SALOMÉ (Patrícia Pillar) — Filha de Santa (Imara Reis), enteada de Antunes (Carlos Alberto). Dançarina jovem, rebelde, ousada, ambiciosa e ardente. Tem medo de amar e perder a própria liberdade, seu principal valor e maior projeto. Apaixona-se por Duda (Petrônio Gontijo).
EDUARDO/DUDA (Petrônio Gontijo) — Filho do coronel Venâncio (Herval Rossano), sofrido, às vezes melancólico, luta para manter o ânimo e a alegria diante das dificuldades. Em dado momento dá uma virada e tenta se tornar cínico, cético, realista e ambicioso. Um bom cantor, principalmente de modinhas. Ex-noivo de Mônica (Mayara Magri), envolve-se com Santa (Imara Reis) e, depois, apaixona-se por Salomé (Patrícia Pillar), formando um triângulo amoroso com ela e Carmen (Andréa Veiga) em determinado momento da trama.
SANTA (Imara Reis) — Mãe de Salomé (Patrícia Pillar), mulher de Antunes (Carlos Alberto). Aparentemente conformada com a vida que leva, é uma pessoa orgulhosa, além de capaz de alimentar enorme desejo e um profundo rancor. Vive um romance secreto com Duda (Petrônio Gontijo), a quem passa a odiar quando ele se apaixona por Salomé.
ANTUNES (Carlos Alberto) — Marido de Santa (Imara Reis), padrasto de Salomé (Patrícia Pillar). Homem poderoso, de raízes rurais rústicas e temperamento violento. Tem uma sensualidade contida, até ser tomado por um forte desejo pela enteada.
CAPIVARA (Anselmo Vasconcelos) — Agente da polícia que faz serviços particulares nas horas vagas. Bruto, primitivo, sem nenhum escrúpulo. No final da trama revela a dimensão de sua perturbação moral e mental.
MACGREGOR (Rubens de Falco) — Poderoso banqueiro norte-americano, frio e desonesto. Acostumado a conseguir tudo o que quer, usando dinheiro e esperteza.
MÔNICA (Mayara Magri) — Filha de Graça (Priscila Camargo) e Albino (Abrahão Farc), doce e frágil diante dos pais, principalmente da mãe. É submetida a duras provas ao longo da novela. Noiva de Duda (Petrônio Gontijo) no início da trama.
ROSENDO (Edwin Luisi) — Covarde, ambicioso, carreirista profissional. Tem muita dificuldade para se impor, especialmente diante da mulher, Laura (Tessy Calado). Uma natureza implacável, oculta. Bajulador, vive em torno dos poderosos.
CORONEL VENÂNCIO (Herval Rossano) – Pai de Duda (Petrônio Gontijo), dono da fazenda Pindorama no início da trama. Morre nos primeiros capítulos.
COTTI (André Valli) — Maestro, trabalha em uma emissora de rádio popular para sobreviver. Espécie de velho guru. Professor de música de Duda (Petrônio Gontijo), Mônica (Mayara Magri) e outros jovens ricos. Descobre a vocação de Carmen (Andréa Veiga) e a revela para o sucesso.
TONHO (Ênio Santos) — Administrador da fazenda Pindorama, que pertence à família de Duda (Petrônio Gontijo) no início da novela. Homem do campo, bom e simples, amigo fiel do coronel Venâncio (Herval Rossano) e, depois, de Duda.
LAURA (Tessy Calado) — Mulher de Rosendo (Edwin Luisi), cética e desiludida. Não tem a menor confiança no marido, que desvaloriza sob qualquer pretexto e a quem acha capaz de qualquer baixeza, inclusive com ela.
NAZARENO (Elias Gleizer) — Pároco do bairro, de uma generosidade capaz dos maiores extremos. Inconveniente, destrambelhado, ingênuo, sem nenhuma noção das convenções. Adorado por muitos e considerado chato por outros. NELO (Ricardo Petraglia) — Fundidor e escultor, melhor amigo de Nazareno (Elias Gleizer). Comunista, nunca praticou qualquer ato revolucionário e, no fundo, tem a esperança de um dia se dar bem na vida. Artista que tem de trabalhar como operário para sobreviver.
TEREZA (Claudia Borioni) – Mulher de Nelo (Ricardo Petraglia).
CARMEN (Andréa Veiga) — Filha de Leocádia (Aracy Cardoso), irmã de Guto (Jandir Ferrari). Cantora de música popular, muito talentosa. Um tipo bem brasileiro. Namoradeira, menos “fácil” do que em geral acham. Sentimental e carinhosa, é também superficial, e indiferente ao que pensam dela. Decidida a não sofrer à toa. Forma um triângulo amoroso com Salomé (Patrícia Pillar) e Duda (Petrônio Gontijo).
GUTO (Jandir Ferrari) — Filho de Leocádia (Aracy Cardoso), irmão de Carmen (Andréa Veiga), de temperamento muito parecido com o da irmã. Atlético, cheio de vida, irresponsável. Tem vocação para o futebol, que está virando mania na época. Forma um triângulo amoroso com Berta (Suzy Rêgo) e Ruggero (Matheus Carrieri).
DE PAULA (Fábio Junqueira) — O melhor amigo de Duda (Petrônio Gontijo). Jornalista combativo, faz reportagens de denúncia, que revelam uma preocupação ética e social. Apesar das origens aristocráticas, está ligado ao povo.
BERTA (Suzy Rêgo) — A melhor amiga de Salomé (Patrícia Pillar), companheira de estudos, danças e ousadias no início da trama. Alegre e bom caráter. Forma um triângulo amoroso com Guto (Jandir Ferrari) e Ruggero (Matheus Carrieri).
RUGGERO (Matheus Carrieri) — Italiano que Salomé (Patrícia Pillar) arrasta para o Brasil. Fascista de fachada, desempregado na Itália, tenta a sorte no novo país. Um bom sujeito. Forma um triângulo amoroso com Berta (Suzy Rêgo) e Guto (Jandir Ferrari).
MARIANA (Mirian Pires) — Mulher de Tonho (Ênio Santos), boa e simples como ele. O casal ajudou a criar Duda (Petrônio Gontijo), órfão de mãe desde pequeno. Tonho e Mariana se consideram os segundos pais do rapaz, que também os adora.
RITA (Claudia Vianna) – Neta de Tonho (Ênio Santos) e Mariana (Mirian Pires).
ISOLDA (Dedina Bernardelli) — Grande amiga de Mônica (Mayara Magri), audaciosa, provocadora, sensual. Vive espicaçando a amiga por causa de sua timidez e de seu sentimentalismo.
OLÍMPIO (Guilherme Linhares) – Alma gêmea e par constante de Isolda (Dedina Bernardelli).
GRAÇA (Priscila Camargo) — Mãe de Mônica (Mayara Magri), mulher de Albino (Abrahão Farc). Dominadora e ambiciosa, não mede esforços para que a filha se case com um homem poderoso e bem-sucedido.
ALBINO (Abrahão Farc) — Pai de Mônica, marido de Graça (Priscila Camargo). Bem-sucedido no trabalho, e submisso à mulher. Compreende bem a filha, mas não ousa fazer-se ouvir.
ERNESTINA (Lilia Cabral) — Vive de favor nas terras da fazenda, numa tapera. Tida como louca. Está sempre aguardando a volta do marido, que foi assassinado. É a consciência de Santa (Imara Reis), dizendo tudo o que ela quer ouvir.
LEOCÁDIA (Aracy Cardoso) — Mãe de Carmen (Andréia Veiga) e Guto (Jandir Ferrari), sacrificou-se para criar os dois filhos, na mais absoluta pobreza.
KIKO (Armando Paiva) — Rapazinho recolhido na rua por Nazareno (Elias Gleizer), trabalha na oficina de Nelo (Ricardo Petraglia).
CAROLINA (Flávia Monteiro) — Amiga de Mônica (Mayara Magri), simpática, de ideias conservadoras. Conta com o apoio de Graça (Priscila Camargo), que vê nela uma aliada para conter Mônica.
CHICA (Tânia Loureiro) — Prostituta do bairro, tem um filho no início da história e tenta mudar de vida, mas não a aceitam na sociedade. Tem um enorme coração.
FIRMINA (Suzana Faíni) — A parteira do bairro, fofoqueira. Grande amiga de Leocádia (Aracy Cardoso), que segue muito suas opiniões.