Memoria Globo

Família Falcão

Dodô (José de Abreu) e Naná  (Arlete Salles) são os pais de Clóvis (Luis Lobianco), Ionan (Armando Babaioff), Remy (Vladimir Brichta) e Beto (Emilio Dantas), um famoso cantor de axé que é dado como morto depois da queda do avião que o levaria para fazer um show. O rapaz perdeu o voo e a falsa morte dele se torna fonte de renda para a família endividada. Remy e Karola (Deborah Secco), namorada do músico e amante do empresário, administram a farsa para ganhar dinheiro com a fama deixada por Beto.

Esse não é o único segredo que os Falcão guardam. Dodô e Naná também omitem detalhes do passado. O patriarca da família teve um caso com Gorete (Thalita Carauta) e é pai do pequeno Badu (Davi Queiroz). O segredo se torna insustentável quando Clóvis (Luis Lobianco) passa a namorar sua antiga amante e Beto descobre a verdade. Ao saber da notícia, Naná sai de casa e vai morar com Ionan, seu filho policial.

Para piorar a situação, Naná descobre que Remy (Vladimir Brichta) esconde drogas no bar da família e que chantageou o pai. Mas ela também guarda um segredo: Remy é filho dela com Nestor (Francisco Cuoco), farmacêutico e seu namorado no passado. No fim da novela, Dodô e Naná fazem as pazes, e Clóvis se casa com Gorete.

Família Câmara

Agenor (Roberto Bonfim) e Nice (Kelzy Ecard) são os pais de Rosa (Letícia Colin) e Maura (Nanda Costa). Machista e preconceituoso, Agenor trabalha como garçom no restaurante de Cacau (Fabíula Nascimento) e fica enfurecido ao descobrir que Maura é homossexual. Ele expulsa a filha de casa e a policial assume seu relacionamento com Selma (Carol Fazu).

Com o apoio de Selma, Maura faz uma inseminação artificial e engravida de seu amigo, o também policial Ionan (Armando Babaioff). Durante a gestação, eles têm um rápido romance, mas ele volta para sua ex-mulher Doralice (Roberta Rodrigues). Enquanto isso, Rosa sustenta a família com dinheiro da prostituição, sem que eles saibam.

O segredo de Rosa é revelado por Laureta (Adriana Esteves) e a jovem é expulsa de casa pelo pai, que a humilha. Dias depois, Nice consegue emprego no restaurante de Cacau e se revela uma grande chef de cozinha. Após sofrer algumas sabotagens do próprio marido, Nice toma coragem e pede a separação. No fim da trama, ela começa um romance com o marceneiro Vicente (Jayme Periard).

Enquanto isso, Rosa (Letícia Colin) e Ícaro (Chay Suede) se conhecem na casa de Laureta (Adriana Esteves) e se apaixonam. O relacionamento deles é conturbado porque Laureta também gosta do jovem e faz de tudo para separar o casal. Mas a relação é abalada quando Rosa conhece Valentim (Danilo Mesquita) e fica dividida entre ele e Ícaro, sem saber que os dois são meios-irmãos. No fim da trama, ela tem um filho com Ícaro, mas fica com Valentim, de quem também engravida.

Caco Ciocler, Fabíula Nascimento e Fabricio em Segundo Sol, 2018. Raquel Cunha/Globo — Foto: Globo

Roberval (Fabrício Boliveira) é motorista da família Severo Athayde (Odilon Wagner) e apaixonado por Cacau (Fabiula Nascimento), mas acaba descobrindo que a cozinheira mantém um caso com Edgar (Caco Ciocler), suposto filho do patrão e Claudine (Cassia Kis). A revolta do rapaz aumenta ao descobrir que, na verdade, ele é filho de Zefa (Claudia Di Moura) com Severo e que foi criado sem saber que tinha pai.

Após revelar o caso entre Cacau e Edgar, que é casado com Karen (Maria Luisa Mendonça), Roberval deixa a mansão dos Athayde e passa a trabalhar como operário em uma construção de luxo. Lá, conhece Laureta (Adriana Esteves), que o ajuda a conseguir dinheiro para recomeçar a vida fora do Brasil. Quase 20 anos depois, ele se torna um rico empresário, mas não perde o desejo de vingança.

Ao voltar da África, Roberval procura por Cacau. Os dois se reconciliam, mas no dia do casamento, ele descobre que ela o traiu novamente com Edgar, como também as falcatruas de Severo. O empresário denuncia o pai e compra a mansão dos Athayde. Mais uma vez, ele fica perplexo ao descobrir que Zefa é a mãe biológica de Edgar.

Durante sua estadia na mansão, Roberval desvenda os segredos da família e promove a reconciliação entre eles. Ele decide, então, voltar para o exterior já que não conseguiu reatar com Cacau, que acaba indo atrás dele no aeroporto. Os dois terminam juntos em Salvador.

Laureta (Adriana Esteves) e a garota de programa Karola (Deborah Secco) são capazes de tudo para conseguir o que querem: separar Beto Falcão (Emilio Dantas) e Luzia (Giovanna Antonelli). Laureta é apaixonada pelo cantor de axé, apesar de traí-lo com Remy, irmão e empresário do músico.

Karola, Remy e Laureta formam um trio movido por dinheiro. Eles conseguem a separação de Beto e Luzia por quase 20 anos. No entanto, Laureta não é responsável apenas pelos crimes cometidos contra o casal. Ela é uma poderosa figura da cena noturna de Salvador e usa a profissão de “promoter” de eventos como fachada para agenciar garotos de programa. Com o respaldo do capanga, Galdino (Narcival Rubens), a cafetina chantageia os clientes com informações pessoais para conseguir mais dinheiro e, se for preciso, mata os desafetos com uma injeção.

Segredos de Karola e Remy são deixados no passado por Laureta. Filha de Nestor (Francisco Cuoco), ela mantém a mãe, Dulce (Renata Sorrah), isolada em uma casa afastada de Salvador, onde guarda parte de sua fortuna. Ela também esconde de Remy a informação de que é sua meia-irmã por parte de pai. Além disso, na juventude, ela foi amante de Severo (Odilon Wagner) com quem teve a filha Karola.

Ao descobrir a identidade dos pais biológicos, Karola fica desnorteada. Mesmo assim, ela pede ajuda a Laureta para se vingar de Beto Falcão. Mas, durante uma de suas armadilhas, ela é alvejada, sem querer, por Laureta, que vai para a cadeia e deixa o presídio como candidata a deputada. Remy se torna cafetão no lugar da vilã.

Adriana Esteves e Deborah Secco em Segundo Sol, 2018. Paulo Belote/Globo — Foto: Globo

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)