Por Memória Globo

Nelson Di Rago/Globo

Um acidente de trânsito em Madureira, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro, marca o início de Pão-Pão, Beijo-Beijo. Três personagens da novela protagonizam a cena: o motorista de ônibus Ciro (Cláudio Marzo), Soró (Arnaud Rodrigues), um imigrante nordestino que trabalha transportando mercadorias com uma carroça de mão, e Bruna (Elizabeth Savala), uma moça rica, autoritária e de temperamento forte. É a partir do encontro dessas três diferentes figuras que se desenvolvem as tramas da novela e, através delas, é feita a ligação entre os personagens que vivem em bairros modestos da Zona Norte da cidade e os de classe média e alta, moradores de condomínios da Barra da Tijuca, na Zona Oeste.

Pão-Pão, Beijo-Beijo: O acidente

Pão-Pão, Beijo-Beijo: O acidente

Devido ao acidente, Ciro e Siró são despedidos de seus empregos. Como compensação pelos prejuízos, a família de Bruna, que possui uma rede de cantinas italianas, emprega os dois. Ciro vai trabalhar como secretário particular de Luiza (Maria Cláudia), irmã de Bruna, e Soró, como jardineiro da chácara de Guido (Mario Benvenutti), filho de Mama Vitória (Lélia Abramo), a matriarca da família. Ciro apaixona-se por Bruna, mas ela faz questão de humilhá-lo sempre que pode.

Pão-Pão, Beijo-Beijo: Ciro e Soró vão atrás de Bruna

Pão-Pão, Beijo-Beijo: Ciro e Soró vão atrás de Bruna

Bruna, por sua vez, é noiva de Julio (Edwin Luisi), mas não o ama de verdade. Para se vingar, Ciro promete que ascenderá socialmente e conquistará o amor de Bruna. Aos poucos, consegue ser reconhecido profissionalmente e alcança melhores posições no emprego. Ambicioso e muito inteligente, ele esconde seu passado e origem.

Pão-Pão, Beijo-Beijo: O noivado

Pão-Pão, Beijo-Beijo: O noivado

Em determinado momento da trama de 'Pão-Pão, Beijo-Beijo', Luiza começa a se sentir atraída por Ciro. Com a convivência, Bruna também se vê apaixonada por ele, mas não dá o braço a torcer. Na frente de todos, ela finge estar feliz com o noivo, mas, na realidade, passa a disputar a atenção de Ciro com a irmã.

O passado de Ciro

Ao longo da trama, em paralelo à disputa entre Luiza (Maria Cláudia) e Bruna (Elizabeth Savala) pelo amor do mesmo homem, o passado de Ciro (Cláudio Marzo) vai sendo desvendado. Frequentemente, ele se encontra às escondidas com uma mulher misteriosa, Maria Helena (Monique Alves), que vive presa a uma cadeira de rodas. Ciro também se comunica com frequência com um médico, o Dr. Chadade (Reinaldo Gonzaga).

Nessas conversas, também secretas, mostra-se sempre preocupado em tirar Maria Helena da casa onde vive com seu pai, um misterioso homem. Desconfiada, Luiza investiga a vida de Maria Helena, e, aos poucos, o telespectador fica sabendo que a jovem é irmã de Ciro, filha de sua mãe com outro homem. Ela sofrera um acidente de carro quando jovem e, desde então, paraplégica, vive numa cadeira de rodas. Ciro conta à Luiza que o homem com quem Maria Helena mora é padrasto dele, um homem cruel e egoísta, com quem ele nunca teve boas relações. Nos últimos capítulos da novela, o padrasto de Ciro acaba morrendo, e ele, finalmente, consegue cuidar da irmã como sempre desejou.

Pão-Pão, Beijo-Beijo: Ciro conta sua história para Luiza

Pão-Pão, Beijo-Beijo: Ciro conta sua história para Luiza

Depois de muitas disputas, Ciro declara-se apaixonado por Luiza e a pede em casamento na frente de Bruna. Extremamente desapontada, Bruna termina a novela sozinha, pois Julio (Edwin Luisi) a dispensa. No dia do casamento de Ciro e Luiza, uma última revelação em Pão-Pão, Beijo-Beijo: Maria Helena surpreende todos ao chegar andando na igreja.

Pão-Pão, Beijo-Beijo: Luiza e Ciro se casam

Pão-Pão, Beijo-Beijo: Luiza e Ciro se casam

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)