Jorge Baumann/Globo

Remake da novela escrita por Janete Clair em 1975, Pecado Capital traz a história de José Carlos Moreno, o Carlão (Eduardo Moscovis), um taxista honesto e de temperamento esquentado, que descobre em seu carro uma mala com dois milhões de reais, fruto de um assalto a banco. Com o dinheiro, ele começa a elevar seu status social, atraindo Eunice (Cassia Kis), suspeita de envolvimento no roubo. Ela é a única que sabe a origem da repentina riqueza de Carlão e, ao invés de denúnciá-lo, casa com ele. Salviano Lisboa (Francisco Cuoco) é um viúvo milionário que se apaixona por Lucinha (Carolina Ferraz), ex-namorada e verdadeiro amor de Carlão. Os filhos do viúvo não aceitam a união com uma suburbana bem mais jovem.

Autoria / Adaptação: Janete Clair / Gloria Perez | Direção: Wolf Maya, Maurício Farias, Fabrício Mamberti e Vicente Barcellos | Direção Geral: Maurício Farias | Direção de núcleo: Wolf Maya | Período de exibição: 05/10/1998 – 07/05/1999 | Horário: 18h | Nº de capítulos: 185

Abertura da novela Pecado Capital – 2ª versão (1998).

Abertura da novela Pecado Capital – 2ª versão (1998).

TRAMA PRINCIPAL

Carlão fica com medo de ser acusado de cúmplice dos assaltantes e decide devolver a mala em um momento mais oportuno, mesmo sabendo que poderia usar o dinheiro para resolver de vez sua vida e se casar com a noiva Lucinha (Carolina Ferraz), operária de uma indústria têxtil. Lucinha é uma mulher bonita, de personalidade forte e com muita vontade de triunfar na vida. Seus desejos entram em choque com os ciúmes e o machismo de Carlão, que não quer que ela trabalhe. Mesmo sabendo da reprovação do noivo, Lucinha aceita o convite para ser garota-propaganda da nova coleção de moda confeccionada pela indústria têxtil Centauro, onde trabalha. Sua beleza encanta o presidente da empresa, Salviano Lisboa (Francisco Cuoco), um viúvo solitário, temido pelos funcionários, que tem problemas para se relacionar com as mulheres e com os próprios filhos. Lucinha surge em sua vida como uma possibilidade de resgatar o afeto e reaprender a ser feliz.

Francisco Cuoco e Carolina Ferraz em Pecado Capital - 2ª versão, 1998 — Foto: Jorge Baumann/Globo

TRAMAS PARALELAS

No bairro de Copacabana, na zona sul do Rio, transitam alguns personagens divertidos, como o pitoresco Tenorinho (Eri Johnson), suburbano que esconde sua origem dos amigos com quem joga futevôlei na praia, como os jogadores Renato Gaúcho e Romário, que fazem uma participação especial na novela. Tenorinho é filho de Clóvis (Pedro Paulo Rangel), torcedor fanático do Botafogo e dono da birosca frequentada pelos moradores de Marechal Hermes. Clóvis obriga o filho a trabalhar entregando quentinhas na vizinhança, apesar dos seus protestos. Ele é casado com Otília (Íris Bruzzi), uma cabeleireira que o trai todas as tardes, cada vez com um homem diferente.

Pedro Paulo Rangel e Eri Johnson em Pecado Capital - 2ª versão, 1998 — Foto: Jorge Baumann/Globo

PERSONAGENS

Eunice (Cassia Kis) é uma dona de casa infeliz, casada com Ricardo (Luís Melo) e mãe de Paulo Roberto (Patrick de Oliveira). Carente, envolve-se com Miguel (Marco Ricca), que a põe numa enrascada ao fazê-la cúmplice de um assalto a banco. É perseguida pelo amante, interessado em recuperar a maleta com dinheiro que ela, sem saber, deixou no táxi de Carlão (Eduardo Moscovis). No decorrer da novela, apaixona-se pelo taxista.

Cassia Kis em Pecado Capital - 2ª versão, 1998 — Foto: Acervo/Globo

BASTIDORES

Parte das gravações do remake de 'Pecado Capital' foram realizadas no bairro de Marechal Hermes, na zona oeste do Rio de Janeiro. A equipe de cenografia criou ainda outros 16 complexos cenográficos, incluindo um trecho comercial de Marechal Hermes e a mansão de Salviano Lisboa (Francisco Cuoco).

Cidade Cenográfica de Pecado Capital - 2ª versão, 1998 — Foto: Acervo/Globo

CURIOSIDADES

O remake fazia algumas homenagens à trama original de Janete Clair. A mais evidente era a participação de Francisco Cuoco, que havia sido o Carlão original em 1975 e interpretava agora o papel vivido antes por Lima Duarte. O ator emagreceu 18 quilos para viver o empresário Salviano Lisboa. Mário Lago também trabalhou nas duas novelas, mas no mesmo papel: Dr. Amato, o advogado que defendia Eunice (Rosamaria Murtinho no original e Cassia Kis na segunda versão) no inquérito sobre o assalto ao banco. Betty Faria, que vivera a Lucinha na primeira versão, fez uma cena como uma trocadora de ônibus que tem um breve diálogo com a Lucinha de Carolina Ferraz. E Lima Duarte, o Salviano da primeira versão, apareceu no capítulo final como o bandido que mata Carlão (Eduardo Moscovis).

Francisco Cuoco Pecado Capital - 2ª versão, 1998 — Foto: Jorge Baumann/Globo

TRILHA SONORA

Produzida por André Sperling, com direção musical de Mariozinho Rocha, a trilha sonora da novela trazia o mesmo tema de abertura da versão original da trama, o samba 'Pecado Capital'. Composta e gravada por Paulinho da Viola, em 1975, especialmente para a novela, a música ganhou uma releitura no remake, sendo interpretada pelo grupo Só Pra Contrariar.

Pecado Capital - 2ª versão: Trilha sonora

Pecado Capital - 2ª versão: Trilha sonora

CENAS MARCANTES

Cena em que Miguel (Marco Ricca) e Eunice (Cássia Kis), assaltam o banco e são perseguidos pela polícia no táxi de Carlão (Eduardo Moscovis).

Cena em que Miguel (Marco Ricca) e Eunice (Cássia Kis), assaltam o banco e são perseguidos pela polícia no táxi de Carlão (Eduardo Moscovis).

Cena em que Lucinha (Carolina Ferraz) e Clarelis (Leandra Leal) são filmadas na fábrica para um comercial de TV, e Nélio (Alexandre Borges) se encanta com a beleza de Lucinha.

Cena em que Lucinha (Carolina Ferraz) e Clarelis (Leandra Leal) são filmadas na fábrica para um comercial de TV, e Nélio (Alexandre Borges) se encanta com a beleza de Lucinha.

Cena em que Vilma (Paloma Duarte) e o núcleo dos clubbers, fazem uma festa na mansão de Salviano Lisboa (Francisco Cuoco). Com Valdir (Tato Gabus), Djanira (Suely Franco), Percival (Antônio Pompeo) e Vitória (Thaís de Campos), entre outros.

Cena em que Vilma (Paloma Duarte) e o núcleo dos clubbers, fazem uma festa na mansão de Salviano Lisboa (Francisco Cuoco). Com Valdir (Tato Gabus), Djanira (Suely Franco), Percival (Antônio Pompeo) e Vitória (Thaís de Campos), entre outros.

Cena em que o jogador Romário faz uma participação como adversário de Tenorinho (Eri Johnson) no futevôlei.

Cena em que o jogador Romário faz uma participação como adversário de Tenorinho (Eri Johnson) no futevôlei.

Cena em que Carlão (Eduardo Moscovis) tenta devolver o dinheiro fruto do roubo ao banco, e acaba morto na frente de Lucinha (Carolina Ferraz).

Cena em que Carlão (Eduardo Moscovis) tenta devolver o dinheiro fruto do roubo ao banco, e acaba morto na frente de Lucinha (Carolina Ferraz).

Fontes

Depoimentos concedidos ao Memória Globo por: Eduardo Moscovis (24/04/2006), Helena Brício (12/06/2007); Centro de Documentação da TV Globo (Cedoc); CARDEAL, Fátima. “Pecado Capital continua atual após 22 anos” In: O Estado de S. Paulo, 07/10/1998; CORREA, Elena. “A força do ‘pecado’” In: O Globo, 07/10/1998; LEE, Anna, “‘Pecado Capital’ quer fugir da obrigação de seguir o original” In: Folha de S. Paulo, 04/10/1998; MARCOLINO, Karla, “Francisco Cuoco de volta ao Pecado”, O Dia, 01/10/1998. MEMÓRIA GLOBO. Dicionário da TV Globo, v. 1: programas de dramaturgia e entretenimento, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2003; MEMÓRIA GLOBO. Entre Tramas, Rendas e Fuxicos – O Figurino na Teledramaturgia da TV Globo, Editora Globo, 2007; MEMÓRIA GLOBO. Autores – Histórias da Teledramaturgia. São Paulo, Editora Globo, 2008; MEMÓRIA GLOBO. Guia Ilustrado TV Globo – Novelas e Minisséries. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2010; NEPOMUCENO, Bebel, “O bairro do pecado”, Jornal do Brasil, 04/10/1998; “Prontos para pecar”, In: O Globo, 04/10/1998; SILVA, Beatriz Coelho. “Testemunhas entram na novela das 6/Pecado Capital” In: O Estado de S. Paulo, 07/10/1998; “Vera Fisher estréia nas gravações de ‘Pecado’” In: O Globo, 13/02/1999; www.teledramatugia.com.br, acessado em 07/2006; www.us.imdb.com, acessado em 07/2006.
Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)