A trama de Pedra sobre Pedra se passa na fictícia cidade de Resplendor, na Chapada Diamantina, sertão da Bahia. Murilo Pontes (Lima Duarte) e Jerônimo Batista (Felipe Camargo, na primeira fase) pertencem a famílias rivais e são apaixonados pela mesma mulher, Pilar (Renata Sorrah).
A personagem de Arlete Salles chamou a atenção em Pedra Sobre Pedra: dona Francisquinha, uma déspota casada com o covarde, omisso e infiel Queiroz (Nelson Xavier). Fingindo não saber da infidelidade do marido, ela se vinga dele assumindo seu posto de delegado da cidade. O casal garantiu momentos de humor à história.
Filha caçula de Gioconda (Eloísa Mafalda), Úrsula Pontes (Andréa Beltrão) tem saúde precária e, por isso, acaba se casando com o farmacêutico Diamantino (Ênio Gonçalves). Mas ele não resolve os problemas da moça e se separa dela. Úrsula desenvolve seu lado místico e se torna uma conhecedora de cristais, uma de suas possibilidades de comunicação com o Além. É ela quem faz o primeiro contato com o espírito do fotógrafo Jorge Tadeu (Fábio Jr.).
A morte do fotógrafo Jorge Tadeu (Fábio Jr.) rendeu uma das cenas mais marcantes da novela. Seu corpo apareceu coberto de borboletas, numa imagem montada com efeitos especiais. A direção contou com a consultoria de biólogos para a realização da cena. Houve todo um mistério sobre o assassino, só revelado nos capítulos finais: Gioconda (Eloísa Mafalda).
Pedra Sobre Pedra marcou a estreia do ator Eduardo Moscovis na TV Globo, no papel do cigano Tíbor. Sobrinho de Vida (Luiza Tomé) e Yago (Humberto Martins), de quem é o sucessor no grupo de ciganos, se apaixona por Daniela (Patrícia Furtado) e entra em conflito por temer abandonar seu povo.
Pergunte pro seu Coração, interpretada por Roberto Carlos, era a música tema de Leonardo Pontes (Maurício Mattar) e Marina Batista (Adriana Esteves). A trilha sonora contava ainda com canções de Zé Ramalho, Fafá de Belém, Fagner e Elba Ramalho, entre outras.
Autoria: Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares | Colaboração: Flávio de Campos e Marcia Prates | Direção: Paulo Ubiratan, Gonzaga Blota, Luís Fernando Carvalho e Carlos Magalhães | Direção-geral: Paulo Ubiratan; saiba mais.