Por Memória Globo

Acervo/Globo

Elizabeth Savala em Partido Alto, 1984 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

ISADORA (Elizabeth Savala) – Mulher inteligente, sensível e bonita, que se casou com quem considerava ser seu príncipe encantado, Sérgio (Herson Capri), e teve um filho, André (Marcelo Peniche), tornando-se dona de casa. No começo, foi feliz. Depois, fingiu que era. Um dia, decidiu parar de fugir das evidências: não tinha nada em comum com seu marido. Após romper o casamento, parte para a difícil tarefa de recomeçar, sofrendo muito. Isadora foi criada pelo pai, Amoedo (Rubens Corrêa), e pela tia Cecília (Eva Todor) e acredita-se rejeitada pela mãe, Nanci (Lilian Lemmertz), a quem não conhece. Isadora é irmã de Fernando (Roberto Bataglin).

Gloria Pires em Partido Alto, 1984. — Foto: Acervo/Globo

CELINA (Glória Pires) – Filha predileta de Célio Cruz (Raul Cortez) com Izildinha (Célia Helena) e irmã de Felipe (Luiz Felipe de Lima). A jovem é excelente aluna, tem personalidade forte e é independente, sempre entrando em conflito com o pai por não aceitar seu envolvimento com a contravenção. Na verdade, vive um drama: sente-se na obrigação de ser fiel ao pai e às suas origens, mas identifica nele tudo o que reprova e combate. É aluna do professor Maurício (Cláudio Marzo), com quem tem uma estreita relação, e namorada de Fernando (Roberto Bataglin).

Susana Vieira em Partido Alto, 1984 — Foto: Acervo/Globo

GILDA (Susana Vieira) – Nova mulher de Zé Luiz (Jonas Mello). Seu verdadeiro nome é Gildete, segredo irrevelável. Gasta o dinheiro do marido compulsivamente e inferniza a vida de Irene (Norma Bengell), ex-mulher de Zé Luiz, por culpá-la de muitos dos problemas que enfrenta.

Armando Bógus, Betty Faria, Cláudio Marzo e Yoná Magalhães em Partido Alto, 1984. — Foto: Acervo/Globo

Betty Faria em Partido Alto, 1984 — Foto: Acervo/Globo

JUSSARA (Betty Faria) – Sobrevivente da barra pesada da Zona Norte do Rio de Janeiro. Manicure de profissão e louca pelo samba, enturmou-se na Acadêmicos do Encantado e se tornou a protegida de Célio Cruz (Raul Cortez), que a transformou em destaque da agremiação carnavalesca.

Herson Capri em Partido Alto, 1984 — Foto: Acervo/Globo

SÉRGIO (Herson Capri) – Marido de Isadora (Elizabeth Savala) e pai de André (Marcelo Peniche). Homem bonito, encantador, empresário surgido na fase do “milagre econômico”, esportista e apaixonado por voos de ultraleve. É o protótipo do homem bem-sucedido, para quem o dinheiro é o que mais importa.

Marcelo Peniche em Partido Alto, 1984 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

ANDRÉ (Marcelo Peniche) – Filho de Isadora (Elizabeth Savala) e Sérgio (Herson Capri). O menino de 10 anos já se preocupa com a relação tumultuada dos pais e se torna objeto de disputa entre os dois após a separação do casal.  

Rubens Corrêa em Partido Alto, 1984 — Foto: Acervo/Globo

AMOEDO (Rubens Corrêa) – Pai deIsadora (Elizabeth Savala) e de Fernando (Roberto Bataglin) e dono da fábrica de bombons Vida Minha. É um velho capitão de indústria, democrata, cristão, conservador e que se casou com a telefonista da empresa, Nanci (Lilian Lemmertz). O casamento, no entanto, não deu certo.

Eva Todor em Partido Alto, 1984 — Foto: Acervo/Globo

CECÍLIA (Eva Todor) – Irmã de Amoedo (Rubens Corrêa)e mãe de criação de Isadora (Elizabeth Savala). É uma mulher alegre, extrovertida e cheia de amor pela família. Aparenta ser “louquinha”, mas se comporta dessa maneira apenas para se defender das maldades do mundo e da passagem do tempo.

Guilherme Karan em Partido Alto, 1984 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

POLÍBIO (Guilherme Karan) – Guru de Gilda (Susana Vieira). É uma verdadeira salada das mais variadas correntes místicas. Tem forte influência sobre Gilda, acompanhado-a e determinando grande parte do seu comportamento.

Luís Felipe de Lima em Partido Alto, 1984 — Foto: Acervo/Globo

FELIPE (Luiz Felipe de Lima) – Educado para ser o substituto do pai, Célio Cruz (Raul Cortez), descobre que a sua verdadeira vocação é o bandolim, o que decepciona o contraventor. Tem o temperamento mais doce que o da irmã, Celina (Glória Pires), e é carinhoso e frágil diante das agressões paternas. É filho de Izildinha (Célia Helena) e namorado de Zezinha (Neusa Caribé).

Ney Latorraca e Betty Faria em Partido Alto, 1984 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

ESCADINHA (Ney Latorraca) – É ex-marido de Jussara (Betty Faria) e irmão de Piscina (José Mayer). Morre logo nos primeiros capítulos da novela.

José Mayer em Partido Alto, 1984 — Foto: Acervo/Globo

PISCINA (José Mayer) – Irmão de Escadinha (Ney Latorraca), nutre paixão antiga por Jussara (Betty Faria), ex-mulher de seu irmão. Esse sentimento incomoda sua namorada, Creuza (Eliana Maia). Piscina é um compositor frustrado, que concorre ano após ano ao concurso para samba-enredo da Acadêmicos do Encantado, sem conseguir vencer por conta da gagueira que o ataca sempre que tenta cantar.

JORGINHO (Rafael Alvarez) – Filho de Jussara (Betty Faria) e Escadinha (Ney Latorraca).

Elizangela em Partido Alto, 1984 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

CIDINHA (Elizangela) – Filha de Jesus (Germano Filho) e Iara (Ilva Niño) e irmã de Salete (Cininha de Paula). É a beldade do subúrbio, para quem a mãe tem planos de um grande casamento.

Cininha de Paula em Partido Alto, 1984 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

SALETE (Cininha de Paula) – Patinho feio da família de Seu Jesus (Germano Filho) e de Iara (Ilva Niño). Desde os 16 anos, incorpora espíritos e, quando isso acontece, pratica todas as maldades possíveis, especialmente contra a irmã Cidinha (Elizangela).

Arnaud Rodrigues em Partido Alto, 1984 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

MR. SOUL (Arnaud Rodrigues) – Dono de uma equipe de som, a Funk Discoteque. Munido de uma parafernália sonora, organiza bailes animadíssimos, com um jeito louco e exótico.

Nélia Paula em Partido Alto, 1984 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

DONA MANUELA (Nélia Paula) – Faz-tudo do Encantado, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro. Trabalha como bombeira, eletricista e encanadora. É viúva de Amaral, morto logo no início da novela.

Roberto Bomfim em Partido Alto, 1984 — Foto: Acervo/Globo

GENILSON (Roberto Bonfim) – Personagem misterioso, que se liga ao núcleo do Encantado, através de Jussara (Betty Faria). No início da narrativa, é empregado do museu, onde acontece um roubo.

Percy Aires em Partido Alto, 1984 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

AGOSTINHO (Percy Aires)– Maior amigo de Amoedo (Rubens Corrêa) e seu braço-direito nas empresas, mantendo boa relação com a família do empresário. 

Paulo César Pereio em Partido Alto, 1984 — Foto: Acervo/Globo

DA MATTA (Paulo César Pereio) – Marido de Laura (Débora Duarte). É um grande mulherenego, aquele que tem sempre atrás de si uma legião de mulheres de todas as idades, dispostas a tudo para conquistá-lo. É um escritor famoso, que retira do amor emoções puramente literárias. Cada mulher funciona em sua vida como matéria-prima para a elaboração de mais uma heroína. Isadora (Elizabeth Savala) é uma delas.

Débora Duarte em Partido Alto, 1984 — Foto: Acervo/Globo

LAURA (Débora Duarte) – Mulher de Da Matta (Paulo César Pereio). Bonita, elegante e refinada, é capaz, no entanto, de perder completamente a classe quando se sente ameaçada por alguma das novas conquistas do marido. Para ele, Laura é uma mistura de mãe, mulher e empresária. É absolutamente indispensável.

Cláudio Marzo em Partido Alto, 1984 — Foto: Acervo/Globo

MAURÍCIO VILLELA (Cláudio Marzo) – Professor de História, um tipo apaixonante e corajoso. Extremamente preocupado com os problemas de sua época e sempre dividido entre sua vida pessoal e o mundo que o cerca. É o grande elo de ligação entre as Zonas Norte e Sul na novela.

Christiane Torloni em Partido Alto, 1984 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

SELMA (Christiane Torloni) – Amiga de Isadora (Elizabeth Savala) e Gilda (Susana Vieira). Uma jovem da classe média, mas que sempre gastou além do que suas posses lhe permitiam. Tem uma ambição enorme e luta pelo poder com as armas que possui: beleza e charme. É namorada de Werner (Kadu Moliterno), mas ele começa a se afastar quando descobre que ela deseja se casar com ele.

Kadu Moliterno em Partido Alto, 1984 — Foto: Acervo/Globo

WERNER (Kadu Moliterno) – Rapaz rico, simpático e de bom caráter. É namorado de Selma (Christiane Torloni), mas começa a se esquivar quando descobre as intenções matrimoniais da namorada. Pratica windsurfe.

Edney Giovenazzi em Partido Alto, 1984 — Foto: Acervo/Globo

ALCEU (Edney Giovenazzi) – Alegre e refinado, dono de um bar na Zona Sul, bem no estilo nova-iorquino. Grande amigo de Irene (Norma Bengell), com quem se envolve e a quem tenta ajudar na busca de um emprego.

Milton Gonçalves em Partido Alto, 1984 — Foto: Acervo/Globo

REGINALDO (Milton Gonçalves) – Homem de confiança de Célio Cruz (Raul Cortez). É extremamente fiel ao patrão e faz qualquer coisa para corresponder às expectativas dele.  

Fabio Sabag em Partido Alto, 1984 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

TURQUINHO (Fabio Sabag) – Bicheiro rival de Célio Cruz (Raul Cortez).

Lilian Lemmertz em Partido Alto, 1984 — Foto: Acervo/Globo

NANCI (Lilian Lemmertz) – Mulher simples, que viveu uma história de cinderela sem final feliz. Casou-se jovem com Amoedo (Rubens Corrêa), seu patrão na fábrica de bombons Vida Minha, mas acabou sendo afastada da filha Isadora (Elizabeth Savala). Quando deixou a casa do marido, estava grávida de Fernando (Roberto Bataglin). Depois da separação, volta a morar no Encantado, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro, onde vive como costureira. É uma mulher sofrida, resignada.

Marilu Bueno em Partido Alto, 1984 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

SULAMITA (Marilu Bueno) – Irmã de Nanci (Lilian Lemmertz). Viúva, costureira e mulher de curvas que atiçam os homens. Responde desaforadamente aos elogios das esquinas, mas gaba-se deles dentro de casa. Não se conforma com a situação da irmã e a incentiva a mudar de vida.

Roberto Bataglin em Partido Alto, 1984 — Foto: Acervo/Globo

FERNANDO (Roberto Bataglin) – Filho que Nanci (Lilian Lemmertz) esperava quando saiu da casa de Amoedo (Rubens Corrêa), mas o rapaz nada sabe do passado da mãe. É atleta e se prepara para competir na Olimpíada, embora precise de um patrocinador. É namorado de Celina (Glória Pires) e irmão de Isadora (Elizabeth Savala).

CREUZA (Eliana Maia) – Empregada de Maurício (Cláudio Marzo). Namora Piscina (José Mayer), mas não aguenta a paixão platônica que ele tem por Jussara (Betty Faria).

JACARÉ (Antônio Pitanga) – Capanga de Célio Cruz (Raul Cortez).

ZÉ PRETINHO (Cosme dos Santos) – Capanga de Célio Cruz (Raul Cortez), tendo importante função na segurança da organização.

Jonas Mello em Partido Alto, 1984 — Foto: Acervo/Globo

ZÉ LUIZ (Jonas Mello) – Sócio de Sérgio (Herson Capri). Como o amigo, subiu na vida, ganhou dinheiro e construiu sólido patrimônio, agora ameaçado pela crise. No entanto, ainda está muito inseguro por conta da instabilidade econômica, o que repercute em sua vida particular.  É ex-marido de Irene (Norma Bengell) e pai de Malu(Carla Daniel) e Marcos (André de Biase). Após a separação, casou-se com Gilda (Susana Vieira).

Norma Bengell em Partido Alto, 1984 — Foto: Acervo/Globo

IRENE (Norma Bengell) – Ex-mulher de Zé Luiz (Jonas Mello) e mãe de Malu(Carla Daniel) e Marcos (André de Biase). Foi ela que, com sua força e disposição, ajudou-o no começo difícil de sua vida profissional. Nunca pôde trabalhar como arquiteta por pressão contrária de Zé Luiz, mas, após a separação, começou a batalhar por um espaço no mercado de trabalho. 

Carla Daniel em Partido Alto, 1984 — Foto: Acervo/Globo

MALU (Carla Daniel) – Filha de Zé Luiz (Jonas Mello) e Irene (Norma Bengell) e irmã de Marcos (André de Biase). Menina bonita, mas pouco confiante em si mesma.

André de Biase em Partido Alto, 1984 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

MARCOS (André de Biase) – Filho de Zé Luiz (Jonas Mello) e Irene (Norma Bengell) e irmão de Malu(Carla Daniel). É alegre, esportivo e está sempre rodeado de amigos. Dá grandes despesas à Irene por ser aficionado por motos e jogos eletrônicos.

SU (Bia Sion) – Frequentadora do bar do Alceu.

Raul Cortez em Partido Alto, 1984 — Foto: Acervo/Globo

CÉLIO CRUZ (Raul Cortez) – Banqueiro do jogo do bicho, marido de Izildinha (Célia Helena) e pai de Celina (Glória Pires) e Felipe (Luiz Felipe de Lima). Escolheu a violência como arma de trabalho e ascendeu financeiramente, saindo do nada. É obcecado por ouro, pela solidez e segurança que o metal oferece, e vive ostentando suas joias: pulseiras, cordões, anéis e medalhas, tudo de ouro. É suburbano por opção e circula no Encantado, Zona Norte do Rio de Janeiro, bairro em que vive, como um autêntico rei. Conta com a companhia fiel de Reginaldo (Milton Gonçalves), seu homem de confiança, e de seus capangas Jacaré (Antônio Pitanga) e Zé Pretinho (Cosme dos Santos).

Célia Helena em Partido Alto, 1984 — Foto: Acervo/Globo

IZILDINHA (Célia Helena) – Mulher de Célio Cruz (Raul Cortez). Izildinha é uma figura apagada, que suporta a indiferença do marido e sofre com as aventuras amorosas dele. Mantém-se afastada dos filhos, Celina (Glória Pires) e Felipe (Luiz Felipe de Lima), que têm outra cabeça, vivem em outro mundo.

CLÉBER (Mario Cezar Camargo) – Viúvo e dono do bar frequentado pela maioria dos personagens do subúrbio. É uma espécie de cronista do bairro, sabe de tudo e da vida de todos e, para cada um, tem um comentário apropriado. Nutre especial paixão por Sulamita (Marilu Bueno) e é pai de Zezinha (Neusa Caribé).

Neusa Caribé em Partido Alto, 1984 — Foto: Acervo/Globo

ZEZINHA (Neusa Caribé) – Filha de Cléber (Mario Cezar Camargo), de quem recebeu uma educação austera. A jovem vive tentando, de alguma forma, burlar a vigilância do pai e namora Felipe, filho de Célio Cruz (Raul Cortez).

Germano Filho em Partido Alto, 1984 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

JESUS (Germano Filho) – Contínuo do Ministério do Trabalho. Jesus vive a vida sem abrir a boca e, para os vizinhos, tem mesmo um nome adequado. Para eles, Jesus é o Cristo do Encantado. É marido de Iara (Ilva Niño) e pai de Cidinha (Elizangela) e Salete (Cininha de Paula).

ilva nino em Partido Alto, 1984 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

IARA (Ilva Niño) – Vizinha de Nanci (Lilian Lemmertz) e Sulamita (Marilu Bueno), tendo fama de ser o terror do bairro. Azucrina o marido Jesus (Germano Filho) e toda a vizinhança. É desbocada, faladeira e está presente em todos os acontecimentos da região. É mãe de Cidinha (Elizangela) e Salete (Cininha de Paula).

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)