Por Memória Globo

Alex Carvalho/Globo

CENOGRAFIA E ARTE

O palácio Sans Souci, em Buenos Aires, na Argentina, foi a locação escolhida para a mansão Mahler, palco dos principais acontecimentos da trama. Construído entre 1914 e 1918, o palácio tem como inspiração a arquitetura francesa, e retrata a elegância e a opulência dos Mahler.

A cenografia foi idealizada por Alexandre Gomes e Fábio Rangel. Os jardins, as áreas externas da casa e alguns de seus salões internos são cenários-chaves para a história.

Marcos Palmeira e Dira Paes em O Rebu - 2ª Versão, 2014 — Foto: Alex Carvalho/Globo

Os móveis, de origem turca, são cobertos por veludo vermelho, assim como alguns bancos em frente ao hall de entrada. Esse tipo de tecido é usado em toda a decoração, assim como no figurino, justamente por passar o conceito de riqueza. A pista de dança também tem vitrais para os jardins de fundo da mansão, onde fica a piscina. No ambiente também é usado um jogo de luz branca através de outra estrutura de LED, onde fica o DJ da festa.

Patricia Pillar e Sophie Charlotte em O Rebu - 2ª Versão, 2014 — Foto: Estevam Avellar/Globo

Com 620 m², o salão principal da mansão foi construído em estúdio e ficou montado durante todo o período de gravação. A equipe de cenografia se preocupou com a continuidade, já que havia cenas começando na externa, entrando no estúdio e depois saindo para a externa de novo. Outros ambientes criados em estúdio foram os quartos de Angela e Duda (Sophie Charlotte), a cozinha, o escritório de Angela e o salão de jogos, onde o delegado Pedroso (Marcos Palmeira) e sua equipe se instalaram durante a investigação.

Tony Ramos em O Rebu - 2ª versão, 2014 — Foto: Estevam Avellar/Globo

As redes sociais ganham destaque na trama. As fotos e comentários na web ajudaram nas investigações do delegado Pedroso (Marcos Palmeiras). Para produzir selfies e fotos realistas da festa de Angela Mahler (Patricia Pillar), durante a gravação, a equipe de produção de arte e o elenco fizeram diversas fotos com cerca de 30 aparelhos, entre smartphones e tablets. Em três semanas de gravação, foram feitas mais de 3,5 mil fotos. As cenas da festa mostram os convidados tirando fotos e postando com seus celulares. A hashtag #FestaAngelaMahler foi usada pelos personagens na rede social fictícia.

FIGURINO E CARACTERIZAÇÃO

As equipes de Cao Albuquerque e Natalia Duran, no figurino, e Marcelo Dias e Marcos Padilha, na caracterização, trabalharam em conjunto para dar o tom de sofisticação e glamour aos personagens da alta sociedade.

Os vestidos, cabelos e maquiagens dos papéis femininos fizeram sucesso. O figurino da anfitriã Angela Mahler (Patricia Pillar), por exemplo, feito com veludo preto-azulado, reforçava o tom de imponência da personagem. Os cabelos curtos de Duda (Sophie Charlotte) foram tendência.

Patricia Pillar, Jean Pierre Noher, Sophie Charlotte em O Rebu - 2ª Versão, 2014 — Foto: Estevam Avellar/Globo

Um grande desafio para as duas equipes foi a continuidade, já que a narrativa não era linear. Como a trama se passa em três tempos (a festa, a investigação no dia seguinte e os flashbacks), a caracterização e o figurino ajudaram a marcar as fases da novela. Boa parte da história se passou na noite da festa e os personagens usaram por muitos capítulos o mesmo figurino. Por isso, cada ator tinha, no mínimo, duas peças de roupas iguais. Angela Mahler era a exceção: tinha sete vestidos iguais.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)