Primeira novela em cores transmitida às 20h, Pecado Capital tratou com realismo o universo suburbano carioca a partir de um triângulo amoroso formado por um taxista, um viúvo rico e uma jovem operária que sonha melhorar de vida.
Carlão (Francisco Cuco) é um motorista de táxi que encontra em seu carro uma mala de dinheiro deixada por assaltantes de banco. Com drama de consciência, ele fica em dúvida se entrega à polícia ou usa o dinheiro para resolver seus problemas.
Entre as histórias paralelas está o drama de Eunice (Rosamaria Murtinho), envolvida involuntariamente no assalto ao banco e pressionada pelo marido a sair do país e abandonar o filho.
Salviano Lisboa (Lima Duarte) é um rico proprietário de uma cadeia de lojas e uma indústria de confecções que formam o império da Centauro.
Pecado Capital estreou com enorme audiência nas maiores cidades do Brasil, e é considerada uma das melhores novelas de Janete Clair. A produção foi vendida para vários países, como Bolívia, Peru, Guatemala e Espanha.
Foram aproveitados na novela alguns cenários que seriam usados na versão censurada de Roque Santeiro, como o pátio interno da casa da Viúva Porcina. Pintado novamente com outras cores, tornou-se o pátio da casa de Salviano Lisboa.
Pecado Capital fez tanto sucesso que se transformou em um dos assuntos do álbum de figurinhas Brasil Capital, que trazia cromos autocolantes com os personagens da novela.
A escolha de um samba para a abertura da novela foi a grande novidade da trilha sonora. A escolhida foi Pecado Capital, composta e gravada por Paulinho da Viola em cerca de 24 horas.
Um dos grandes sucessos de Janete Clair, a novela trazia um herói pouco convencional que morre no fim da história.