Uma câmera portátil que permitia enquadramentos diferentes dos tradicionalmente usados em televisão e facilitava a tomada de imagens próximas às do cinema foi o segredo do diretor Régis Cardoso para explorar ao máximo as expressões dos atores. O equipamento foi apelidado pela equipe de produção de “Paloma”, personagem de Dina Sfat, por estar sempre nas mãos do diretor em busca do ângulo perfeito – muitas vezes tão próximo que somente os olhos da protagonista eram focalizados, deixando transparecer toda sua angústia.
Em 'Os Gigantes', Maria Adelaide Amaral estreou como roteirista para a televisão. A autora escreveu apenas 18 capítulos na trama. Ela assumiu a novela depois da saída de Lauro César Muniz, mas não chegou a terminar a história. O último capítulo foi escrito por Walter George Durst.
Ao lado de Dina Sfat, a história teve a participação de dois dos maiores astros de telenovelas da década de 1970, Tarcísio Meira e Francisco Cuoco. Os dois já haviam trabalhados juntos em 'O Semideus', da autora Janete Clair, exibida em 1973.
'Os Gigantes' marca a estreia da atriz Monique Curi na Globo.