A novela satiriza a alta sociedade brasileira a partir do playboy Bubi Mariano (Jorge Dória), um ex-milionário que continua morando na zona sul do Rio de Janeiro e frequentando a alta sociedade, apesar de sobreviver, em segredo, da venda de quadros de sua pinacoteca. O pintor Caxuxo (Milton Gonçalves), seu amigo, reproduz os originais que enfeitam sua casa. À beira da falência, Bubi decide dar um golpe nos grã-finos que o cercam. Mas seu plano não dá certo e ele acaba perdendo a mulher, Noêmia (Sandra Bréa), e a filha, Maíra (Marly Aguiar).
Abertura da novela 'O Pulo do Gato' (1978).
Autoria: Bráulio Pedroso | Direção: Jardel Mello | Supervisão: Walter Avancini | Período de exibição: 16/01/1978 – 28/07/1978 | Horário: 22h | Nº de capítulos: 140
PERSONAGENS
BUBI MARIANO (Jorge Dória) – Playboy, ex-milionário, faz tudo para manter as aparências. Casado com Noêmia (Sandra Bréa) e pai de Maíra (Marly Aguiar), vive cercado de belas mulheres, mora na Zona Sul e continua frequentando a alta sociedade, apesar de, nos últimos anos, sobreviver com o dinheiro da venda de quadros de sua pinacoteca, fato que mantém em segredo.
BASTIDORES
Paulo Silvino foi convidado por Boni, superintendente de Produção e Programação da Globo na época, para fazer a narração da história. A ideia era ter uma locução diferente daquela que os telespectadores estavam acostumados a ouvir na programação da Globo. Boni pediu a Silvino que encontrasse uma palavra que marcasse a retrospectiva dos capítulos. Inspirado pelos seriados 'Batman' e 'Super-Homem', o ator então sugeriu inserir a pergunta “Confere?” ao final de cada frase, o que passou a ser a marca registrada da narração da novela. Paulo Silvino só apareceu para o público no último capítulo.
TRILHA SONORA
'Eu e Meu Gato', na voz de Rita Lee foi a música de abertura. A trilha sonora conta com interpretações de Tim Maia, Zezé Motta, Moraes Moreira, Martinho da Vila, entre outros.
EXCLUSIVO MEMÓRIA GLOBO
Entrevista da atriz Neuza Amaral ao Memória Globo sobre sua personagem na novela 'O Pulo do Gato'.
GALERIA DE VÍDEOS
'O Pulo do Gato' (1978): cena em que Bubi (Jorge Dória) conta suas peripécias amorosas a um repórter (Reinaldo Gonzaga) e um fotógrafo (Tonico Pereira).
'O Pulo do Gato' (1978): cena em que Caxuxo (Milton Gonçalves) apresenta a Bubi (Jorge Dória) a reprodução que fez do quadro de Di Cavalcanti, para que o playboy possa vender o original sem perder a pose, tendo a cópia perfeita em sua casa.
'O Pulo do Gato' (1978): cena em que Noêmia (Sandra Bréa) termina com Bubi (Jorge Dória), e os amigos Pacheco (Carlos Kroeber) e Jarelli (Felipe Carone) se recusam a emprestar dinheiro ao playboy. Ele promete, então, dar “o pulo do gato”. Com Caxuxo (Milton Gonçalves), Maristela (Ítala Nandi), Bilu (Mara Rúbia), Lígia (Neuza Amaral), Regina (Lady Francisco) e Chiquinho (Pedro Paulo Rangel) entre outros. Participação: Hildegard Angel.
'O Pulo do Gato' (1978): cena em que Bubi (Jorge Dória) apresenta provas que incriminam Jarelli (Felipe Carone), só restando a este ceder à chantagem e dividir sua fortuna com o playboy. Com Maristela (Ítala Nandi) e Bilu (Mara Rúbia).
'O Pulo do Gato' (1978): cena em que Olegário (Rui Resende) pede permissão aos pais – Horácio (Francisco Dantas) e Zilda (Monah Delacy) – de Sofia (Camilla Amado) para casar-se com ela.
'O Pulo do Gato' (1978): cena em que o narrador (Paulo Silvino) apresenta o final dos personagens. Participação especial do craque Paulo César.
Na cena final, o narrador (Paulo Silvino) apresenta o show de Bilu (Mara Rúbia), com participação dos demais personagens da novela.
Fonte: