ARMÊNIA (Aracy Balabanian)
Viúva, mãe de Geraldo (Marcello Novaes), Gino (Jandir Ferrari) e Gerson (Gerson Brenner), vizinha da família de Maria do Carmo (Regina Duarte). Administra com mão de ferro a escola de paraquedismo Gaviões do Ar, que tem uma extensão num acampamento ao lado do Campo de Marte, em Santana. Personagem eminentemente popular e cômico. A típica mãe de família, fofoqueira e invejosa de bairro classe média de São Paulo.
MARIA DO CARMO PEREIRA (Regina Duarte)
Filha de Onofre (Lima Duarte) e Neiva (Nicette Bruno). Bonita, meio grossa, de passado pobre, muito inteligente e excelente negociante. Empresária de sucesso, tem vários negócios. Fez fortuna junto com o pai a partir de um ferro-velho, daí o apelido de “Rainha da Sucata”. Quer conquistar os Jardins, e percorre um longo caminho de mudanças e adaptações até que isso aconteça. Às vezes é cômica, outras trágica, mas sempre absolutamente humana.
EDUARDO ALBUQUERQUE FIGUEROA, EDU (Tony Ramos)
Colega de ginásio de Maria do Carmo (Regina Duarte), filho de Betinho (Paulo Gracindo) e enteado de Laurinha (Glória Menezes). Irmão de Rafael (Maurício Mattar) e Adriana (Claudia Raia) por parte de pai. Playboy internacional, fino, elegante, cobiçadíssimo outrora, hoje falido, mas sem perder o velho charme. Como Maria do Carmo, também é cômico ou trágico, dependendo da situação. Às vezes, extremamente romântico e irresistível.
LAURINHA ALBUQUERQUE FIGUEROA (Glória Menezes) - Madrasta de Eduardo (Tony Ramos), mãe de Rafael (Maurício Mattar) e Adriana (Claudia Raia), casada com Betinho (Paulo Gracindo). Socialite, elegantíssima e, como toda a família, falida. Principal membro da família Albuquerque Figueroa, porque é quem dá as cartas. Conhecidíssima e importante na sociedade brasileira, tem o charme de quem foi sempre rica e deslumbrante. Muito mais nova do que o marido, nutre uma paixão recolhida e proibida pelo enteado. Joga com todas as armas para conseguir o que quer. Não tem nenhum escrúpulo, mas tem muita elegância para fazer as suas maldades.
NEIVA PEREIRA (Nicette Bruno)
Mãe de Maria do Carmo (Regina Duarte), mulher de Onofre (Lima Duarte). Portuguesa, como o marido. A princípio, a mãe convencional, dona de casa. Depois da morte do marido, uma senhora de mais de 50 anos em busca da felicidade. Como os outros personagens, tem comédia e drama em suas tramas.
ONOFRE PEREIRA (Lima Duarte) Pai de Maria do Carmo (Regina Duarte), marido de Neiva (Nicette Bruno). Português, mora no Brasil há muitos anos. Esperto, negociante de ferro-velho. Bom, até que se descubram as suas falcatruas. Simpático e humano. Participação especial nos primeiros capítulos.
CAIO SZIMANSKI (Antonio Fagundes) — Filho de Salomé (Fernanda Montenegro), irmão de Mariana (Renata Sorrah). Arqueólogo e professor de origem polonesa, nascido em São Paulo. Tímido, gago e introspectivo. Não consegue fazer duas coisas ao mesmo tempo, sempre se atrapalha. Usa óculos, é bonito e tem sucesso com as mulheres, sem saber como explicar isso. Está sempre muito mais interessado nas suas pesquisas e, sem querer, se mete nas maiores trapalhadas. Noivo de Nicinha (Marisa Orth), envolve-se com Adriana (Claudia Raia).
GUIDA (Mônica Torres) – Secretária de Maria do Carmo (Regina Duarte), amiga de Mariana (Renata Sorrah). Adora uma fofoca, e é capaz de colocar a patroa em grandes confusões.
MARIANA SZIMANSKI (Renata Sorrah) — Filha de Salomé (Fernanda Montenegro) e única irmã de Caio (Antonio Fagundes), introspectiva como ele. É bibliotecária, e se veste sem charme. Sua paixão são os livros, até que começa a ser assediada por Renato (Daniel Filho) e passa a ser outra mulher, bonita e elegante. Apaixona-se por Renato e vive a seu lado uma forte história romântica, mas descobre que tudo não passava de uma trama.
GERALDO GIOVANNI (Marcello Novaes) — Filho de Armênia (Aracy Balabanian), irmão de Gerson (Gerson Brenner) e Gino (Jandir Ferrari). Atleta, bonito e grande como os irmãos. Instrutor de paraquedismo, envolve-se com todas as meninas do curso, do bairro e da periferia, depois apela para a mãe livrá-lo delas. Esperto, gosta de levar vantagem em tudo. Sempre foge das encrencas que arruma, e deixa a bomba e a mãe estourarem em cima dos irmãos.
RENATO MAIA (Daniel Filho) — Administrador das concessionárias de automóveis, gerente e idealizador da casa de shows Sucata. Esperto e absolutamente mau-caráter, sem transparecer. Vive cheio de planos e faz qualquer negócio para conseguir os seus intentos; não existem barreiras para ele. Toca trompete como amador, mas com talento. Principal antagonista masculino da história.
INGRID DE BRESSON (Andréa Beltrão) — Filha de Isabelle (Cleyde Yáconis), em com ela da Europa. Viva, esperta, animada, de ótimo caráter, expõe suas ideias e influencia as pessoas. Tem um interesse enorme em conhecer o Brasil como ele realmente é. Fazia sociologia na Sorbonne, mas teve de interromper os estudos para vir para o Brasil. Quando fala com as pessoas, mostra-se muito curiosa, fazendo perguntas até ingênuas. Tudo para ela é novidade. Só aparece depois do capítulo 30.
SALOMÉ SZIMANSKI (Fernanda Montenegro) — Mãe de Caio (Antonio Fagundes) e Mariana (Renata Sorrah). A princípio, uma boa vizinha de Maria do Carmo (Regina Duarte) e grande amiga de Neiva (Nicette Bruno). Após um terrível escândalo, do qual é protagonista, morre de infarto e deixa uma triste memória. Participação especial na primeira semana da novela.
EUNICE MOREIRAS, NICINHA (Marisa Orth) — Noiva de Caio (Antonio Fagundes), filha de Seu Moreiras (Flávio Migliaccio), dono da maior quitanda do bairro de Santana. Por ser filha única, é caprichosa, pretensiosa e tremendamente exigente com todos, principalmente com o noivo, de quem é namorada desde criança. Tem imensa atração sexual por Caio, mas ele, apesar do noivado, só se interessa por pedras, cascalhos, ossos do seu ofício. Tem pavor de morrer solteira, e adora mandar nos homens.
BETINHO ALBUQUERQUE FIGUEROA (Paulo Gracindo) — Pai de Edu (Tony Ramos), Rafael (Maurício Mattar) e Adriana (Claudia Raia), e marido de Laurinha (Glória Menezes), mais velho do que ela. Figura proeminente na sociedade paulista. Não tem o pé na realidade, mas é dono de um coração boníssimo: trata todo mundo educadamente, e sempre com muito charme. Nunca viu Laurinha como ela realmente é. Elegante, educadíssimo, mas começando a se tornar meio patético na sociedade. Não dá escândalos nem bebe demais, só vive num mundo irreal. Detesta brigas, gritarias e discussões. No início da novela, descobre que está doente e que precisa se cuidar melhor, mas se recusa a aceitar também essa realidade.
RAFAEL ALBUQUERQUE (Maurício Mattar) — Primeiro filho de Laurinha (Glória Menezes) e Betinho (Paulo Gracindo), irmão de Adriana (Claudia Raia), e irmão de Edu (Tony Ramos) por parte de pai. É piloto de avião e instrutor de paraquedismo na escola Gaviões do Ar. Atlético, bonito e cabeça fresca. Envolve-se com muitas mulheres e tem um caso complicado com Vilma (Dill Costa), mulata bonita que trabalha na Sucata, e com quem tem dois filhos: um de 6 anos e outro ainda de colo. É bom caráter, mas irresponsável. Mora no acampamento dos Gaviões do Ar, que fica em Santana, no Campo de Marte. Excelente instrutor, mas está sempre se envolvendo com as alunas, o que cria problemas na escola.
OSWALDO MOREIRAS (Flávio Migliaccio) — Pai de Nicinha (Maria Orth), viúvo. Apaixonado por Salomé (Fernanda Montenegro), até que o escândalo e a morte dela acontecem na primeira semana da novela. Fica com medo de a filha ser mal falada no bairro, e vira um azougue atrás dela. Gostaria de arrumar uma companheira para dividir os trabalhos da quitanda e do lar, mas não tem sorte, apesar de se insinuar para suas freguesas de meia-idade.
PAULA RAMOS (Claudia Ohana) – Jornalista, jovem e agitada. A grande paixão de Edu (Tony Ramos), e quem traz o fato principal para o início da trama. Mora com Adriana (Claudia Raia), de quem, a princípio, é grande amiga; depois, rival. Tem várias tramas profissionais dentro dos jornais nos quais trabalha. Simpática, amiga, dinâmica e apaixonada por tudo o que faz.
ADRIANA ALBUQUERQUE FIGUEROA (Claudia Raia) — Filha temporã de Laurinha (Glória Menezes) e Betinho (Paulo Gracindo), irmã de Rafael (Maurício Mattar), e irmã de Edu (Tony Ramos) por parte de pai. Bailarina na casa de shows Sucata. Alta, morena, bonita e trapalhona. Ansiosa, não consegue acertar na profissão que escolheu, então topa qualquer parada para não ter que voltar para a casa dos pais. Sonha com shows da Broadway e neles se vê como a estrela perfeita. Fala depressa, mudando de assunto no meio das frases e concluindo as coisas antes do tempo.
LENA (Lolita Rodrigues) – Cozinheira de Laurinha (Glória Menezes) há muitos anos. Faz banquetes com a permissão da patroa e, para isso, usa a cozinha dela. Defende Laurinha em qualquer circunstância e está sempre à mão para servir. Adora lembrar os bons tempos, quando a casa ficava cheia de gente importante – a família Figueroa chegava a receber mais de 500 pessoas para um jantar –, e como ela tratava de tudo. Vive em conflito com a filha, Alaíde (Patrícia Pillar), que acha tudo um absurdo e quer trazer a mãe para a realidade.
JONAS (Raul Cortez) — À primeira vista, apenas o copeiro dos Albuquerque Figueroa, mas é um personagem de importância capital dentro da história. Tem muitos segredos e sabe fazer tudo dentro de casa, com uma classe inigualável. Existe um grande mistério à sua volta. Sempre extremamente simpático e gentil, irresistivelmente charmoso. Ninguém sabe por que trabalha como copeiro.
IRINEU SALDANHA (Gianfrancesco Guarnieri) — Senhor simples e romântico, trabalha numa das revendedoras da Do Carmo Veículos. Conhece Neiva (Nicette Bruno) numa excursão e se apaixona de verdade por ela. Vértice de um triângulo amoroso. Entra depois do capítulo 30.
ISABELLE DE BRESSON (Cleyde Yáconis) — Irmã de Betinho (Paulo Gracindo), cunhada de Laurinha (Glória Menezes), com quem se dá magnificamente bem. Como são muito amigas, as duas se unem para descolar um dinheiro fazendo todos os expedientes possíveis. São intermediárias de negócios. Foi muito rica, dessas mulheres finérrimas e deslumbrantes. Divertida, fútil e inconsequente, não tem o lado mau de Laurinha mas, se precisar fazer alguma maldade, também é capaz disso. Entra somente depois do capítulo 30.
ALAÍDE (Patrícia Pillar) — Filha de Lena (Lolita Rodrigues), vive com ela num dos quartos de empregada da casa de Laurinha (Glória Menezes). Estuda à noite e sonha mudar de vida – faz secretariado. Ajuda a mãe na casa, é arrumadeira. Com uma enorme consciência política, busca justiça na vida, e detesta ter que viver de favor e bajular dos poderosos. Radical, mas extremamente bem-intencionada. Adora tudo o que é eminentemente popular, como lambada, feira nordestina, música sertaneja, pinga com sementes ou frutas nortistas curtidas. É alegre, empreendedora, revoltada e justa nos seus julgamentos. Vive um romance sério com Rafael, para desespero de Laurinha.
VILMA (Dill Costa) — Mulata, alta, bonita e de corpo escultural. Corista da cada de shows Sucata junto com Adriana (Claudia Raia), e mulher de Rafael (Maurício Mattar) sem serem casados oficialmente, apesar de já terem dois filhos. Superior e atrevida, dessas que não levam desaforo para casa. Ambiciosa, não se conforma de ficar “marcando passo” na carreira que escolheu. Faz qualquer coisa para melhorar de vida. Seu relacionamento com Rafael é constante, mas estranho. Odeia ter tido dois filhos com ele, principalmente depois que descobriu que a família dele é completamente falida.
GERSON GIOVANNI (Gerson Brenner) — Filho mais velho de Armênia (Aracy Balabanian), irmão de Geraldo (Marcello Novaes) e Gino (Jandir Ferrari). Atleta, bonito, alto, galã, instrutor de paraquedismo. No início da trama, é noivo de Maria do Carmo (Regina Duarte). Depois tem muitos relacionamentos confusos.
GINO GIOVANNI (Jandir Ferrari) — Filho do meio de Armênia (Aracy Balabanian), irmão de Geraldo (Marcello Novaes) e Gerson (Gerson Brenner). Atleta, dobrador de paraquedas. Bonito e grande como os irmãos, com um coração de manteiga. Tem medo de pular de paraquedas, e de altura, algo que tenta dominar com grande dificuldade. Tem um romance misterioso do qual só se veem bilhetes, telefonemas, presentes – nem a mãe nem os irmãos conseguem descobrir nada de concreto sobre essa história que ele guarda a sete chaves.