Por Memória Globo

Nelson Di Rago/Globo

A novela criticou o excessivo poder das multinacionais e propôs uma discussão sobre a prática da eutanásia. Na trama, Paloma Gurgel (Dina Sfat) retorna ao Brasil, depois de viver um longo período no exterior trabalhando como correspondente internacional. A jornalista volta a Pilar, sua cidade natal, para visitar o irmão gêmeo, Fred (João Batista Vieira), que está internado em coma no hospital, após uma cirurgia no cérebro. Angustiada com seu sofrimento, Paloma decide desligar os aparelhos que o mantêm vivo. A partir de então, inicia-se uma batalha judicial entre a jornalista e sua cunhada Veridiana (Susana Vieira), que a acusa de ter praticado eutanásia.

Os Gigantes: Paloma retorna

Os Gigantes: Paloma retorna

Os Gigantes: Fernando procura Chico

Os Gigantes: Fernando procura Chico

Os Gigantes: Fred deixa pedido de eutanásia

Os Gigantes: Fred deixa pedido de eutanásia

Na cidade, Paloma reencontra o fazendeiro Fernando Lucas (Tarcísio Meira) e o médico Francisco Rubião (Francisco Cuoco) – amigos de infância da jornalista. Os três passam a viver um triângulo amoroso. Fernando tem um casamento conturbado com Vânia (Joana Fomm); e Francisco rompe o noivado com Helena (Vera Fischer) por causa de Paloma.

Os Gigantes: Chico reencontra Paloma

Os Gigantes: Chico reencontra Paloma

Os Gigantes: Fernando e Vânia

Os Gigantes: Fernando e Vânia

No último capítulo, Paloma comete suicídio. Francisco reata com Helena e Fernando termina ao lado de Renata (Lídia Brondi). Atendendo a um pedido da cunhada, Viridiana – que sofreu um aborto com o impacto da morte de Fred – fica responsável pela guarda do filho de Paloma e Francisco.

Os Gigantes: Paloma comete suicídio

Os Gigantes: Paloma comete suicídio

Os Gigantes: O testamento

Os Gigantes: O testamento

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)