Por Memória Globo

Acervo/Globo

Cândido Alegria: o vilão

Um dos personagens de destaque de Pedra Sobre Pedra é o trambiqueiro Cândido Alegria (Armando Bógus). Apaixonado por Pilar Batista, ele também deseja tomar o poder em Resplendor e conta com o apoio da ambiciosa Eliane (Carla Marins) para controlar os passos de Marina (Adriana Esteves) e Leonardo (Maurício Mattar). A jovem, criada pela família Batista, nem desconfia que Cândido Alegria é seu verdadeiro pai. Vilão sorrateiro e dissimulado, no final da história ele vira uma estátua de pedra.

Pedra Sobre Pedra: Cândido Alegria se transforma em uma estátua

Pedra Sobre Pedra: Cândido Alegria se transforma em uma estátua

Adamastor e Carlão

Uma das grandes interpretações da novela foi a de Pedro Paulo Rangel no papel de Adamastor, diretor do Grêmio Recreativo da cidade e confidente de seu chefe, Carlão (Paulo Betti). Homossexual, ele declara seu amor ao patrão, que, para sua tristeza, passa a desprezá-lo.

Pedra Sobre Pedra: Adamastor se declara para Carlão

Pedra Sobre Pedra: Adamastor se declara para Carlão

Grupo de ciganos

Um grupo de ciganos liderado por Yago (Humberto Martins) chega a Resplendor. Vida (Luiza Tomé), irmã de Yago, se apaixona perdidamente por Carlão Batista (Paulo Betti), dono do Grêmio Recreativo de Resplendor, e ele decide abandonar tudo para morar na colônia de ciganos.

Pedra sobre Pedra: Yago se mata

Pedra sobre Pedra: Yago se mata

A chegada de Jorge Tadeu

A chegada do fotógrafo Jorge Tadeu (Fábio Jr.) muda a vida dos moradores de Resplendor, especialmente a de Úrsula (Andréa Beltrão), filha de Gioconda (Eloísa Mafalda), irmã de Murilo Pontes (Lima Duarte). Ela se apaixona perdidamente pelo fotógrafo, que, depois de seduzir várias mulheres da cidade, é assassinado. Após sua morte, Jorge Tadeu aparece para as mulheres que comem a flor que brota de seu túmulo, e que as deixa enlouquecidas de paixão.

Pedra Sobre Pedra: Úrsula e Jorge Tadeu

Pedra Sobre Pedra: Úrsula e Jorge Tadeu

Cabeleira e a lua cheia

O realismo fantástico está presente não só na história de Jorge Tadeu (Fábio Jr.), mas na trama de vários personagens de Pedra Sobre Pedra. Sérgio Cabeleira (Osmar Prado), por exemplo, sente-se fortemente atraído pela lua cheia. Sua irmã, Lola (Tânia Alves), chega a prendê-lo para evitar que ele cometa uma loucura nessa fase do mês. Apesar disso, ele acaba se deixando levar pelo satélite. Dona Quirina (Míriam Pires), por sua vez, apesar dos 120 anos de idade, conserva uma memória prodigiosa e está sempre atenta a todos os acontecimentos de Resplendor.

Pedra sobre Pedra: Sérgio Cabeleira é sugado pela Lua

Pedra sobre Pedra: Sérgio Cabeleira é sugado pela Lua

Dona Francisquinha

A personagem de Arlete Salles também chamou a atenção em Pedra Sobre Pedra: dona Francisquinha, uma déspota casada com o covarde, omisso e infiel Queiroz (Nelson Xavier). Fingindo não saber da infidelidade do marido, ela se vinga dele assumindo seu posto de delegado da cidade. O casal garantiu momentos de humor à história.

Pedra Sobre Pedra: Francisquinha e Queiroz

Pedra Sobre Pedra: Francisquinha e Queiroz

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)