Empresário bem-sucedido e inescrupuloso, Renato Villar (Tarcísio Meira) mantém um casamento de aparências com Carolina (Renata Sorrah), uma mulher fria e ambiciosa, que sonha ver o marido na Presidência da República. Nos capítulos iniciais, um dossiê com irregularidades em uma das empresas de Renato Villar é revelado, provocando um escândalo no meio empresarial. Lúcia Brandão (Bruna Lombardi), juíza que assume o caso. A novela dá uma reviravolta quando Renato descobre que tem um tumor no cérebro, que lhe causa fortes dores de cabeça. Ao saber que só tem, no máximo, mais seis meses de vida, Renato se transforma. No plano pessoal, termina o casamento com Carolina para viver seu amor por Lúcia. No profissional, decide destinar parte dos lucros de sua empresa a uma fundação, e afasta todos os executivos que o traíam no alto escalão de seu grupo financeiro.
Autoria: Lauro César Muniz | Colaboração: Marcílio Moraes | Direção: Dennis Carvalho e Ricardo Waddington | Direção-geral: Dennis Carvalho | Direção executiva I: Paulo Ubiratan | Supervisão: Daniel Filho | Período de exibição: 25/08/1986 – 21/03/1987 | Horário: 20h30 | Nº de capítulos: 179
EXCLUSIVO MEMÓRIA GLOBO
Webdoc sobre a novela Roda de Fogo com entrevistas exclusivas do Memória Globo.
TRAMA PRINCIPAL
O empresário Renato Villar (Tarcísio Meira) termina seu casamento quando se apaixona pela juíza Lúcia Brandão (Bruna Lombardi). Ele descobre que tem um tumor no cérebro e mais seis meses de vida, e passa a refletir sobre sua vida.
Saiba mais sobre a história de Roda de Fogo: clique aqui
TABACO E SUAS TRÊS MULHERES
Motorista de Renato Villar, Tabaco (Osmar Prado) namora três mulheres ao mesmo tempo: a sensual Patativa (Claudia Alencar), a telefonista Bel (Inês Galvão) e a ingênua Marlene (Carla Daniel). Apaixonado pelas três, o motorista não consegue se decidir por apenas uma.
Conheça as tramas paralelas de Roda de Fogo: clique aqui
PERSONAGENS
Advogado de Renato, Mário Liberato (Cecil Thiré) é um solteirão, que aprecia coisas exóticas: comidas, roupas e objetos. Frio, controlado, profissional extremamente competente, mas reservado. Seu braço direito é o secretário particular Jacinto (Cláudio Curi), que também trabalha como mordomo, copeiro e chofer.
Conheça os personagens de Roda de Fogo: clique aqui
FIGURINO E CARACTERIZAÇÃO
O visual elegante de Carolina (Renata Sorrah) ditou moda na época. A atriz escureceu os cabelos e usou megahair. O penteado predileto da personagem era uma trança longa, que ela prendia com um laço de veludo. As roupas tinham grandes ombreiras.
Tudo sobre os bastidores de Roda de Fogo: clique aqui
CURIOSIDADES
A trama de Roda de Fogo foi desenvolvida a partir de uma sinopse criada por um grupo de autores da Casa de Criação Janete Clair, criada em 1985, por Dias Gomes. O objetivo era selecionar e elaborar roteiros para as produções da emissora.
Veja outras curiosidades de Roda de Fogo: clique aqui
CENAS MARCANTES
Cena em que o juiz Labanca (Paulo Goulart) conversa com Lúcia Brandão (Bruna Lombardi) sobre a prática da magistratura e ela diz que tudo o que aprendeu da profissão foi com ele.
Cena em que Renato Villar (Tarcísio Meira) e Lúcia (Bruna Lombardi) se conhecem numa festa.
Cena em que Renato Villar (Tarcísio Meira) chantageia o juiz Labanca (Paulo Goulart) para conseguir recuperar um dossiê que o incrimina.
Cena em que Renato Villar (Tarcísio Meira) diz a Lúcia (Bruna Lombardi) que está apaixonado por ela.
Cena em que Renato Villar (Tarcísio Meira) recebe do médico o diagnóstico de que terá mais seis meses de vida.
Cena em que um flagra é armado para Tabaco (Osmar Prado), que se vê frente a frente com suas três mulheres: Patativa (Claudia Alencar), Bel (Inês Galvão) e Marlene (Carla Daniel).
Cena em que Tabaco (Osmar Prado) se casa com suas três mulheres: Patativa (Claudia Alencar), Marlene (Carla Daniel) e Bel (Inês Galvão) em Roda de Fogo.
Cena em que Elvira, a quarta esposa de Tabaco (Osmar Prado), aparece na mansão com os três filhos do casal e ainda grávida do quarto.
Cena em que Renato Villar (Tarcísio Meira) e Lúcia (Bruna Lombardi) tomam um vinho na ilha.
Cena em que Renato (Tarcísio Meira) morre nos braços de Lúcia (Bruna Lombardi).
Primeiro bloco do último capítulo da novela.
Segundo bloco do último capítulo da novela.
Terceiro e último bloco do último capítulo da novela.
FONTES
FONTES: Depoimentos concedidos ao Memória Globo por: Hugo Carvana (11/07/2005), Joana Fomm (30/01/2002), Lauro César Muniz (12/11/2001), Osmar Prado (14/06/2002), Paulo Goulart (03/04/2002), Renata Sorrah (20/03/2002), Dennis Carvalho (03/03/2008), Helena Gastal (30/05/2006), Cássio Gabus Mendes (12/08/2008), Eva Wilma (11/05/2001), Hugo Carvana (11/07/2005), Mário Lago (30/06/2000) e Tarcísio Meira (14/03/2005); Boletim de programação da Rede Globo, número: 711; Centro de Documentação da TV Globo (Cedoc); ABRAMCZYK, Julio. “Doença tem índice alto de mortalidade” In: Folha de S. Paulo; “Advogado vai à Justiça contra novela” In:Jornal do Brasil, 15/12/1986; COSTA, Pedro Augusto e SOARES, Ricardo. “O Brasil no banco dos réus” In O Estado de S. Paulo, 15/03/1987; FERNANDES, Ismael. Memória da telenovela brasileira. São Paulo, Brasiliense, 1997, pp. 321-323; GONÇALVES, Olívia. “Vida nova aos 50 anos. E nova novela às 8h” In: O Globo, 24/07/1986; MEMÓRIA GLOBO. Dicionário da TV Globo, v.1: programas de dramaturgia & entretenimento. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2003; MEMÓRIA GLOBO. Entre Tramas, Rendas e Fuxicos – O Figurino na Teledramaturgia da TV Globo, Editora Globo, 2007; MEMÓRIA GLOBO. Guia Ilustrado TV Globo – Novelas e Minisséries. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2010; “Negros acusam racismo em Roda de Fogo” In: Jornal do Brasil, 24/03/1987; PESSOA, Isa. “Más notícias pelo telefone” In: O Globo, 21/03/1987; SCHVARZMAN, Sheila. “Roda de Fogo cria cotidiano novelesco” In: Folha de S. Paulo, 05/02/1987; Relatório de Vendas Internacionais/ Divisão Internacional – Rede Globo; www.dirce.globo.com, acessado em 12/2005; www.teledramaturgia.com.br, acessado em 05/2006. |