ISADORA (Elizabeth Savala) – Mulher inteligente, sensível e bonita, que se casou com quem considerava ser seu príncipe encantado, Sérgio (Herson Capri), e teve um filho, André (Marcelo Peniche), tornando-se dona de casa. No começo, foi feliz. Depois, fingiu que era. Um dia, decidiu parar de fugir das evidências: não tinha nada em comum com seu marido. Após romper o casamento, parte para a difícil tarefa de recomeçar, sofrendo muito. Isadora foi criada pelo pai, Amoedo (Rubens Corrêa), e pela tia Cecília (Eva Todor) e acredita-se rejeitada pela mãe, Nanci (Lilian Lemmertz), a quem não conhece. Isadora é irmã de Fernando (Roberto Bataglin).
CELINA (Glória Pires) – Filha predileta de Célio Cruz (Raul Cortez) com Izildinha (Célia Helena) e irmã de Felipe (Luiz Felipe de Lima). A jovem é excelente aluna, tem personalidade forte e é independente, sempre entrando em conflito com o pai por não aceitar seu envolvimento com a contravenção. Na verdade, vive um drama: sente-se na obrigação de ser fiel ao pai e às suas origens, mas identifica nele tudo o que reprova e combate. É aluna do professor Maurício (Cláudio Marzo), com quem tem uma estreita relação, e namorada de Fernando (Roberto Bataglin).
GILDA (Susana Vieira) – Nova mulher de Zé Luiz (Jonas Mello). Seu verdadeiro nome é Gildete, segredo irrevelável. Gasta o dinheiro do marido compulsivamente e inferniza a vida de Irene (Norma Bengell), ex-mulher de Zé Luiz, por culpá-la de muitos dos problemas que enfrenta.
JUSSARA (Betty Faria) – Sobrevivente da barra pesada da Zona Norte do Rio de Janeiro. Manicure de profissão e louca pelo samba, enturmou-se na Acadêmicos do Encantado e se tornou a protegida de Célio Cruz (Raul Cortez), que a transformou em destaque da agremiação carnavalesca.
SÉRGIO (Herson Capri) – Marido de Isadora (Elizabeth Savala) e pai de André (Marcelo Peniche). Homem bonito, encantador, empresário surgido na fase do “milagre econômico”, esportista e apaixonado por voos de ultraleve. É o protótipo do homem bem-sucedido, para quem o dinheiro é o que mais importa.
ANDRÉ (Marcelo Peniche) – Filho de Isadora (Elizabeth Savala) e Sérgio (Herson Capri). O menino de 10 anos já se preocupa com a relação tumultuada dos pais e se torna objeto de disputa entre os dois após a separação do casal.
AMOEDO (Rubens Corrêa) – Pai deIsadora (Elizabeth Savala) e de Fernando (Roberto Bataglin) e dono da fábrica de bombons Vida Minha. É um velho capitão de indústria, democrata, cristão, conservador e que se casou com a telefonista da empresa, Nanci (Lilian Lemmertz). O casamento, no entanto, não deu certo.
CECÍLIA (Eva Todor) – Irmã de Amoedo (Rubens Corrêa)e mãe de criação de Isadora (Elizabeth Savala). É uma mulher alegre, extrovertida e cheia de amor pela família. Aparenta ser “louquinha”, mas se comporta dessa maneira apenas para se defender das maldades do mundo e da passagem do tempo.
POLÍBIO (Guilherme Karan) – Guru de Gilda (Susana Vieira). É uma verdadeira salada das mais variadas correntes místicas. Tem forte influência sobre Gilda, acompanhado-a e determinando grande parte do seu comportamento.
FELIPE (Luiz Felipe de Lima) – Educado para ser o substituto do pai, Célio Cruz (Raul Cortez), descobre que a sua verdadeira vocação é o bandolim, o que decepciona o contraventor. Tem o temperamento mais doce que o da irmã, Celina (Glória Pires), e é carinhoso e frágil diante das agressões paternas. É filho de Izildinha (Célia Helena) e namorado de Zezinha (Neusa Caribé).
ESCADINHA (Ney Latorraca) – É ex-marido de Jussara (Betty Faria) e irmão de Piscina (José Mayer). Morre logo nos primeiros capítulos da novela.
PISCINA (José Mayer) – Irmão de Escadinha (Ney Latorraca), nutre paixão antiga por Jussara (Betty Faria), ex-mulher de seu irmão. Esse sentimento incomoda sua namorada, Creuza (Eliana Maia). Piscina é um compositor frustrado, que concorre ano após ano ao concurso para samba-enredo da Acadêmicos do Encantado, sem conseguir vencer por conta da gagueira que o ataca sempre que tenta cantar.
JORGINHO (Rafael Alvarez) – Filho de Jussara (Betty Faria) e Escadinha (Ney Latorraca).
CIDINHA (Elizangela) – Filha de Jesus (Germano Filho) e Iara (Ilva Niño) e irmã de Salete (Cininha de Paula). É a beldade do subúrbio, para quem a mãe tem planos de um grande casamento.
SALETE (Cininha de Paula) – Patinho feio da família de Seu Jesus (Germano Filho) e de Iara (Ilva Niño). Desde os 16 anos, incorpora espíritos e, quando isso acontece, pratica todas as maldades possíveis, especialmente contra a irmã Cidinha (Elizangela).
MR. SOUL (Arnaud Rodrigues) – Dono de uma equipe de som, a Funk Discoteque. Munido de uma parafernália sonora, organiza bailes animadíssimos, com um jeito louco e exótico.
DONA MANUELA (Nélia Paula) – Faz-tudo do Encantado, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro. Trabalha como bombeira, eletricista e encanadora. É viúva de Amaral, morto logo no início da novela.
GENILSON (Roberto Bonfim) – Personagem misterioso, que se liga ao núcleo do Encantado, através de Jussara (Betty Faria). No início da narrativa, é empregado do museu, onde acontece um roubo.
AGOSTINHO (Percy Aires)– Maior amigo de Amoedo (Rubens Corrêa) e seu braço-direito nas empresas, mantendo boa relação com a família do empresário.
DA MATTA (Paulo César Pereio) – Marido de Laura (Débora Duarte). É um grande mulherenego, aquele que tem sempre atrás de si uma legião de mulheres de todas as idades, dispostas a tudo para conquistá-lo. É um escritor famoso, que retira do amor emoções puramente literárias. Cada mulher funciona em sua vida como matéria-prima para a elaboração de mais uma heroína. Isadora (Elizabeth Savala) é uma delas.
LAURA (Débora Duarte) – Mulher de Da Matta (Paulo César Pereio). Bonita, elegante e refinada, é capaz, no entanto, de perder completamente a classe quando se sente ameaçada por alguma das novas conquistas do marido. Para ele, Laura é uma mistura de mãe, mulher e empresária. É absolutamente indispensável.
MAURÍCIO VILLELA (Cláudio Marzo) – Professor de História, um tipo apaixonante e corajoso. Extremamente preocupado com os problemas de sua época e sempre dividido entre sua vida pessoal e o mundo que o cerca. É o grande elo de ligação entre as Zonas Norte e Sul na novela.
SELMA (Christiane Torloni) – Amiga de Isadora (Elizabeth Savala) e Gilda (Susana Vieira). Uma jovem da classe média, mas que sempre gastou além do que suas posses lhe permitiam. Tem uma ambição enorme e luta pelo poder com as armas que possui: beleza e charme. É namorada de Werner (Kadu Moliterno), mas ele começa a se afastar quando descobre que ela deseja se casar com ele.
WERNER (Kadu Moliterno) – Rapaz rico, simpático e de bom caráter. É namorado de Selma (Christiane Torloni), mas começa a se esquivar quando descobre as intenções matrimoniais da namorada. Pratica windsurfe.
ALCEU (Edney Giovenazzi) – Alegre e refinado, dono de um bar na Zona Sul, bem no estilo nova-iorquino. Grande amigo de Irene (Norma Bengell), com quem se envolve e a quem tenta ajudar na busca de um emprego.
REGINALDO (Milton Gonçalves) – Homem de confiança de Célio Cruz (Raul Cortez). É extremamente fiel ao patrão e faz qualquer coisa para corresponder às expectativas dele.
TURQUINHO (Fabio Sabag) – Bicheiro rival de Célio Cruz (Raul Cortez).
NANCI (Lilian Lemmertz) – Mulher simples, que viveu uma história de cinderela sem final feliz. Casou-se jovem com Amoedo (Rubens Corrêa), seu patrão na fábrica de bombons Vida Minha, mas acabou sendo afastada da filha Isadora (Elizabeth Savala). Quando deixou a casa do marido, estava grávida de Fernando (Roberto Bataglin). Depois da separação, volta a morar no Encantado, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro, onde vive como costureira. É uma mulher sofrida, resignada.
SULAMITA (Marilu Bueno) – Irmã de Nanci (Lilian Lemmertz). Viúva, costureira e mulher de curvas que atiçam os homens. Responde desaforadamente aos elogios das esquinas, mas gaba-se deles dentro de casa. Não se conforma com a situação da irmã e a incentiva a mudar de vida.
FERNANDO (Roberto Bataglin) – Filho que Nanci (Lilian Lemmertz) esperava quando saiu da casa de Amoedo (Rubens Corrêa), mas o rapaz nada sabe do passado da mãe. É atleta e se prepara para competir na Olimpíada, embora precise de um patrocinador. É namorado de Celina (Glória Pires) e irmão de Isadora (Elizabeth Savala).
CREUZA (Eliana Maia) – Empregada de Maurício (Cláudio Marzo). Namora Piscina (José Mayer), mas não aguenta a paixão platônica que ele tem por Jussara (Betty Faria).
JACARÉ (Antônio Pitanga) – Capanga de Célio Cruz (Raul Cortez).
ZÉ PRETINHO (Cosme dos Santos) – Capanga de Célio Cruz (Raul Cortez), tendo importante função na segurança da organização.
ZÉ LUIZ (Jonas Mello) – Sócio de Sérgio (Herson Capri). Como o amigo, subiu na vida, ganhou dinheiro e construiu sólido patrimônio, agora ameaçado pela crise. No entanto, ainda está muito inseguro por conta da instabilidade econômica, o que repercute em sua vida particular. É ex-marido de Irene (Norma Bengell) e pai de Malu(Carla Daniel) e Marcos (André de Biase). Após a separação, casou-se com Gilda (Susana Vieira).
IRENE (Norma Bengell) – Ex-mulher de Zé Luiz (Jonas Mello) e mãe de Malu(Carla Daniel) e Marcos (André de Biase). Foi ela que, com sua força e disposição, ajudou-o no começo difícil de sua vida profissional. Nunca pôde trabalhar como arquiteta por pressão contrária de Zé Luiz, mas, após a separação, começou a batalhar por um espaço no mercado de trabalho.
MALU (Carla Daniel) – Filha de Zé Luiz (Jonas Mello) e Irene (Norma Bengell) e irmã de Marcos (André de Biase). Menina bonita, mas pouco confiante em si mesma.
MARCOS (André de Biase) – Filho de Zé Luiz (Jonas Mello) e Irene (Norma Bengell) e irmão de Malu(Carla Daniel). É alegre, esportivo e está sempre rodeado de amigos. Dá grandes despesas à Irene por ser aficionado por motos e jogos eletrônicos.
SU (Bia Sion) – Frequentadora do bar do Alceu.
CÉLIO CRUZ (Raul Cortez) – Banqueiro do jogo do bicho, marido de Izildinha (Célia Helena) e pai de Celina (Glória Pires) e Felipe (Luiz Felipe de Lima). Escolheu a violência como arma de trabalho e ascendeu financeiramente, saindo do nada. É obcecado por ouro, pela solidez e segurança que o metal oferece, e vive ostentando suas joias: pulseiras, cordões, anéis e medalhas, tudo de ouro. É suburbano por opção e circula no Encantado, Zona Norte do Rio de Janeiro, bairro em que vive, como um autêntico rei. Conta com a companhia fiel de Reginaldo (Milton Gonçalves), seu homem de confiança, e de seus capangas Jacaré (Antônio Pitanga) e Zé Pretinho (Cosme dos Santos).
IZILDINHA (Célia Helena) – Mulher de Célio Cruz (Raul Cortez). Izildinha é uma figura apagada, que suporta a indiferença do marido e sofre com as aventuras amorosas dele. Mantém-se afastada dos filhos, Celina (Glória Pires) e Felipe (Luiz Felipe de Lima), que têm outra cabeça, vivem em outro mundo.
CLÉBER (Mario Cezar Camargo) – Viúvo e dono do bar frequentado pela maioria dos personagens do subúrbio. É uma espécie de cronista do bairro, sabe de tudo e da vida de todos e, para cada um, tem um comentário apropriado. Nutre especial paixão por Sulamita (Marilu Bueno) e é pai de Zezinha (Neusa Caribé).
ZEZINHA (Neusa Caribé) – Filha de Cléber (Mario Cezar Camargo), de quem recebeu uma educação austera. A jovem vive tentando, de alguma forma, burlar a vigilância do pai e namora Felipe, filho de Célio Cruz (Raul Cortez).
JESUS (Germano Filho) – Contínuo do Ministério do Trabalho. Jesus vive a vida sem abrir a boca e, para os vizinhos, tem mesmo um nome adequado. Para eles, Jesus é o Cristo do Encantado. É marido de Iara (Ilva Niño) e pai de Cidinha (Elizangela) e Salete (Cininha de Paula).
IARA (Ilva Niño) – Vizinha de Nanci (Lilian Lemmertz) e Sulamita (Marilu Bueno), tendo fama de ser o terror do bairro. Azucrina o marido Jesus (Germano Filho) e toda a vizinhança. É desbocada, faladeira e está presente em todos os acontecimentos da região. É mãe de Cidinha (Elizangela) e Salete (Cininha de Paula).