Memoria Globo

EUGÊNIO FONTES (Cláudio Marzo) – Médico recém-formado, tem uma relação conturbada com os pais Alzira (Lourdes Mayer) e Ângelo (Ferreira Leite), aos quais deve seus estudos. Para reverter o complexo de inferioridade adquirido em sua infância humilde, busca a todo custo uma estabilidade financeira. Casa-se com Eunice (Thaís de Andrade), filha de um rico industrial.

OLÍVIA MIRANDA (Nívea Maria) –  Jovem médica, também recém-formada, amiga de Eugênio (Cláudio Marzo). Com sua alegria, consegue restituir a confiança na vida dos que a cercam. É uma pessoa maravilhosa, capaz de tudo, sem nada exigir em troca. Sabe renunciar com dignidade a seu único amor.

FELIPE LOBO (Jardel Filho) – Arquiteto competente, que tem ideias mirabolantes. Seu sonho é a construção do “Megatério”, o prédio mais alto da América do Sul. É capaz de sacrificar tudo, inclusive o próprio casamento com Isabel (Neuza Amaral) e a felicidade de sua filha, Dora (Sônia Regina), pelo sucesso.

EUNICE (Thaís de Andrade) – Filha de Cintra (Sérgio Britto), casada com Eugênio (Cláudio Marzo). Mulher rica e atraente, inteligente e voluntariosa, é capaz de deixar de lado os seus valores pessoais mais fortes por uma fascinante experiência.

DONA FRIDA HALK (Elizabeth Hartman) – Viúva alemã, radicada no Brasil há 20 anos. Compreensiva e humana, considera Olívia (Nívea Maria) como filha – que não teve – e torce pela sua felicidade ao lado de Eugênio (Cláudio Marzo).

CINTRA (Sérgio Britto) – Pai de Eunice (Thaís de Andrade). Rico industrial, implacável na direção de seus negócios. Totalmente dominado por Eunice, é um fraco diante da filha, incapaz de impedir seus devaneios.

MARIANA (Ruth de Souza) – Governanta da casa de Cintra (Sérgio Britto). Sabe perfeitamente que é uma cobaia no “laboratório” de Eunice (Thaís de Andrade). Torna-se amiga e confidente de Eugênio (Cláudio Marzo).

ACÉLIO CASTANHO (Maneco Bueno) – Médico formado na mesma turma de Eugênio (Cláudio Marzo) e Olívia (Nívea Maria). É amigo íntimo de Cintra (Sérgio Britto) e um eterno apaixonado por Eunice (Thaís de Andrade). Intelectual e poeta, é um amante das artes e se julga superior.

ÂNGELO (Ferreira Leite) – Marido de Alzira (Lourdes Mayer), pai de Eugênio (Cláudio Marzo) e Ernesto (João Paulo Adour). Velho alfaiate, pobre e humilhado pelos credores. Trabalha dia e noite para concretizar o sonho de ter um “doutor” na família. Não consegue entender como o seu sacrifício e dedicação não causam o menor sentimento de gratidão por parte de Eugênio.

ALZIRA (Lourdes Mayer) – Mulher de Ângelo (Ferreira Leite), mãe de Eugênio (Cláudio Marzo) e Ernesto (João Paulo Adour). Dedicada dona de casa, lava roupa para fora para ajudar no orçamento doméstico e não mede sacrifícios para que seu Eugênio se torne um médico. É uma mulher simples, sofrida e humilde.

RAFAELA (Nair Bello) – Napolitana de Nova Itália, dona da casa onde se hospedam Olívia (Nívea Maria) e Frida (Elizabeth Hartman), quando elas se mudam para a cidade. Torna-se grande amiga das duas. 

ERNESTO (João Paulo Adour) – Irmão mais novo de Eugênio (Cláudio Marzo). É orgulhoso e incapaz de entender a diferença de tratamento que seus pais, Alzira (Lourdes Mayer) e Ângelo (Ferreira Leite), dão aos filhos: para Eugênio, tudo, para ele, nada. Sofre com isso e, aos poucos, vai se tornando um marginal.

MADALENA (Patrícia Bueno) – Acha a vida muito difícil, até encontrar Ernesto (João Paulo Adour). Sente-se agradecida pelo modo como foi acolhida por ele e tenta salvá-lo da autodestruição a que se propôs.

FLORISMAL (Chico Martins) – Alegre filósofo aposentado, muito amigo deAlzira (Lourdes Mayer) e Ângelo (Ferreira Leite). Gasta o pouco dinheiro que tem em flores e presenteia os outros, para que, no dia do seu enterro, seu túmulo esteja também florido.

DR. SEIXAS (Ênio Santos) – Médico do bairro, cuida das pessoas pobres sem exigir pagamento. Apesar de uma vida inteira dedicada ao trabalho, não conseguiu seu pé de meia. Muito amigo da família de Eugênio (Cláudio Marzo), acredita que o rapaz ficará ao seu lado depois da formatura. É casado com Dona Quinota (Joyce de Oliveira).

DR. BELLINI (Kleber Drable) – Médico de descendência italiana, viúvo, realiza seu grande sonho: construir uma maternidade na cidade de Nova Itália, a cerca de 200 km de Porto Alegre, onde mora. É pai de Carlo (Mário Cardoso).

CARLO BELLINI (Mário Cardoso) – Filho do Dr. Bellini (Kleber Drable). Genioso, rude e cabeça dura. Procura pôr sempre uma grande dose de paixão em tudo o que faz ou sente. Torna-se amigo de Olívia (Nívea Maria) quando ela vai trabalhar com seu pai em Nova Itália.

DONA QUINOTA (Joyce de Oliveira) – Mulher do Dr. Seixas (Ênio Santos). É muito doce, mas controla a vida do marido. Amiga, confidente e conselheira de Alzira (Lourdes Mayer).

DR. TEIXEIRA TORRES (Sérgio de Oliveira) – Diretor da faculdade e proprietário do Hospital Sagrado Coração, onde Eugênio (Cláudio Marzo) trabalha.

DR. MÁRIO (Fernando Almeida) – Médico e companheiro de Eugênio (Cláudio Marzo) no Hospital Sagrado Coração.

ISABEL (Neuza Amaral) – Mulher de Felipe Lobo (Jardel Filho) e mãe de Dora (Sônia Regina). Romântica e solidária, tem ciúmes da dedicação do marido ao  “Megatério”. É escrava dos institutos de beleza e das estilistas da moda, com os quais dispensa todo o seu tempo, esquecendo, às vezes, da própria filha.

DORA (Sônia Regina) – Filha de Felipe Lobo (Jardel Filho) e Isabel (Neuza Amaral). Considerada muito moderna para a época, tem um aguçado sentido de crítica sobre tudo e todos que a cercam. Tem uma personalidade absolutamente contestadora e luta pelo amor de Simão (Jonas Bloch) com todas as suas forças.

SIMÃO (Jonas Bloch) – Repórter revoltado, sarcástico e impiedoso com tudo o que acha errado e injusto. É apaixonado por Dora (Sônia Regina) e luta para manter o seu amor. Enfrenta Felipe Lobo (Jardel Filho), que não aceita o casamento de sua filha com um rapaz de origem judaica.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)