Por Memória Globo

Bazilio Calazans/Globo

Produção

Isabela Garcia e Otávio Muller em 'O Sexo dos Anjos', 1989 — Foto: Bazilio Calazans/Globo

As primeiras cenas de 'O Sexo dos Anjos' foram gravadas em uma estação de esqui, onde Isabela (Isabela Garcia) descansava de um congresso, antes de voltar ao Brasil.

Outras cenas da novela foram rodadas na Amazônia, onde vivia o verdadeiro padre Aurélio (Stênio Garcia).

A produção lançou mão de efeitos visuais para realizar as cenas em que os anjos, do Céu, observavam o dia a dia dos seres humanos na Terra.

Curiosidades

A novela 'O Terceiro Pecado', escrita por Ivani Ribeiro e exibida na TV Excelsior, em 1968, que inspirou a produção de O Sexo dos Anjos, tinha como protagonistas Nathalia Timberg (Anjo da Morte), Gianfrancesco Guarnieri (Emissário/Adriano) e Regina Duarte (Isabela).

Humberto Martins em 'O Sexo dos Anjos', 1989 — Foto: Bazilio Calazans/Globo

A novela marcou a estreia do ator Humberto Martins na TV Globo.

Lutero Luiz em 'O Sexo dos Anjos', 1989 — Foto: Bazilio Calazans/Globo

O ator Lutero Luiz, que interpretava o jardineiro Bastião, morreu durante a novela.

Abertura

Hans Donner na gravação da abertura de 'O Sexo dos Anjos', 1989 — Foto: Renato Neto/Globo

Na abertura da novela, um cupido, feito em computação gráfica, flechava jovens durante uma animada festa no Céu. O ator Luigi Baricelli, então desconhecido do grande público, participou da gravação. A música-tema da abertura era 'Matinê No Rian', de João Penca & Seus Miquinhos Amestrados, com participação especial de Paula Toller.

Figurino e Caracterização

Felipe Camargo, Isabela Garcia e Otávio Muller em 'O Sexo dos Anjos', 1989 — Foto: Bazilio Calazans/Globo

Sônia Soares lembra que o figurino de Felipe Camargo (Emissário/Adriano) foi usado como recurso para humanizar o personagem. Quando ele vem à Terra, veste um terno bem claro. Aos poucos, o terno vai escurecendo, até chegar ao azul-marinho. Nesse ponto, ele já tinha recebido a dádiva de ficar na Terra. A figurinista lembra que ele só vestia ternos e que isso incomodava o público. A ideia era que o personagem não trocasse de roupa, afinal era um anjo. Mas o telespectador não captou a proposta. Apesar disso, o diretor Roberto Talma bancou a ideia e não trocou o figurino do personagem.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)