Por Memória Globo

Acervo/Globo

Para interpretar a bailarina Carina Brandão, Elizabeth Savala emagreceu e chegou a pesar 48 kg. A atriz teve aulas com a professora Eugênia Feodorova para aprender os principais passos de dança clássica. Dois bailarinos franceses da Ópera de Paris, Attilio Labis e Françoise Legreé, foram convidados a participar das encenações dos espetáculos Lago dos Cisnes e Gisele, montados especialmente para a novela.

Para acompanhar a recuperação de Carina após o acidente, o Dr. Carlos Bernardo M. de Carvalho prestou consultoria à equipe da novela, cedendo radiografias e orientando o elenco sobre procedimentos médicos.

“Em Pai Herói o Avancini me liga e diz: ‘Savala, você vai fazer uma bailarina. Mas não é uma bailarina qualquer, é a primeira bailarina do American Ballet Theather’. Eugenia Feodorova me dava oito horas de aula de dança por dia. Eu tomava leite desnatado em pó e comia maçã para chegar no peso de uma bailarina. Em um mês ela me colocou na ponta. Anne Bancroft para fazer o filme The Turning Point ficou seis meses para fazer uma barra. Eu em um mês estava na ponta sem nunca ter feito balé na minha vida, nunca tinha posto uma sapatilha”.
— Elizabeth Savala – Intérprete da Carina Brandão

Em 1958, a Rádio Nacional apresentou a história de Pai Herói com o título de Um Estranho na Terra de Ninguém. A trama teve que ser atualizada às pressas por Janete Clair no final da década de 1970: Pai Herói substituiu a história que Lauro César Muniz estava escrevendo, na época, depois que ele precisou se afastar por problemas de saúde.


O título provisório da novela era André de La Mancha; depois, passou a ser André Cajarana, até chegar ao definitivo 'Pai Herói'.

'Pai Herói' foi vendida para Argentina, Estados Unidos, Itália, Panamá e Portugal, entre outros países.

ESTREIAS

O vilão Bruno Baldaracci, interpretado por Paulo Autran, conquistou a simpatia do público, apesar das maldades do personagem. Pai Herói marcou a estreia do ator em novelas, assim como de Jorge Fernando, que viveu o Cirilo Baldaracci, e de Regina Maria Dourado, intérprete de Nancy. O vilão César Reis foi o primeiro personagem de Carlos Zara na Globo.

Jorge Fernando, Sonia Regina e Rogério Bacelar em 'Pai Herói', 1979 — Foto: Acervo/Globo

Em 1983, Lélia Abramo e Elizabeth Savala repetiram a dobradinha como avó e neta interpretando Mamma Vittoria e Bruna na novela Pão Pão, Beijo Beijo, de Walther Negrão.

Lélia Abramo e Elizabeth Savala em 'Pai Herói', 1979. — Foto: Acervo/Globo

Mais do memoriaglobo
Próxima temporada estreia dia 13/01

Reality show exibido desde 2002, a partir de um formato criado pela produtora holandesa Endemol. Durante três meses, participantes são confinados em uma casa e postos à prova. Cada temporada do programa é exibida diariamente durante cerca de dois meses.

Qual seu preferido? Relembre os 24 vencedores do 'Big Brother Brasil' - Foto: (João Cotta/Globo)
Projeto Resgate

Fernanda Montenegro interpreta a filha de Santos Dumont em trama de Lauro César Muniz

'Zazá' estreia no Globoplay - Foto: (Arley Alves/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

Escrita especialmente para Regina Duarte, a novela se baseava na comédia romântica Sabrina Fair, de Samuel Taylor.

Reveja alguns capítulos de 'Carinhoso', com Regina Duarte e Cláudio Marzo - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Originalidade

Beatriz (Gloria Pires), Inês (Adriana Esteves) e Regina (Camila Pitanga) são mulheres diferentes que têm suas vidas ligadas ao lidarem com a ambição e o poder.

'Babilônia' está na íntegra no Globoplay - Foto: (Memória Globo)
Televisão brasileira de luto

O ator e diretor Ney Latorraca nasceu em Santos, São Paulo, em 25 de julho de 1944. Estreou na Globo em 1975 na novela Escalada. Se destacou em novelas e programas  humorísticos. Morreu em dezembro de 2024, aos 80 anos.

O adeus a Ney Latorraca: ator morre aos 80 anos  - Foto: (Eduardo França/Globo)
Canções que marcaram gerações

Programa especial de fim de ano de Roberto Carlos.

Os 50 anos do Roberto Carlos Especial  - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)