A história começa em Veneza, na Itália. Maria Eduarda (Gabriela Duarte) e sua mãe, Helena (Regina Duarte), viajam juntas e conhecem o arquiteto brasileiro Atílio (Antonio Fagundes). Charmoso, galanteador, inteligente e romântico, conquista Helena de imediato. Enquanto isso, no Rio de Janeiro, Marcelo (Fábio Assunção), filho predileto do casal Branca (Susana Vieira) e Arnaldo (Carlos Eduardo Dolabella), encanta as funcionárias da empresa onde trabalha e enlouquece a ex-namorada Laura (Vivianne Pasmanter), que o persegue obsessivamente. O rapaz desperta as maiores inseguranças em sua futura esposa, Maria Eduarda, por quem é verdadeiramente apaixonado. Ela é uma jovem ciumenta e rejeita o pai alcoólatra, Orestes (Paulo José). Mãe e filha engravidam na mesma época e vão para a maternidade juntas. Eduarda perde o útero no parto e dá à luz um bebê doente, que morre logo em seguida. Helena, por sua vez, dá à luz uma criança saudável e fica sabendo da desgraça da filha. Em um momento de desespero, diante da fragilidade de Eduarda e penalizada com o fato da filha nunca mais poder engravidar, Helena implora para que César (Marcelo Serrado) troque as crianças. Helena diz a todos, inclusive a Atílio, que seu bebê não resistiu. Eduarda, por sua vez, passa a cuidar do irmão como filho.
Autoria: Manoel Carlos | Colaboração: Maria Carolina, Vinícius Vianna e Letícia Dornelles | Direção: Paulo Ubiratan, Ricardo Waddington, Alexandre Avancini, Ary Coslov e Edson Spinello | Direção-geral: Paulo Ubiratan e Ricardo Waddington | Período de exibição: 13/10/1997 – 23/05/1998 | Horário: 20h30 | Nº de capítulos: 190
EXCLUSIVO MEMÓRIA GLOBO
Webdoc sobre a novela Por Amor, de Manoel Carlos, com entrevistas exclusivas ao Memória Globo.
DEPOIMENTOS EXCLUSIVOS AO MEMÓRIA GLOBO
Depoimento do autor Manoel Carlos sobre a novela “Por Amor”, em entrevista exclusiva ao Memória Globo.
Abertura da novela Por Amor (1997).
Vídeo produzido pelo Memória Globo com tiradas da personagem Branca (Susana Vieira) de “Por Amor”.
Na Itália, Maria Eduarda (Gabriela Duarte) e Helena (Regina Duarte) passeiam e a mãe faz votos pela realização da filha.
Cena em que Branca (Susana Vieira) fala mal dos filhos Milena (Carolina Ferraz) e Leonardo (Murilo Benício), do marido Arnaldo (Carlos Eduardo Dolabella) e da empregada, Zilá (Stella Maria Rodrigues).
Cena em que Helena (Regina Duarte) e Atílio (Antonio Fagundes) passeiam de gôndola por Veneza.
Cena em que Laura (Vivianne Pasmanter) tenta seduzir Marcelo (Fábio Assunção).
Cena em que Maria Eduarda (Gabriela Duarte), tomada de ciúme de Marcelo (Fábio Assunção), joga Laura (Vivianne Pasmanter) na piscina.
Cena em que Nando (Eduardo Moscovis) e Milena (Carolina Ferraz) se conhecem. Com Marcelo (Fábio Assunção) e Laura (Vivianne Pasmanter).
Cena em que Orestes, bêbado, decide fazer um discurso no aniversário de Cecília (Alessandra Aguiar), constrangendo a todos. Com Sandrinha (Cecília Dassi), Lídia (Regina Braga) e Nando (Eduardo Moscovis), entre outros.
Cena em que Nando (Eduardo Moscovis) e Milena (Carolina Ferraz) se beijam pela primeira vez. Com Orestes (Paulo José) e Lídia (Regina Braga).
Cena em que Sirléia (Vera Holtz) põe a família e os vizinhos para assistirem ao vídeo dos seus tempos de candidata à miss. Com Atílio (Antonio Fagundes), Helena (Regina Duarte), Tadinha (Rosane Gofman), Tereza (Ingrid Guimarães), Leonardo (Murilo Benício), Catarina (Carolina Dieckmann), Pedro (Otávio Augusto) e Leonor (Eloísa Mafalda).
Cena da noite de núpcias de Eduarda (Gabriela Duarte) e Marcelo (Fábio Assunção), em que ele pede que a esposa lhe dê um filho homem.
Cena em que Márcia (Maria Ceiça) acusa Wilson (Paulo César Grande) de não querer a gravidez por preconceito e ele a empurra da escada. Com Helena (Regina Duarte) e Flávia (Maria Zilda Bethlem).
Cena em que Meg (Françoise Forton) e Trajano (Ricardo Petráglia) casam sua cachorrinha.
Cena em que César (Marcelo Serrado), atendendo a um pedido de Helena (Regina Duarte), concorda em fazer a troca do bebê dela pelo de Maria Eduarda (Gabriela Duarte), que morre após o parto.
Cena em que Branca (Susana Vieira) ameaça Isabel (Cassia Kis) com uma tesoura.
Cena em que Branca (Susana Vieira), com a ajuda de Rose (Karina Perez) e Fausto (José Carlos Sanches), arma para Nando (Eduardo Moscovis) ser preso por porte de drogas.
Cena em que Nando (Eduardo Moscovis) é preso após por armação de Branca (Susana Vieira), Rose (Karina Perez) e Fausto (José Carlos Sanches).
Cena em que Aninha (Babi Xavier) leva Marcelinho para Atílio (Antonio Fagundes) ver. A novela marca a estreia da atriz em novelas da Globo.
Cena em que Leonor (Eloísa Mafalda) aconselha Sirléia (Vera Holtz).
Cena em que Flávia (Maria Zilda Bethlem) vê Helena (Regina Duarte) e Atílio (Antonio Fagundes) conversando e tem uma crise de ciúmes.
Cena em que Laura (Vivianne Pasmanter) tem gêmeos de Marcelo (Fábio Assunção).
Cena em que Virgínia (Ângela Vieira) confirma que Rafael (Odilon Wagner) tem mesmo um caso com Alex (Beto Nasci). Eles rompem o casamento.
Cena em que Leonardo (Murilo Benício).e Catarina (Carolina Dieckmann), Nando (Eduardo Moscovis) e Milena (Carolina Ferraz) se casam. Léo e Cat têm a sua primeira noite juntos.
Cena em que o teste de paternidade é revelado: Léo (Murilo Benício) é o filho de Atílio (Antonio Fagundes) e Branca (Susana Vieira). Com Milena (Carolina Ferraz) e Marcelo (Fábio Assunção).
Cena em que o helicóptero cai no mar com Laura (Vivianne Pasmanter) e Nando (Eduardo Moscovis).
Cena em que Orestes (Paulo José) é levado ao Alcoólicos Anônimos pela própria filha, Sandrinha (Cecília Dassi).
Cena final de César (marcelo Serrado), ao lado de Anita (Flávia Bonato).
Cena em que Oscar (Tonico Pereira) ganha na loteria, para alegria de Magnólia (Elizangela). Com Genésio (Ricardo Macchi) e Wilson (Paulo César Grande).
Cena em que Wilson (Paulo César Grande) e Márcia (Maria Ceiça) se casam. Com Jorge (Jorge Coutinho) e padre (Norton Nascimento), entre outros.
Cena em que a família – o pai Trajano (Ricardo Petraglia), a mãe Meg (Françoise Forton), a irmã Natália (Júlia Almeida) e os filhos gêmeos – de Laura (Vivianne Pasmanter) se despede dela, jogando flores no mar em que ela desapareceu.
Cena em que Arnaldo (Carlos Eduardo Dolabella) vai tirar satisfações com Isabel (Cássia Kis) por ela ter pegado todo seu dinheiro na Suíça. Com Camila (Cláudia Paiva).
Cena em que Léo (Murilo Benício) conta a Atílio (Antonio Fagundes) que ele será avô.
Cena em que Maria Eduarda (Gabriela Duarte) descobre a verdade sobre a troca dos bebês.
7727819
Branca (Susana Vieira) termina tendo somente Zilá (Stella Maria Rodrigues) como companhia.
Cena em que Atílio (Antonio Fagundes), Helena (Regina Duarte), Marcelo (Fábio Assunção), Maria Eduarda (Gabriela Duarte) e Marcelinho passeiam pelo Jardim Botânico. O menino corre para Atílio e Helena, dando a entender que a criança ficará com eles.
PERFIS
FONTES
Depoimentos concedidos ao Memória Globo por: Antonio Fagundes (06/03/2002), Cassia Kis (11/02/2008), Chaguinha (11/12/2008), Eduardo Moscovis (24/04/2006), Elizangela (24/10/2005), Fábio Assunção (04/04/2006), Manoel Carlos (30/03/2001, 19/12/2005 e 16/06/2008), Milton Gonçalves (31/03/2008), Otávio Augusto (31/08/2009), Paulo José (21/06/2000), Regina Duarte (14/03/2005) e Susana Vieira (30/11/2001); Boletim especial de programação da Rede Globo, 10/1997; AVANCINI, Marta. “Médicos criticam cena de novela sobre doação” In: Folha de S. Paulo, 23/01/1998; BARCELLOS, Luciana. “Garota enjoadinha” In: O Dia, 05/11/1997; MEMÓRIA GLOBO. Guia Ilustrado TV Globo: novelas e minisséries. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2010; MEMÓRIA GLOBO. Dicionário da TV Globo, v.1: programas de dramaturgia & entretenimento. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2003; http://pt.wikipedia.org/wiki/Por_Amor_(telenovela), acessado em: 08/2011. |