Remake da novela escrita por Janete Clair em 1975, Pecado Capital traz a história de José Carlos Moreno, o Carlão (Eduardo Moscovis), um taxista honesto e de temperamento esquentado, que descobre em seu carro uma mala com dois milhões de reais, fruto de um assalto a banco. Com o dinheiro, ele começa a elevar seu status social, atraindo Eunice (Cassia Kis), suspeita de envolvimento no roubo. Ela é a única que sabe a origem da repentina riqueza de Carlão e, ao invés de denúnciá-lo, casa com ele. Salviano Lisboa (Francisco Cuoco) é um viúvo milionário que se apaixona por Lucinha (Carolina Ferraz), ex-namorada e verdadeiro amor de Carlão. Os filhos do viúvo não aceitam a união com uma suburbana bem mais jovem.
Autoria / Adaptação: Janete Clair / Gloria Perez | Direção: Wolf Maya, Maurício Farias, Fabrício Mamberti e Vicente Barcellos | Direção Geral: Maurício Farias | Direção de núcleo: Wolf Maya | Período de exibição: 05/10/1998 – 07/05/1999 | Horário: 18h | Nº de capítulos: 185
Abertura da novela Pecado Capital – 2ª versão (1998).
TRAMA PRINCIPAL
Carlão fica com medo de ser acusado de cúmplice dos assaltantes e decide devolver a mala em um momento mais oportuno, mesmo sabendo que poderia usar o dinheiro para resolver de vez sua vida e se casar com a noiva Lucinha (Carolina Ferraz), operária de uma indústria têxtil. Lucinha é uma mulher bonita, de personalidade forte e com muita vontade de triunfar na vida. Seus desejos entram em choque com os ciúmes e o machismo de Carlão, que não quer que ela trabalhe. Mesmo sabendo da reprovação do noivo, Lucinha aceita o convite para ser garota-propaganda da nova coleção de moda confeccionada pela indústria têxtil Centauro, onde trabalha. Sua beleza encanta o presidente da empresa, Salviano Lisboa (Francisco Cuoco), um viúvo solitário, temido pelos funcionários, que tem problemas para se relacionar com as mulheres e com os próprios filhos. Lucinha surge em sua vida como uma possibilidade de resgatar o afeto e reaprender a ser feliz.
TRAMAS PARALELAS
No bairro de Copacabana, na zona sul do Rio, transitam alguns personagens divertidos, como o pitoresco Tenorinho (Eri Johnson), suburbano que esconde sua origem dos amigos com quem joga futevôlei na praia, como os jogadores Renato Gaúcho e Romário, que fazem uma participação especial na novela. Tenorinho é filho de Clóvis (Pedro Paulo Rangel), torcedor fanático do Botafogo e dono da birosca frequentada pelos moradores de Marechal Hermes. Clóvis obriga o filho a trabalhar entregando quentinhas na vizinhança, apesar dos seus protestos. Ele é casado com Otília (Íris Bruzzi), uma cabeleireira que o trai todas as tardes, cada vez com um homem diferente.
PERSONAGENS
Eunice (Cassia Kis) é uma dona de casa infeliz, casada com Ricardo (Luís Melo) e mãe de Paulo Roberto (Patrick de Oliveira). Carente, envolve-se com Miguel (Marco Ricca), que a põe numa enrascada ao fazê-la cúmplice de um assalto a banco. É perseguida pelo amante, interessado em recuperar a maleta com dinheiro que ela, sem saber, deixou no táxi de Carlão (Eduardo Moscovis). No decorrer da novela, apaixona-se pelo taxista.
BASTIDORES
Parte das gravações do remake de 'Pecado Capital' foram realizadas no bairro de Marechal Hermes, na zona oeste do Rio de Janeiro. A equipe de cenografia criou ainda outros 16 complexos cenográficos, incluindo um trecho comercial de Marechal Hermes e a mansão de Salviano Lisboa (Francisco Cuoco).
CURIOSIDADES
O remake fazia algumas homenagens à trama original de Janete Clair. A mais evidente era a participação de Francisco Cuoco, que havia sido o Carlão original em 1975 e interpretava agora o papel vivido antes por Lima Duarte. O ator emagreceu 18 quilos para viver o empresário Salviano Lisboa. Mário Lago também trabalhou nas duas novelas, mas no mesmo papel: Dr. Amato, o advogado que defendia Eunice (Rosamaria Murtinho no original e Cassia Kis na segunda versão) no inquérito sobre o assalto ao banco. Betty Faria, que vivera a Lucinha na primeira versão, fez uma cena como uma trocadora de ônibus que tem um breve diálogo com a Lucinha de Carolina Ferraz. E Lima Duarte, o Salviano da primeira versão, apareceu no capítulo final como o bandido que mata Carlão (Eduardo Moscovis).
TRILHA SONORA
Produzida por André Sperling, com direção musical de Mariozinho Rocha, a trilha sonora da novela trazia o mesmo tema de abertura da versão original da trama, o samba 'Pecado Capital'. Composta e gravada por Paulinho da Viola, em 1975, especialmente para a novela, a música ganhou uma releitura no remake, sendo interpretada pelo grupo Só Pra Contrariar.
Pecado Capital - 2ª versão: Trilha sonora
CENAS MARCANTES
Cena em que Miguel (Marco Ricca) e Eunice (Cássia Kis), assaltam o banco e são perseguidos pela polícia no táxi de Carlão (Eduardo Moscovis).
Cena em que Lucinha (Carolina Ferraz) e Clarelis (Leandra Leal) são filmadas na fábrica para um comercial de TV, e Nélio (Alexandre Borges) se encanta com a beleza de Lucinha.
Cena em que Vilma (Paloma Duarte) e o núcleo dos clubbers, fazem uma festa na mansão de Salviano Lisboa (Francisco Cuoco). Com Valdir (Tato Gabus), Djanira (Suely Franco), Percival (Antônio Pompeo) e Vitória (Thaís de Campos), entre outros.
Cena em que o jogador Romário faz uma participação como adversário de Tenorinho (Eri Johnson) no futevôlei.
Cena em que Carlão (Eduardo Moscovis) tenta devolver o dinheiro fruto do roubo ao banco, e acaba morto na frente de Lucinha (Carolina Ferraz).
Fontes
Depoimentos concedidos ao Memória Globo por: Eduardo Moscovis (24/04/2006), Helena Brício (12/06/2007); Centro de Documentação da TV Globo (Cedoc); CARDEAL, Fátima. “Pecado Capital continua atual após 22 anos” In: O Estado de S. Paulo, 07/10/1998; CORREA, Elena. “A força do ‘pecado’” In: O Globo, 07/10/1998; LEE, Anna, “‘Pecado Capital’ quer fugir da obrigação de seguir o original” In: Folha de S. Paulo, 04/10/1998; MARCOLINO, Karla, “Francisco Cuoco de volta ao Pecado”, O Dia, 01/10/1998. MEMÓRIA GLOBO. Dicionário da TV Globo, v. 1: programas de dramaturgia e entretenimento, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2003; MEMÓRIA GLOBO. Entre Tramas, Rendas e Fuxicos – O Figurino na Teledramaturgia da TV Globo, Editora Globo, 2007; MEMÓRIA GLOBO. Autores – Histórias da Teledramaturgia. São Paulo, Editora Globo, 2008; MEMÓRIA GLOBO. Guia Ilustrado TV Globo – Novelas e Minisséries. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2010; NEPOMUCENO, Bebel, “O bairro do pecado”, Jornal do Brasil, 04/10/1998; “Prontos para pecar”, In: O Globo, 04/10/1998; SILVA, Beatriz Coelho. “Testemunhas entram na novela das 6/Pecado Capital” In: O Estado de S. Paulo, 07/10/1998; “Vera Fisher estréia nas gravações de ‘Pecado’” In: O Globo, 13/02/1999; www.teledramatugia.com.br, acessado em 07/2006; www.us.imdb.com, acessado em 07/2006. |