Empresário bem-sucedido e inescrupuloso, Renato Villar (Tarcísio Meira) mantém um casamento de aparências com Carolina (Renata Sorrah), uma mulher fria e ambiciosa, que sonha ver o marido na Presidência da República. Um dossiê com irregularidades em uma das empresas de Renato Villar é revelado, provocando um escândalo no meio empresarial.

Roda de Fogo - Foto: (Memória Globo)

A novela dá uma reviravolta quando Renato descobre que tem um tumor no cérebro e mais seis meses de vida. Renato termina o casamento com Carolina para viver seu amor por Lúcia (Bruna Lombardi), decide destinar parte dos lucros de sua empresa a uma fundação, e afasta todos os executivos que o traíam no alto escalão de seu grupo financeiro.

Trama Principal - Foto: (Memoria Globo)

Motorista de Renato Villar, Tabaco (Osmar Prado) namora três mulheres ao mesmo tempo: a sensual Patativa (Claudia Alencar), a telefonista Bel (Inês Galvão) e a ingênua Marlene (Carla Daniel). Apaixonado pelas três, o motorista não consegue se decidir por apenas uma.

Tramas Paralelas - Foto: (Memoria Globo)

Advogado de Renato, Mário Liberato (Cecil Thiré) é um solteirão, que aprecia coisas exóticas: comidas, roupas e objetos. Frio, controlado, profissional extremamente competente, mas reservado. Seu braço direito é o secretário particular Jacinto (Cláudio Curi), que também trabalha como mordomo, copeiro e chofer.

Personagens - Foto: (Memória Globo)

Renata Sorrah mudou o visual para compor a “perua” Carolina. A atriz escureceu os cabelos e, pela primeira vez, usou megahair. O penteado predileto da personagem era uma trança longa, que ela prendia com um laço de veludo. As roupas tinham grandes ombreiras. O visual de Carolina ditou moda na época.

Bastidores - Foto: (Memória Globo)

A trama de Roda de Fogo foi desenvolvida a partir de uma sinopse criada por um grupo de autores da Casa de Criação Janete Clair, criada em 1985, por Dias Gomes. O objetivo era selecionar e elaborar roteiros para as produções da emissora.

Curiosidades - Foto: (Memória Globo)

A música Pra Começar, de Marina Lima e Antônio Cícero, dava o tom da abertura e da novela. A trilha sonora de Roda de Fogo foi marcada ainda por canções de Tim Maia, Djavan, Capital Inicial e Simone.

Trilha Sonora - Foto: (Memória Globo)

Conheça o elenco e a equipe de Roda de Fogo

Ficha Técnica - Foto: (Memória Globo)