Por Memória Globo

Acervo/Globo

Cláudio Marzo em Pão-Pão, Beijo-Beijo, 1983 — Foto: Acervo/Globo

CIRO (Cláudio Marzo) – Homem de passado desconhecido. Era motorista de ônibus, no início da história, até se envolver em um acidente de trânsito e perder o emprego. Ele se apaixona por Bruna (Elizabeth Savala), também envolvida no acidente, mas ela faz questão de desprezá-lo. Sentindo-se humilhado, ele decide lutar para subir na vida e fazê-la se sentir atraída por ele. É um homem ambicioso e consegue mostrar sua eficiência no trabalho, o que lhe permite de fato ascender profissionalmente.

Elizabeth Savala em Pão-Pão, Beijo-Beijo — Foto: Nelson Di Rago/Globo

BRUNA (Elizabeth Savala) – Neta de Mamma Vitória (Lélia Abramo) e filha de Gema (Flora Geny). Moça geniosa, caprichosa e de personalidade forte. No início da história, é noiva de Julio (Edwin Luisi), mas não tem certeza se o ama. Ao conhecer Ciro (Cláudio Marzo), no acidente, sente-se ameaçada e acredita que a família corre perigo de se envolver com um aproveitador. É descendente de uma família de imigrantes, moça rica, mas não de origem tradicional.

Lélia Abramo em Pão-Pão, Beijo-Beijo, 1983 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

MAMMA VITÓRIA (Lélia Abramo) – Matriarca de uma grande família italiana e dona de uma rede de cantinas. Sem sair de casa, controla tudo o que acontece com a família e com as cantinas do Rio de Janeiro, como uma “poderosa chefona”. É também ela quem prepara a massa e a comida de domingo. É uma mamma, não uma mafiosa. Tem o respeito de todos os filhos e netos, exercendo sobre eles um fascínio e um domínio absolutos, em todos os sentidos.

Maria Cláudia, Flora Geni, Elizabeth Savala em Pão-Pão, Beijo-Beijo, 1983 — Foto: Acervo/Globo

GEMA (Flora Geny) – Filha de Mamma Vitória (Lélia Abramo) e mãe de Bruna (Elizabeth Savala), Luiza (Maria Cláudia) e Franco (Cássio Gabus Mendes). Preocupa-se com o futuro dos filhos e com os negócios. Gosta de ver a harmonia na família e, quando percebe desavenças, procura contorná-las e fazer reinar novamente a paz.

LUIZA (Maria Cláudia) – Neta de Mamma Vitória(Lélia Abramo) e filha de Gema (Flora Geny). É a executiva da família, responsável pelos escritórios das cantinas e pelas compras. É a antítese de Bruna (Elizabeth Savala), a quem considera leviana em algumas ocasiões. É ela que oferece trabalho a Ciro (Cláudio Marzo) depois do acidente e acaba se apaixonando por ele.

Cássio Gabus Mendes em Pão-Pão, Beijo-Beijo, 1983 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

FRANCO (Cássio Gabus Mendes) – Neto de Mamma Vitória (Lélia Abramo). É o caçula dos filhos de Gema (Flora Geny) e, aos poucos, tenta conquistar o lugar de homem da casa. Rapaz esportivo: joga futebol e aproveita muito a área de lazer do condomínio onde moram.

Família de Guido e Loreta

Élida L'Astorina, Mario Benvenutti, Paulo Vignolo, Renata Fronzi e João Carlos Barroso em Pão-Pão, Beijo-Beijo, 1983 — Foto: Acervo/Globo

GUIDO (Mário Benvenutti) – Filho de Mamma Vitória (Lélia Abramo). É o responsável pelas cantinas da família em São Paulo. No começo da novela, vem para o Rio de Janeiro, depois de decretar a falência dos seus negócios, e leva a mulher e os filhos para a chácara de sua mãe, tentando esconder o motivo da viagem. É um pai rigoroso com os filhos e tem atritos constantes com seu cunhado, Gígio (Laerte Morrone).

LORETA (Renata Fronzi) – Mulher de Guido (Mário Benvenutti) e mãe de Benito (João Carlos Barroso), Duda (Élida L’Astorina) e Geninho (Paulo Vignolo). Está sempre tentando mediar os atritos do pai com os filhos e a família. Superprotege o irmão Gígio (Laerte Morrone) nas constantes brigas que ele tem com o cunhado.

BENITO (João Carlos Barroso) – Filho de Guido (Mário Benvenutti) e Loreta (Renata Fronzi). Rapaz fechado, não gosta de sair e vive quieto no seu canto. É a consciência da família. Muito contundente e venenoso, traz a família para a realidade com suas observações.

DUDA (Élida L’Astorina) – Filha de Guido (Mário Benvenutti) e Loreta (Renata Fronzi). Moça graciosa e moderna, cujo pai se preocupa em mantê-la sob a rígida moral italiana. Não aceita as restrições impostas pelo pai, pretendendo levar uma vida semelhante à das moças de sua idade. Fica muito amiga de Franco (Cássio Gabus Mendes) e dos jovens que moram no condomínio.

GENINHO (Paulo Vignolo) – Filho de Guido (Mano Benvenutti) e Loreta (Renata Fronzi). É o caçula da família e tem brigas engraçadas com tio Gígio (Laerte Morrone), com quem divide o quarto. Quando chega ao Rio de Janeiro, à casa da avó, torna-se amigo de Soró (Arnaud Rodrigues), com quem aprende brincadeiras do interior do país. Vive em contato com a natureza, mostrando um pouco a liberdade da vida no campo, os brinquedos artesanais, casas na árvore e o aproveitamento da sucata.

GÍGIO (Laerte Morrone) – Cunhado de Guido (Mano Benvenutti) e irmão de Loreta (Renata Fronzi). Vive às custas de Guido desde o casamento de Loreta. É o famoso bicão e vive se sentindo injustiçado, fazendo chantagem sentimental. Nunca trabalhou e se diz vítima da crise de desemprego pós-Segunda Guerra.

Família de Julio

Edwin Luisi em Pão-Pão, Beijo-Beijo — Foto: Nelson Di Rago/Globo

JULIO (Edwin Luisi) – Noivo de Bruna (Elizabeth Savala). Trabalha nos escritórios das cantinas de Mamma Vitória (Lélia Abramo) e, ao lado de Luiza (Maria Cláudia), toca os negócios para frente. É loucamente apaixonado pela noiva, mas sente que ela está mudando. Vê Ciro (Cláudio Marzo) como um inimigo, já que acredita que a presença dele atrapalha o seu bom relacionamento com Bruna.

Dionísio Azevedo em Pão-Pão, Beijo-Beijo, 1983 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

ALTINO (Dionísio Azevedo) – Pai de Julio (Edwin Luisi) e um apaixonado por pescaria. Foi vendedor de uma livraria durante muitos anos, mas já se aposentou. Não conseguiu fazer grandes economias e sonha deixar alguma coisa para o filho.

NIZI (Norma Geraldi) – Mãe de Júlio (Edwin Luisi), com quem vive preocupada. Não gosta de ver o filho triste com os problemas com Bruna (Elizabeth Savala). Sonha também ter uma casinha própria e deixá-la para o filho.

Núcleo nordestino

Arnaud Rodrigues em Pão-Pão, Beijo-Beijo, 1983 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

SORÓ (Arnaud Rodrigues) – Nordestino, muito ingênuo e de origem humilde. Assim como Ciro (Cláudio Marzo) e Bruna (Elizabeth Savala), Soró é uma das vítimas do acidente de trânsito que dá início à novela. A partir de então, torna-se amigo fiel do ex-motorista de ônibus. Gosta de seu novo emprego, o de jardineiro da casa de Mamma Vitória (Lélia Abramo), conquistado após o acidente. Sente-se bem lidando com a terra, as plantas e ao ar livre. Aproxima-se do neto mais novo de Mamma Vitória, Geninho (Paulo Vignolo), ensinando ao menino as brincadeiras do interior do país, remetendo um pouco à pureza da criança do campo.

Laura Cardoso em Pão-Pão, Beijo-Beijo, 1983 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

DONANA (Laura Cardoso) – Mãe de Soró (Arnaud Rodrigues). Mulher nordestina, do campo e muito pobre.

MARIANA (Tania Loureiro) – Irmã de Soró (Arnaud Rodrigues). Fica neurótica depois de se afastar de Julio (Edwin Luisi) devido à pressão da família do rapaz. Tem medo de passar pelos mesmos problemas que sua tia Lalá (Regina Dourado).

REGINA (Marcela Muniz) — Irmã mais nova de Soró (Arnaud Rodrigues).

Regina Dourado em Pão-Pão, Beijo-Beijo, 1983 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

LALÁ SERENO (Regina Dourado) – Cunhada de Donana e tia de Soró (Arnaud Rodrigues). Sofreu uma grande desilusão amorosa, tendo sido deixada no altar, e chegou a ser internada por problemas psíquicos. Aos poucos, foi tentando superar o problema e passou a fazer um cordel sobre sua própria história. Junto com a sobrinha, ia para a feira de São Cristovão, reduto dos nordestinos no Rio de Janeiro, tocava triângulo e cantava o cordel da moça que foi largada no altar pelo noivo.

Joana e Nina

Tássia Camargo e Cleyde Blota em Pão-Pão, Beijo-Beijo, 1983 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

JOANA (Cleyde Blota) – A viúva é empregada de Mamma Vitória (Lélia Abramo) e mãe de Nina (Tássia Camargo). Gasta todo o seu salário com compras para vestir bem a filha. Acredita que, assim, conseguirá um casamento para ela melhor do que o seu. Mora no subúrbio, enfrentando sempre longas viagens até o trabalho.

NINA (Tássia Camargo) – Filha de Joana (Cleyde Blota). Uma espécie de “gata-borralheira”, pois está sempre vestida, apesar de suas roupas não condizerem com sua classe social. Por conta disso, as confusões são inevitáveis. Ela se apaixona por Daniel (Paulo Guarnieri), filho do zelador do condomínio, mas, por achar que ele é rico, tem medo de lhe contar sobre sua verdadeira origem e perdê-lo. 

O condomínio

Paulo Guarnieri e Paulo Gonçalves em Pão-Pão, Beijo-Beijo, 1983 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

GASPAR (Paulo Gonçalves) – Viúvo e zelador do condomínio. Mora com o filho Daniel (Paulo Guarnieri), com quem tem uma grande relação de amizade. Esforça-se para fazer o filho feliz, fazendo economias e trabalhos extras para lhe dar todo o conforto e até alguns luxos.

DANIEL (Paulo Guarnieri) – Filho de Gaspar (Paulo Gonçalves). Vive em contato com os jovens do condomínio, gosta de carros de corrida e karts. Tem muita habilidade com mecânica e vive mexendo em motores de carros. Quando conhece Nina (Tássia Camargo), esconde sua origem social, com medo de perdê-la, já que acredita que ela seja uma moça rica.

BIRA (Felipe Donovan) – Chefe da segurança do condomínio, sempre disposto a criar novas regras para os moradores.

EDIE (Waldir Amâncio) – Cabeleireiro do condomínio, dono do salão que funciona como um “jornal” local. Na verdade, é uma central de fofocas, com direito a muitos exageros.

MILICA (Cinira Camargo) – Manicure do condomínio. Moça fofoqueira, que não deixa passar uma história sem fazer uma pequena observação. É assediada por Gígio (Laerte Morrone), mas não lhe dá muita confiança.

HOMEM MISTERIOSO (Henrique Martins) – Homem misterioso, envolvido com o passado de Ciro (Cláudio Marzo).

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)