O casal Laila (Julia Dalavia) e Jamil (Renato Góes) desembarca no país para viver o amor que os uniu ainda no Oriente Médio. Ela, uma refugiada. Ele, empregado de um poderoso sheik, Aziz (Herson Capri), que tomou Laila, à força, como uma de suas esposas. O drama dos refugiados conquistou os prêmios Rose D’Or Awards e o Emmy Internacional de Melhor Novela em 2020.
Em meio à guerra na Síria, a família de Elias Faiek (Marco Ricca) e Missade (Ana Cecília Costa), pais de Laila (Julia Dalavia) e Khaléd (Rodrigo Vidal) perdem tudo e atravessam a fronteira em direção ao Líbano. Sem perspectiva de futuro e lamentando tudo o que deixou para trás, a família Faiek tenta se organizar para buscar refúgio no Brasil.
Em Beirute está localizada a suntuosa mansão de Aziz Abdallah (Herson Capri), um poderoso sheik árabe, radicado no Líbano. Multimilionário e dono de inúmeros negócios, ele vive com suas três esposas e filhas. Soraia (Letícia Sabatella) é a sua primeira esposa e mãe de Dalila (Alice Wegmann), sua sucessora na presidência das empresas.
Damasco, Beirute, Londres, São Paulo. Órfãos da Terra transita por várias capitais mundiais sem sair do país. Esse foi o desafio proposto para as equipes de produção de arte e de cenografia, que reproduziram essas realidades dentro dos Estúdios da Globo ou em locações pelo país.
Escrita por Thelma Guedes e Duca Rachid e com direção de Gustavo Fernández, Órfãos da Terra conquistou o Emmy em 2020 como Melhor Telenovela. A novela teve sua qualidade reconhecida pelo prestigioso Rose D’Or Awards e recebeu ainda o Grand Prize na 15ª edição do Seoul Drama Awards, a premiação de entretenimento mais importante da Ásia.
Canções de artistas como Skank, Vanessa da mata, Rita Lee, Tribalistas e Mallu Magalhães embalaram a trilha sonora de Órfãos da Terra.