LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA
A primeira fase de 'Renascer' foi uma atração à parte. O diretor Luiz Fernando Carvalho conferiu uma linguagem cinematográfica aos capítulos iniciais, que ganharam direção de fotografia de Walter Carvalho, e a novela recebeu muitos elogios de crítica e público. A empatia dos atores Leonardo Vieira e Patrícia França, ambos estreantes em novela, encantou os telespectadores.
Destaque também para a atriz Fernanda Montenegro, que deu vida à personagem Jacutinga, dona de um bordel na zona cacaueira de Ilhéus. Grande amiga de José Inocêncio (Leonardo Vieira/Antonio Fagundes), ela se torna uma figura importante na vida de Maria Santa (Patrícia França) e dos filhos do casal.
Galeria de fotos Bastidores
CENOGRAFIA E ARTE
Os cenários de 'Renascer', que teve muitas cenas gravadas em Ilhéus, na Bahia, reproduziam o interior de quatro casas de fazendas de cacau. As cenas que mostravam as cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo foram gravadas nos estúdios da TV Globo, no Rio de Janeiro.
Apenas um cenário foi montado na cidade cenográfica montada em Jacarepaguá, na zona oeste do Rio, onde dois anos depois seria inaugurado o Projac, atual Estúdios Globo: a casa de Jacutinga (Fernanda Montenegro), dona do bordel, mais tarde transformada em uma pensão que abrigou diversos personagens da trama.
Galeria de fotos Bastidores
PRODUÇÃO
O norte-americano Bob Clark, que já colaborara na produção dos efeitos especiais da novela Vamp (1991), deu assessoria para a gravação da cena em que o jovem José Inocêncio (Leonardo Vieira) tem a pele arrancada por jagunços ao chegar em Ilhéus.
ABERTURA
A produção da abertura, criada pelo designer Hans Donner, contou com a colaboração do arquiteto Flávio Papi, chamado para desenvolver as maquetes de uma cidade que brotava do chão de terra batida de uma fazenda de cacau. A técnica do chromakey foi utilizada na realização do trabalho.
Abertura da novela 'Renascer' (1993).
AÇÕES SOCIOEDUCATIVAS
Por meio da história da personagem Buba (Maria Luisa Mendonça), a novela abordou o hermafroditismo e o preconceito que o acompanha.
'Renascer' também falou sobre o universo dos meninos de rua. O tema foi sugerido num congresso da Unicef para autores latino-americanos de novelas, do qual participaram Benedito Ruy Barbosa e Gloria Perez. Através dos personagens Teca (Paloma Duarte), Neno (Cassiano Carneiro) e Pitoco (Oberdan Junior), o autor discutiu temas como gravidez precoce, violência e preconceito, além de mostrar o drama e os anseios pessoais de cada jovem.
Teca engravida precocemente, e é acolhida por José Inocêncio (Antonio Fagundes). A chacina da Candelária, no Rio de Janeiro, ocorrida no ano de exibição da novela, fez com que o autor mudasse o destino do pai do filho de Teca, que morre assassinado.