Por Memória Globo

Nelson Di Rago/Globo

CURIOSIDADES

Gloria Perez, 2017 — Foto: João Cotta/Globo

'Partido Alto' foi a primeira telenovela escrita em dupla por Gloria Perez e Aguinaldo Silva. No decorrer do trabalho, no entanto, a dupla se desfez, e a autora continuou a escrever a história sozinha até o último capítulo. Aguinaldo Silva assumiu a autoria de 'Tenda dos Milagres', minissérie exibida pela Globo em 1985.

Susana Vieira e Guilherme Karan em Partido Alto, 1984 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

A atriz Susana Vieira lembra que, em 'Partido Alto', Políbio, o personagem interpretado por Guilherme Karam – um guru esotérico e espertalhão – fez um sucesso tão grande, que entraram em moda as lojas de produtos esotéricos, vendendo búzios, baralhos de tarô, pirâmides, cristais etc.

Betty Faria em Partido Alto, 1984 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

Para dar vida à Jussara, apaixonada por samba, a atriz Betty Faria passou a frequentar assiduamente a quadra da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, onde aprendeu a sambar e a atuar como porta-bandeira.

Partido Alto é a novela de estreia de Roberto Bataglin e Guilherme Karam na Globo.

Gloria Pires em Partido Alto, 1984 — Foto: Acervo/Globo

Gloria Pires, intérprete de Celina, começou a gravar a minissérie 'O Tempo e o Vento' (1985), no papel de Ana Terra, ainda durante as gravações de 'Partido Alto'.

ABERTURA

A abertura de 'Partido Alto', produzida por Hans Donner e sua equipe, reuniu um grupo de dançarinos de break e outro de sambistas. Juntos, ao som de Enredo do Meu Samba, de Dona Yvone Lara e Jorge Aragão, na voz de Sandra de Sá, eles deram um show. As roupas dos dançarinos de break eram muito coloridas, enquanto a dos sambistas, prateadas. Em dado momento da abertura, a roda de break virava roda de samba, num fascinante jogo de cores. A abertura de Partido Alto foi a mais longa abertura de novela produzida por Hans Donner até então, com 40 segundos a mais do que as anteriores.

Hans Donner na gravação da abertura de Partido Alto, 1984 — Foto: J. Roberto Couto/Globo

Gravação da abertura de Partido Alto, 1984 — Foto: J. Roberto Couto/Globo

Gravação da abertura de Partido Alto, 1984 — Foto: J. Roberto Couto/Globo

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)