Por Memória Globo

Acervo/Globo

O AUTOR

'Renascer' marcou a estreia de Benedito Ruy Barbosa no horário nobre da TV Globo depois do sucesso obtido com a novela 'Pantanal' (TV Manchete, 1990). Benedito Ruy Barbosa começou a trabalhar no projeto de 'Renascer' no início dos anos 1970, após escrever a novela 'Meu Pedacinho de Chão' (1971), exibida pela TV Globo. O autor rodou três mil quilômetros no sertão baiano colhendo informações, impressões e histórias que desenvolveu posteriormente na trama.

Benedito Ruy Barbosa, 2008. — Foto: Cícero Rodrigues/Memória Globo.

“Uma grande parte das histórias você imagina, evidentemente. Mas o fundamental são as experiências de vida. Personagens que você cruza com eles pelos seus caminhos. Eu rodei três mil quilômetros no sertão baiano para escrever 'Renascer' e fiquei mais de dez anos até conseguir trazer à tona e fazer a novela.”
— Benedito Ruy Barbosa, autor

EXCLUSIVO MEMÓRIA GLOBO

Entrevista exclusiva do autor Benedito Ruy Barbosa ao Memória Globo, sobre inspirações para a construção de suas obras.

Entrevista exclusiva do autor Benedito Ruy Barbosa ao Memória Globo, sobre inspirações para a construção de suas obras.

Inicialmente, 'Bumba-Meu-Boi' seria o título da novela, mas após pesquisas de opinião feitas pela TV Globo, a história foi batizada de 'Renascer'.

PAR ROMÂNTICO

A atriz Patrícia França, que vinha do sucesso da minissérie 'Tereza Batista' (1992), estreava em novelas na TV Globo, ao lado do também iniciante Leonardo Vieira. O trabalho dos dois atores na primeira fase de 'Renascer' rendeu-lhes um convite para integrar o elenco da novela seguinte das 18h, 'Sonho Meu' (1993), de autoria de Marcílio Moraes, na qual voltaram a protagonizar um par romântico.

Patrícia França e Leonardo Vieira em 'Renascer', 1993. — Foto: Jorge Baumann/Globo.

'Renascer' foi a primeira novela de Jackson Antunes, Maria Luisa Mendonça, Marco Ricca, Paloma uarte e Isabel Fillardis na TV Globo.

‘É justo, é muito justo, é justíssimo’

O bordão do personagem de José Wilker (Belarmino) – “É justo, é muito justo, é justíssimo” – nasceu de um improviso. O ator esquecera sua fala durante a gravação de uma cena trabalhosa, que envolvia o diretor de fotografia Walter Carvalho, e, para não ficar em silêncio, criou a fala que se tornou marca de seu personagem.

Entrevista exclusiva do ator José Wilker ao Memória Globo, sobre seu bordão na novela 'Renascer', de Benedito Ruy Barbosa.

Entrevista exclusiva do ator José Wilker ao Memória Globo, sobre seu bordão na novela 'Renascer', de Benedito Ruy Barbosa.

“Sempre que eu podia eu falava ‘é justo, é muito justo, é justíssimo’. Isso me deu não só o sotaque da personagem, como um bordão, que até hoje as pessoas falam, e que foi puramente acidental”.
— José Wilker, ator

LENDAS E PERSONAGENS MARCANTES

Benedito Ruy Barbosa explorou na novela lendas e personagens com que se deparou em uma viagem à Bahia – como a história do diabo trancafiado na garrafa. O personagem de Jackson Antunes, Damião, foi inspirado em um ex-matador que o autor conheceu nessa viagem, chamado “Seu Visita”.

A crendice do diabinho dentro da garrafa já havia sido usada por Benedito Ruy Barbosa em outra novela de sua autoria, 'Paraíso' (1982).

Osmar Prado define o simplório Tião Galinha como um representante do povo brasileiro subjugado pelo poder econômico, e atribui a força do personagem à identificação do povo com a dor de alguém tão desprovido de tudo quanto o catador de caranguejos da novela. O ator citou o final do personagem (e suas últimas palavras) como o símbolo de sua condição de explorado. O bilhete deixado por Tião após se enfocar em sua cela dizia o seguinte: “Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém. Quem ganha mais do que come sempre ganha o pão de alguém”.

Osmar Prado em 'Renascer', 1993. — Foto: Acervo/Globo

Além de Osmar Prado, vencedor do prêmio de melhor ator coadjuvante, a Associação Paulista de Críticos de Arte elegeu Antonio Fagundes como melhor ator e Regina Dourado como melhor atriz coadjuvante do ano de 1993. Jackson Antunes, que interpretava Damião, foi premiado como revelação. 'Renascer' foi considerada, ainda, a melhor novela do ano pela APCA.

ÚLTIMO CAPÍTULO

A apresentação do último capítulo de 'Renascer' fugiu ao padrão. Devido à exibição de uma partida de futebol, metade do capítulo foi ao ar na sexta-feira, e a outra metade, no sábado. O último capítulo foi reprisado no domingo, na íntegra, após o 'Fantástico'. A mudança se deu por conta da final do Campeonato Brasileiro daquele ano, que seria disputada na sexta-feira, às 21h30, por Internacional e São Paulo. Como o capítulo final tinha 80 minutos de duração, e não uma hora como os anteriores, não daria tempo de exibi-lo na íntegra. A direção da emissora, avaliando a importância da partida de futebol e da novela, optou por dividir o último capítulo em duas partes.

A novela foi reapresentada entre 14/08/1995 e 01/03/1996, em 'Vale a Pena Ver de Novo' e está disponível no Globoplay desde outubro de 2021.

'Renascer' foi vendida para Bolívia, Chile, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela, entre outros países.

Mais do memoriaglobo
Próxima temporada estreia dia 13/01

Reality show exibido desde 2002, a partir de um formato criado pela produtora holandesa Endemol. Durante três meses, participantes são confinados em uma casa e postos à prova. Cada temporada do programa é exibida diariamente durante cerca de dois meses.

Qual seu preferido? Relembre os 24 vencedores do 'Big Brother Brasil' - Foto: (João Cotta/Globo)
Projeto Resgate

Fernanda Montenegro interpreta a filha de Santos Dumont em trama de Lauro César Muniz

'Zazá' estreia no Globoplay - Foto: (Arley Alves/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

Escrita especialmente para Regina Duarte, a novela se baseava na comédia romântica Sabrina Fair, de Samuel Taylor.

Reveja alguns capítulos de 'Carinhoso', com Regina Duarte e Cláudio Marzo - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Originalidade

Beatriz (Gloria Pires), Inês (Adriana Esteves) e Regina (Camila Pitanga) são mulheres diferentes que têm suas vidas ligadas ao lidarem com a ambição e o poder.

'Babilônia' está na íntegra no Globoplay - Foto: (Memória Globo)
Televisão brasileira de luto

O ator e diretor Ney Latorraca nasceu em Santos, São Paulo, em 25 de julho de 1944. Estreou na Globo em 1975 na novela Escalada. Se destacou em novelas e programas  humorísticos. Morreu em dezembro de 2024, aos 80 anos.

O adeus a Ney Latorraca: ator morre aos 80 anos  - Foto: (Eduardo França/Globo)
Canções que marcaram gerações

Programa especial de fim de ano de Roberto Carlos.

Os 50 anos do Roberto Carlos Especial  - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)