Por Memória Globo

Paulo Belote/Globo

O Instituto Boas-Vindas

Ao chegar ao Brasil, a família Faiek é encaminhada para o Instituto Boas-Vindas, uma instituição que apoia e acolhe refugiados. Administrado pelo Padre Zoran (Angelo Coimbra), o Instituto abriga pessoas de várias etnias e culturas. Entre elas, Marie Patchou (Eli Ferreira), uma jovem congolesa que perdeu tudo em seu país após a guerra civil. Simpática e prestativa, a professora Marie se torna uma das grandes amigas de Laila (Julia Dalavia) no seu lar temporário. O namorado de Marie, Jean Baptiste (Blaise Musipère), do Haiti, fica bastante próximo de Elias (Marco Ricca). Músico nas horas vagas, Jean é mecânico em uma oficina na Vila Mariana, na zona sul de São Paulo. E, ao saber que Elias é engenheiro, consegue um emprego para ele no mesmo local.

No Instituto, Laila e seus pais conhecem também a Dra. Letícia Monteiro (Paula Burlamaqui), que presta assistência médica como voluntária, Rogério Pessoa (Luciano Salles), advogado e braço direito do Padre Zoran (Angelo Coimbra) na administração do local, e o médico sírio, refugiado, Faruq Murad (Eduardo Mossri), que vai lutar para ter seu diploma revalidado, a fim de exercer a medicina no Brasil.

Elias, Missade e Laila se encantam com o centro de acolhimento do Padre Zoran. Órfãos da Terra, 08/04/2019.

Elias, Missade e Laila se encantam com o centro de acolhimento do Padre Zoran. Órfãos da Terra, 08/04/2019.

Vila Mariana

Assim que desembarca no Brasil, Jamil vai ao encontro de seu amigo Ali Al Aud (Mohamed Harfouch) e é recebido com muita alegria. Filho de palestinos, Ali mora com a irmã Muna (Lola Fanucci) e o avô Mamede (Flávio Migliaccio). Com eles, toca a casa de chá ‘Aletria’, na Vila Mariana, local muito frequentado pela comunidade árabe de São Paulo.

Na vizinhança, mora uma família de origem judaica, liderada por Bóris Fischer (Osmar Prado), pai de Eva (Betty Gofman) e avô de Sara (Verônica Debom). Por ter tido a casa destruída pelo exército israelense, Mamede tem horror a qualquer aproximação entre as famílias. A tal ponto de não suportar que seu cão Sultão chegue perto da cachorra Salomé, do vizinho judeu.

A relação entre os vizinhos vai ganhar contornos tragicômicos quando Sara (Verônica Debom) se apaixonar por Ali. O namoro entre eles acontece ao mesmo tempo em que Ester Blum (Nicette Bruno), a também vizinha das famílias de Bóris e Mamede, tenta arranjar o casamento de Sara com seu filho Abner (Marcelo Médici).

Mouhamed Harfouch, Verônica Debom e Marcelo Médici em Órfãos da Terra, 2019. — Foto: Paulo Belote/Globo.

Uma família muito unida

Alegre, falante e muito expansiva, Rania (Eliane Giardini) é síria e casada com Miguel Nasser (Paulo Betti), um comerciante brasileiro, também de origem síria. Os dois têm três filhas: Zuleika (Emanuelle Araújo), Aline (Simone Gutierrez) e Camila (Anaju Dorigon). Aline é a filha mais velha, casada com o nordestino e dono de uma oficina mecânica, Caetano (Glicério do Rosário). Os dois são pais do adolescente Benjamin (Filipe Bragança) e do menino Arturzinho (Rafael Sun). Aline e Caetano têm uma vida feliz, porém, incompleta. O sonho de Aline é ter uma filha, e por isso ela não dá sossego ao marido.

Zuleika (Emanuelle Araújo) é a filha do meio e braço direito do pai nos negócios da família. Juntos, eles ocam a Importadora Nasser. A casa de artigos de decoração, que vende peças importadas do Oriente Médio e do Extremo Oriente, fora construída por seu bisavô, e permanece na família até hoje. Durona e despachada, porém um pouco atrapalhada no campo afetivo, Zuleika conta com o auxílio de sua filha Cibele (Guilhermina Libanio) nos assuntos do coração. A jovem ativista e feminista dá apoio à mãe para sair de casa ao descobrir que ela está sendo traída por seu marido, pai de Cibele.

Miguel e família se preparam para inaugurar sua nova loja. Órfãos da Terra, 08/04/2019.

Miguel e família se preparam para inaugurar sua nova loja. Órfãos da Terra, 08/04/2019.

A mais nova das filhas de Rania e Miguel é também a mais mimada e fútil. Camila (Anaju Dorigon) gosta de boa vida e não esconde isso de ninguém. Ela dita as próprias regras e não aceita “não” como resposta.

Sempre ocupada entre cuidar da casa e de sua família, Rania não deixa de pensar em Missade (Ana Cecília Costa). Está aflita com a situação dos parentes na Síria, pois já faz algumas semanas que não tem notícias deles. Até que, numa ida à oficina de seu genro Caetano, Rania reconhece o marido de sua prima e descobre que, além de Elias, Missade e Laila sobreviveram à guerra estão vivendo no Brasil e procurando por ela há muitos meses. A mulher de Miguel (Paulo Betti) vai imediatamente ao centro de refugiados com Elias reencontrar sua prima e buscá-la, junto do marido e da filha, para viverem em
sua casa.

Fotógrafo com olhar atento

Bruno (Rodrigo Simas) é um jovem fotógrafo, de perfil humanista, cuja trajetória se cruza com a de Laila (Julia Dalavia). Bem-nascido, o filho de Norberto (Guilherme Fontes) e Teresa (Leona Cavalli) quase atropela a jovem, em uma das principais vias da capital paulistana.

Para ir ao encontro de Jamil, Laila sai do Instituto Boas-Vindas de bicicleta, rumo ao restaurante onde os dois combinaram de se ver. Laila sente uma tontura repentina e cai da bicicleta entre os carros. Desmaiada, é levada por Bruno (Rodrigo Simas) para o hospital.

Apesar do susto, a jovem desperta imediato interesse no fotógrafo, que ouve atento e comovido o relato de sua trajetória. É ela que apresenta a Bruno o Instituto Boas-Vindas. Não tarda para ele se apaixonar por Laila e ficar impactado com as histórias que ouve, o que vai mudar sua vida.

E também a vida de Teresa (Leona Cavalli), sua mãe. Os dois têm uma relação muito próxima e uma visão de mundo que destoa completamente da de Norberto (Guilherme Fontes). Enquanto o empresário obrigou a mulher a largar a carreira artística e se revolta com a falta de ambição do filho, os dois cultivam a solidariedade e empatia em suas relações.

Empatia e solidariedade também não são práticas muito exercidas por Valéria (Bia Arantes). Interesseira e manipuladora, a namorada de Bruno logo percebe que o relacionamento deles estremece com a chegada de Laila.

Rodrigo Simas em Órfãos da Terra, 2019. — Foto: João Cotta/Globo

Mais do memoriaglobo
Próxima temporada estreia dia 13/01

Reality show exibido desde 2002, a partir de um formato criado pela produtora holandesa Endemol. Durante três meses, participantes são confinados em uma casa e postos à prova. Cada temporada do programa é exibida diariamente durante cerca de dois meses.

Qual seu preferido? Relembre os 24 vencedores do 'Big Brother Brasil' - Foto: (João Cotta/Globo)
Projeto Resgate

Fernanda Montenegro interpreta a filha de Santos Dumont em trama de Lauro César Muniz

'Zazá' estreia no Globoplay - Foto: (Arley Alves/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

Escrita especialmente para Regina Duarte, a novela se baseava na comédia romântica Sabrina Fair, de Samuel Taylor.

Reveja alguns capítulos de 'Carinhoso', com Regina Duarte e Cláudio Marzo - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Originalidade

Beatriz (Gloria Pires), Inês (Adriana Esteves) e Regina (Camila Pitanga) são mulheres diferentes que têm suas vidas ligadas ao lidarem com a ambição e o poder.

'Babilônia' está na íntegra no Globoplay - Foto: (Memória Globo)
Televisão brasileira de luto

O ator e diretor Ney Latorraca nasceu em Santos, São Paulo, em 25 de julho de 1944. Estreou na Globo em 1975 na novela Escalada. Se destacou em novelas e programas  humorísticos. Morreu em dezembro de 2024, aos 80 anos.

O adeus a Ney Latorraca: ator morre aos 80 anos  - Foto: (Eduardo França/Globo)
Canções que marcaram gerações

Programa especial de fim de ano de Roberto Carlos.

Os 50 anos do Roberto Carlos Especial  - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)