aracy Cardoso), que segue muito suas opiniões.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)