Jorge Baumann/Globo

Eduardo Moscovis em Pecado Capital - 2ª versão, 1998 — Foto: Acervo/Globo

CARLÃO (Eduardo Moscovis) – Filho de Raimundo (Roberto Bomfim), irmão de Elizete (Denise Milfont). Simpático, explosivo, ciumento, arbitrário. Brigão e infantil. Um durão de coração mole. Vive o dilema ético de devolver ou não o dinheiro do assalto que foi deixado por acaso em seu táxi. Como não suporta a ideia de ser chamado de desonesto, passa a novela gastando o dinheiro, mas articulando planos para devolvê-lo. Noivo de Lucinha (Carolina Ferraz), por quem é apaixonado, envolve-se com Eunice (Cassia Kis) ao longo da trama.

Francisco Cuoco Pecado Capital - 2ª versão, 1998 — Foto: Jorge Baumann/Globo

SALVIANO LISBOA (Francisco Cuoco) – Viúvo, pai de Vitória (Thaís de Campos), Vicente (Thiago Lacerda), Vinícius (Marcelo Serrado), Virgílio (Marcos Winter), Valter (Jiddú Pinheiro) e Vilma (Paloma Duarte). Solitário e introvertido, sabe esconder e dominar as emoções. Uma águia para os negócios, com muito trabalho construiu um império, tornando-se dono de uma das maiores cadeias de supermercados do país, a Centauro. Como empresário, é agressivo, impiedoso, duro. Como homem, carente e inseguro, ainda que disfarce bem. Gentil, cavalheiro e com total falta de jeito para lidar com sentimentos. Apaixona-se por Lucinha (Carolina Ferraz), com quem redescobre o amor.

Leandra Leal, Mara Manzan, André Valli e Carolina Ferraz em Pecado Capital - 2ª versão, 1998 — Foto: Jorge Baumann/Globo

LUCINHA (Carolina Ferraz) – Filha de Orestes (André Valli) e Alzira (Mara Manzan), irmã de Clarelis (Leandra Leal). Alegre, extrovertida, explosiva. Ri alto, não leva desaforo para casa, nem foge da briga. Tem dois momentos: no primeiro, sua figura e seu modo de ser estão em perfeita harmonia com o noivo, Carlão (Eduardo Moscovis), e ela contrasta com a educação e as maneiras da família de Salviano (Francisco Cuoco), em cuja fábrica trabalha como operária. Após virar garota-propaganda da empresa, vai se educando e, na segunda metade da novela, é com Carlão que não combina mais.

ORESTES (André Valli) – Pai de Lucinha (Carolina Ferraz) e Clarelis (Leandra Leal), vende empadas no bairro. Vive em brigas domésticas com a mulher, Alzira (Mara Manzan). Não aceita que Lucinha pose para as fotos publicitárias.

ALZIRA (Mara Manzan) – Mulher de Orestes (André Valli), mãe de Lucinha (Carolina Ferraz) e Clarelis (Leandra Leal). Faz doces e salgados em casa para aumentar o orçamento doméstico.

CLARELIS (Leandra Leal) – Filha de Orestes (André Valli) e Alzira (Mara Manzan), irmã de Lucinha (Carolina Ferraz).

Roberto Bomfim em Pecado Capital - 2ª versão, 1998 — Foto: Acervo/Globo

RAIMUNDO (Roberto Bomfim) – Pai de Carlão (Eduardo Moscovis) e Elizete (Denise Milfont), trabalhador da estiva. Precisa ser operado com urgência. É para salvar sua vida que Carlão começa a gastar o dinheiro da maleta.

ELIZETE (Denise Milfont) – Filha de Raimundo (Roberto Bomfim), irmã de Carlão (Eduardo Moscovis), expulsa de casa por ele por ter virado garota de programa. Aluga um quarto na casa de Aurora (Darlene Glória), e sonha tornar-se uma estrela.

DAGMAR (Juliana Silveira) – Companheira de quarto de Elizete (Denise Milfont), faz programas.

AURORA (Darlene Glória) – Ex-vedete que vive das boas lembranças do passado. Aluga quartos para moças em sua casa de Copacabana.

Jackson Antunes em Pecado Capital - 2ª versão, 1998 — Foto: Jorge Baumann/Globo

MARCIANO (Jackson Antunes) – Amigo de Carlão (Eduardo Moscovis), divide o táxi com ele e mora com a tia, Cibele (Aracy Cardoso). Tem uma queda por Ritinha (Camila Pitanga).

CIBELE (Aracy Cardoso) – Tia de Marciano (Jackson Antunes), tem uma casa de macumba no bairro. É a ela que os personagens recorrem quando têm algum problema sentimental.

BOCA (Oswaldo Loureiro) – Bicheiro que tem grande importância na trama de Carlão (Eduardo Moscovis).

Pedro Paulo Rangel e Eri Johnson em Pecado Capital - 2ª versão, 1998 — Foto: Jorge Baumann/Globo

SEU CLÓVIS (Pedro Paulo Rangel) – Dono da birosca frequentada pelos moradores do bairro. Põe a mão no fogo pela mulher, Otília (Íris Bruzzi), e é botafoguense doente. Pai de Tenorinho (Eri Johnson).

CLÓVIS TENÓRIO / TENORINHO (Eri Johnson) – Filho de Clóvis (Pedro Paulo Rangel) e Otília (Íris Bruzzi). Jogador de futevôlei, frequenta a Zona Sul e esconde sua origem, dizendo aos amigos da praia que se chama Marcelo.

Iris Bruzzi em Pecado Capital - 2ª versão, 1998 — Foto: Jorge Baumann/Globo

OTÍLIA (Íris Bruzzi) – Mulher de Clóvis (Pedro Paulo Rangel) e mãe de Tenorinho (Eri Johnson), tem um salão de beleza no bairro.                

PASTEL (Diego Codazzi) – Menino de rua. Faz chantagem com Tenorinho (Eri Johnson) ao descobrir seu segredo.

Zilka Sallaberry em Pecado Capital - 2ª versão, 1998 — Foto: Acervo/Globo

BÁ (Zilka Sallaberry) – Governanta da casa de Salviano (Francisco Cuoco). Maternal, afetuosa, meiga, criou os filhos do empresário quando ele ficou viúvo, e tem grande amor pela família. É uma espécie de confidente do patrão, cujas fraquezas conhece bem.

Suely Franco em Pecado Capital - 2ª versão, 1998 — Foto: Memória Globo

DJANIRA (Suely Franco) – Fiel secretária de Salviano (Francisco Cuoco), uma romântica remanescente dos anos 1950. Apaixonada secretamente pelo patrão, acha que é a solução para sua solidão.

Paloma Duarte em Pecado Capital - 2ª versão, 1998 — Foto: Jorge Baumann/Globo

VILMA (Paloma Duarte) – Filha de Salviano (Francisco Cuoco), irmã de Vitória (Thaís de Campos), Vicente (Thiago Lacerda), Vinícius (Marcelo Serrado), Virgílio (Marcos Winter) e Valter (Jiddú Pinheiro). Frágil, carente, agressiva, temperamental, mimada e caprichosa. Muda de humor de um minuto para o outro. É uma jovem sem rumo e sem perspectivas. No decorrer da trama, começa a se tratar com o Dr. Percival (Antônio Pompeo), e apaixona-se por Nélio (Alexandre Borges).

Thiago Lacerda em Pecado Capital, 1998 — Foto: Acervo/Globo

VICENTE (Thiago Lacerda) – Filho de Salviano (Francisco Cuoco), irmão de Vitória (Thaís de Campos), Vinícius (Marcelo Serrado), Virgílio (Marcos Winter), Valter (Jiddú Pinheiro) e Vilma (Paloma Duarte). Vive em boates e badalações. Tem horror à rotina e ao trabalho. Submete-se à vontade do pai, e ocupa uma sala na empresa, ainda que seu trabalho, na verdade, seja feito por Valdir (Tato Gabus). É brincalhão e bem-humorado.

VINÍCIUS (Marcelo Serrado) – Filho de Salviano (Francisco Cuoco), irmão de Vitória (Thaís de Campos), Vicente (Thiago Lacerda), Virgílio (Marcos Winter), Valter (Jiddú Pinheiro) e Vilma (Paloma Duarte). Quando a novela começa, está estudando em Nova York. Entra depois na trama.

VIRGÍLIO (Marcos Winter) – Filho de Salviano (Francisco Cuoco), irmão de Vitória (Thaís de Campos), Vicente (Thiago Lacerda), Vinícius (Marcelo Serrado), Valter (Jiddú Pinheiro) e Vilma (Paloma Duarte). No início da história, está viajando pelo Oriente e só entra na trama mais adiante. Apoia a união do pai com Lucinha (Carolina Ferraz).

VALTER (Jiddú Pinheiro) – Filho mais novo de Salviano (Francisco Cuoco), irmão de Vitória (Thaís de Campos), Vicente (Thiago Lacerda), Vinícius (Marcelo Serrado), Virgílio (Marcos Winter) e Vilma (Paloma Duarte). Adora computadores. E mulheres mais velhas do que ele.

MILA (Betty Lago) – Moderna, espirituosa, inteligente, forte. Professora universitária de Filosofia, é namorada de Valter (Jiddú Pinheiro), muitos anos mais novo do que ela.

Luís Cláudio Júnior, Thaís de Campos, Luã Ubacker em Pecado Capital - 2ª versão, 1998 — Foto: Jorge Baumann/Globo

VITÓRIA (Thaís de Campos) – Filha mais velha de Salviano (Francisco Cuoco), irmã de Vicente (Thiago Lacerda), Vinícius (Marcelo Serrado), Virgílio (Marcos Winter), Valter (Jiddú Pinheiro) e Vilma (Paloma Duarte). Divide-se entre o pai e o marido, Ernani (Floriano Peixoto), porque este detesta o sogro e faz tudo para afastar a mulher da família. É mãe de Nandinho (Luiz Claudio Jr.) e Rubinho (Luã Ubacker).

ERNANI (Floriano Peixoto) – Marido de Vitória (Thaís de Campos), pai de Nandinho (Luiz Claudio Jr.) e Rubinho (Luã Ubacker). Egocêntrico, orgulhoso, ganancioso e manipulador, domina completamente a mulher, que tem uma personalidade frágil. Gosta dela, mas é um amor ressentido – por ser pobre, Salviano (Francisco Cuoco) não apoiou seu casamento com a filha. Vitória compreenderá isso em conversas com o Dr. Percival (Antônio Pompeo).

RUBINHO (Luã Ubacker) – Filho mais velho de Ernani (Floriano Peixoto) e Vitória (Thaís de Campos), irmão de Nandinho (Luiz Claudio Jr.). Tem alma de comerciante, e adora o bordão “Mandei bala”. É o único da família que puxou o talento de Salviano (Francisco Cuoco) para os negócios. Adora computadores. Para desgosto do avô, Ernani deixa claro que o fará tomar outro rumo.

NANDINHO (Luiz Claudio Jr.) – Filho mais novo de Ernani (Floriano Peixoto) e Vitória (Thaís de Campos), irmão de Rubinho (Luã Ubacker). Tem alma de artista.

Cassia Kiss, Patrick de Oliveira e Luis Mello em Pecado Capital - 2ª versão, 1998 — Foto: Jorge Baumann/Globo

EUNICE (Cassia Kis) – Dona de casa infeliz, casada com Ricardo (Luís Melo) e mãe de Paulo Roberto (Patrick de Oliveira). Carente, envolve-se com Miguel (Marco Ricca), que a põe numa enrascada ao fazê-la cúmplice de um assalto a banco. É perseguida pelo amante, interessado em recuperar a maleta com dinheiro que ela, sem saber, deixou no táxi de Carlão (Eduardo Moscovis). No decorrer da novela, apaixona-se pelo taxista.

RICARDO (Luís Melo) – Marido de Eunice (Cassia Kis) e pai de Paulo Roberto (Patrick de Oliveira). Piloto de avião, viaja muito. Faz o tipo correto, trabalhador e pai de família.

PAULO ROBERTO (Patrick de Oliveira) – Adolescente, filho de Eunice (Cassia Kis) e Ricardo (Luís Melo), sofre com os sinais de desequilíbrio da mãe e a desestruturação da família.

Marco Ricca e Cassia Kis em Pecado Capital - 2ª versão, 1998 — Foto: Jorge Baumann/Globo

MIGUEL (Marco Ricca) – Amante de Eunice (Cassia Kis) e responsável pelo assalto a banco que detona a história. Faz chantagem com ela.

JURANDIR / JURA (Guilherme Karam) – Cúmplice de Miguel (Marco Ricca). A mando deste, roda com Eunice (Cassia Kis) pela cidade à procura do motorista em cujo táxi foi deixada a maleta.

CREUZA (Pia Manfroni) – Empregada de Eunice (Cassia Kis).

Alexandre Borges em Pecado Capital - 2ª versão, 1998 — Foto: Acervo/Globo

NÉLIO PORTO RICO (Alexandre Borges) – Insinuante, sedutor e ambicioso. Dono de uma produtora, é o responsável pelo lançamento profissional de Lucinha (Carolina Ferraz). Desperta o interesse de Vilma (Paloma Duarte), por quem acaba se apaixonando.

GIGI (Claudia Liz) – Bonita, invejosa, capaz de qualquer coisa para garantir seu sucesso como modelo. É rival de Lucinha (Claudia Liz) na profissão.

VERINHA (Malu Valle) – Secretária de Nélio (Alexandre Borges).

LOBATO (Henri Castelli) – Fotógrafo. Interlocutor de Nélio (Alexandre Borges).

Tato Gabus Mendes em Pecado Capital - 2ª versão. 1998 — Foto: Jorge Baumann/Globo

VALDIR (Tato Gabus) – Assessor de Salviano (Francisco Cuoco), tímido, introvertido, boa gente, apaixonado por Vilma (Paloma Duarte) e muito benquisto pelo patrão.

ROGER (Walther Verve) – Executivo, tem horror ao paternalismo com que Salviano (Francisco Cuoco) dirige os negócios, e tenta fazê-lo adotar um outro estilo de administração, entrando em constantes desavenças com Valdir (Tato Gabus) e Djanira (Suely Franco), que estão há anos na empresa. Gosta de futevôlei, e faz apostas na praia.

SCOREL (Renato Rabello) – Cuida do marketing da empresa de Salviano (Francisco Cuoco). É cheio de ideias extraordinárias. Aliado natural de Roger (Walther Verve).

DR. PERCIVAL (Antônio Pompeo) – Médico de Vilma (Paloma Duarte), ajuda a jovem a superar seus problemas.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)