A Família Benedito
Ofélia (Vera Holtz) e Felisberto (Tato Gabus) são um casal apaixonado e, apesar das diferenças, mantêm uma relação harmoniosa entre si e as filhas Elisabeta (Nathalia Dill), Mariana (Chandelly Braz), Jane (Pâmela Tomé), Cecília (Anaju Dorigon) e Lídia (Bruna Griphao). As tentativas de Ofélia de empurrar as jovens para um bom casamento causam espanto nos moradores do Vale do Café e constantemente colocam as jovens em constrangimento. Ao longo dos capítulos, o sonho de Ofélia, pouco a pouco, se realiza e, no fim, ela consegue arranjar bons casamentos para as cinco.
Filha mais nova dos Benedito, Lídia ama ser cortejada por vários homens, para o desespero de seu pai. No início, disputa a atenção de Uirapuru (Bruno Gissoni) com sua irmã Mariana, que logo desiste do cafajeste. Lídia, por sua vez, engravida do rapaz e, mesmo com o abandono de Uirapuru, nutre esperanças de uma reconciliação. O apego ao pai de seu filho faz com que ela abandone no altar o doce capitão Otávio (Pedro Henrique Müller), que também não estava entusiasmado com o matrimônio por se interessar por homens. É nos braços do soldado Randolfo (Miguel Rômulo) que Lídia descobre o verdadeiro amor, uma vez que o rapaz assume a paternidade de seu filho e enfrenta junto dela os olhares reprovadores pela conduta que a levou a engravidar sem ser casada.
Julieta, a rainha do Café
A fazenda do Barão de Ouro Verde (Ary Fontoura) é o motivo que atrai Julieta Bittencourt (Gabriela Duarte) para o Vale do Café. Ela vive aumentando sua fortuna comprando terras de fazendeiros endividados. À beira da falência, o Barão insiste em esconder a verdade de sua neta Ema (Agatha Moreira) que, sem saber, continua exibindo vestidos caros e dando festas pomposas. Aurélio (Marcelo Faria), filho do Barão e pai de Ema, desaprova a atitude do patriarca busca solucionar o problema diretamente com Julieta, por quem se apaixona. . Aurélio, então, passa a enfrentar um grande dilema: se entregar à mulher que ama ou manter-se longe para salvar a propriedade de sua família. Chegando ao Vale do Café para dar continuidade ao plano de expandir seus negócios, Julieta se vê balançada por Aurélio, a quem rejeita num primeiro momento. Mas, aos poucos, ele vai ganhando sua confiança e seu carinho.
Viúva que honra a memória de sua família, a Rainha do Café administra os bens deixados por seu falecido esposo, ao mesmo tempo em que governa com mãos de ferro a vida de seu filho Camilo (Maurício Detri). Julieta, no entanto, guarda um segredo: seu falecido marido, o homem a quem muitos atribuem seu sucesso, era um mau-caráter.-la. Camilo, único filho do casal, por exemplo, é fruto de uma violência. Por isso Julieta prefere se manter distante. Após desconfiar da mãe, Camilo consulta a empregada Mercedes (Luana Xavier), que conta o verdadeiro passado de seu pai. Pensando estar se confessando para um padre, Julieta revela a verdade para Camilo. Ao perceber, foge e sofre um acidente. Recuperada, tem uma conversa esclarecedora com o filho, e eles fazem as pazes. Liberta das mágoas do passado, ela finalmente se casa com Aurélio e os dois terminam juntos.
Enfrentando preconceitos
Tenória (Polly Marinho) e seu filho Estilingue (JP Rufino) moram em um cortiço em São Paulo. Cozinheira na casa de Jorge (Murilo Rosa), descobre ao mexer nas antigas cartas do pai de seu patrão que é filha do Barão de Ouro Verde (Ary Fontoura). No passado, sua mãe era escravizada da fazenda Ouro Verde e ela e o Barão se apaixonaram. Com a descoberta da gravidez, a Baronesa o fez enviá-la para São Paulo para trabalhar na casa do pai de Jorge. Tenória, de imediato, resiste em manter contato com o pai, muito por sua postura em relação à sua mãe, que que não teve nenhum amparo enquanto estava viva. Com a aproximação do Barão com o filho Estilingue, Tenória perdoa o pai e todos passam a viver em harmonia.
Jovem modista na cidade de São Paulo, Ludmila é uma mulher espirituosa e que desafia os padrões sociais. Sua família é dona de uma fábrica de tecidos, primeiro emprego que Elisabeta (Nathalia Dill) consegue quando se muda para São Paulo. No decorrer da novela, Ludmila sofreu boicote de sua marca por namorar publicamente Januário (Silvio Guindane), um homem negro morador do mesmo cortiço de Tenória e Estilingue. Apesar disso, Januário não desiste do relacionamento. No fim da trama, ambos passam a fazer sucesso e se consolidam em carreira internacional.
O mistério da Mansão do Parque
Um mistério ronda o Valé do Café e aguça a curiosidade da jovem Cecília Benedito (Anajú Dorigon): como se deu a morte de Josephine Tibúrcio (Christine Fernandes)? A jovem suspeita que o Almirante Salomão Tibúrcio (Oscar Magrini), pai de Rômulo (Marcos Pitombo) e Edmundo (Nando Rodrigues), seja responsável pela morte da esposa , já que seu corpo nunca foi encontrado. A família mora na mansão do parque, envolta nesse ar de mistério. Rômulo percebe a curiosidade de Cecília, os dois se aproximam e se apaixonam. Cecília decide investigar de perto o mistério de Josephine e chega a ser internada, afirmando estar sendo atormentada pelo espírito.
A história tem uma reviravolta quando Cecília descobre que Fani Pricelli (Tammy Di Calafiori), governanta da mansão e protegida de Josephine, é a responsável por assombrá-la. A empregada queria se vingar de Rômulo, a quem culpa pela partida de Edmundo para o exterior, após a morte da mãe. O que ninguém imagina é que Josephine está viva e passou os últimos dez anos em São Paulo, aproveitando sua liberdade. Tempos depois, Josephine retorna à mansão , chocando a todos e tentando reaver seu lugar na família.
A justificativa da falsa morte está nos abusos sofridos pelas mãos do Almirante, que também se recusou a ajudá-la no acidente em que foi dada como morta. Ao perder o equilíbrio durante um passeio, Josephine se depende da ajuda do marido para voltar ao barco, que recusa. Ela então cai no rio e supostamente morre afogada. Após dez anos, retorna buscando o acolhimento dos filhos. Edmundo perdoa a mãe; Rômulo resiste de imediato, mas acaba se rendendo com o tempo.
Ao longo da trama, Cecília enfrenta dificuldades de engravidar de Rômulo, mas uma criança deixada na porta de sua casa a ajuda a entender outros modos de ser mãe. Dispostos a cuidar do bebê, o casal é impedido por uma denúnicia de Josephine, que faz com que a justiça pegue a guarda da criança. Em uma busca pelos pais biológicos do bebê, Cecília acaba conhecendo a verdadeira história do menino, cuja mãe, abandonada pelo pai durante a gravidez, faleceu no parto. Com a ajuda de Jorge (Murilo Rosa) o casal recupera a criança, a quem dão o nome de Mário.
Josephine é desmascarada pela família de uma vez por todas . Como última cartada, tenta forjar sua morte pela segunda vez, levando Cecília para uma emboscada para culpa-la pelo incidente. Fani, tendo combinado previamente com Cecília, vai ao local e espera o momento certo, se revela e impede os planos da ex-patroa, que se desequilibra, cai de um penhasco e morre. O fim das armações de Josephine marca um novo começo para a família Tibúrcio, onde os rapazes vivem felizes com suas esposas.
Motoqueiro Vermelho
Um herói misterioso salva crianças de um incêndio e passa a ser objeto de curiosidade, tensão e medo dos moradores do Vale do Café. Na verdade, trata-se do coronel Brandão (Malvino Salvador), que assume a identidade para cuidar dos casos. Ele, um homem justo e respeitado por todos, é atormentado por seu passado. O coronel visto pelos moradores como símbolo de retidão foi, por muitos anos, amante de Josephine.
Agora apaixonado por Mariana, sofre ao perceber que não é correspondido, justamente por ser certinho demais. Curiosamente, Mariana apaixona-se pelo motoqueiro vermelho sem saber que se trata da mesma pessoa.
A história de se apaixonar pelo alterego se repete quando Mariana, para poder competir na Liga de Motocicletas da cidade, se fantasia de “Mário”, uma vez que mulheres são impedidas de praticar o esporte. Com a ajuda de Luccino (Juliano Laham), a moça participa da Liga e tem resultados satisfatórios. Admirado pelo colega, “Mário” desperta a atenção de Brandão, e os dois chegam a dar um beijo. Posteriormente, Mariana tira o disfarce e revela sua verdadeira identidade.
O fato de uma mulher ter competido na Liga incomoda Xavier (Ricardo Tozzi), um fazendeiro corrupto do Vale do Café que, com a ajuda de capangas, sequestra Mariana e cortam seus cabelos. No fim, Mariana termina feliz com Brandão e passa a lidar com o trauma e as consequências do sequestro, mostrando seu cabelo curto para todos.
Os italianos do Vale do Café
Os Pricelli formam uma conturbada família italiana, marcados pelas desavenças entre pais e filhos. A doce Nicoletta (Rosane Gofman) procura, diante do jeito arredio do marido Gaetano (Jairo Mattos), unir seus quatro filhos: Virgílio (Giordano Becheleni), Ernesto (Rodrigo Simas), Fani e Luccino.
Fani, a única menina, foi criada por Josephine na Mansão do Parque, lugar onde sua mãe trabalhava. Por ter percebido a afeição da patroa por sua filha, Nicoletta permitiu que ela fosse criada em um lugar onde teria melhores oportunidades. Passado algum tempo, Fani, governanta na casa dos Tibúrcio, se reaproxima da família, fazendo as pazes com a mãe e perdoando-a por tê-la deixado crescer longe dos irmãos.
Virgílio é um capanga de Xavier e comparsa do vilão em suas armações. No decorrer na trama comete crimes e, numa luta corporal com o pai, o mata e foge. Ernesto é um operário com aspirações revolucionárias que se aproxima de Darcy e Camilo, conquistando o coração de Ema, a quem chama de “baronesinha”. Já Luccino, um mecânico gentil e dedicado, descobre o amor ao conhecer o Capitão Otávio (Pedro Henrique Müller).
Luccino e Otávio: quando o amor supera barreiras
Com uma história de amor incomum aos padrões da época, Luccino e Otávio se entregam, aos poucos, à história que nem eles mesmo sabem como construir. Primeiro, enfrentam a resistência do próprio Luccino A situação se agrava quando Gaetano, pai de Luccino, flagra os dois, expulsa o filho de casa, e Otávio entende que o melhor a se fazer é ir embora. Luccino impede a partida do amado, se declara, e os dois decidem levar o relacionamento adiante, sem saber como enfrentarão as pessoas. Terminam a trama juntos.
Amélia e Mariko: uma amizade sincera
Após ser rejeitado por Ema, Jorge (Murilo Rosa) se apaixona por Amélia (Letícia Persiles), portadora de uma doença incurável. Os dois aproveitam o tempo que lhes resta juntos, sendo assessorados pela médica Mariko (Jaqueline Sato). No decorrer da trama, Amélia descobre que está grávida, o que é motivo de muita alegria. Mesmo assim, sua doença se agrava, e ela faz um pedido a Mariko: que, após sua morte, auxilie Jorge na criação de seu filho, mesmo que ele se case com outra pessoa. No fim da trama, Mariko atende ao pedido da amiga, criando o menino ao lado de Jorge e sua nova esposa.