Por Memória Globo

Renato Rocha Miranda/Globo

Baby e Tony

Baby (Juliana Didone) e Tony (Daniel Ávila) vivem um amor que contraria as famílias do casal. No início da história, ele é um adolescente revoltado, que não gosta de ter responsabilidades. Ao se apaixonar por Baby, no entanto, Tony muda completamente.

Os dois enfrentam muitos obstáculos para ficarem juntos: a mãe dela, Ester (Vera Zimmermann), acha que a filha é muito nova para namorar; a mãe dele, Lia (Nívea Maria), não gosta de saber que o filho está apaixonado pela filha de uma mulher desquitada e sem dinheiro. Além disso, a melhor amiga de Baby, Wanda (Samara Felippo), vive tramando para atrapalhar os encontros entre os dois, já que ela, na realidade, é apaixonada por Tony.

Vera Zimmermann, Juliana Didone e Maurício Mattar em O Profeta, 2006 — Foto: Willian Andrade/Globo

Piragibe

Sem nenhuma obrigação a cumprir, Piragibe (Luis Gustavo), pai de Sônia (Paolla Oliveira), aposentou-se precocemente e se tornou um fiscalizador dos hábitos e costumes da vizinhança. Vive implicando com Tereza (Paula Burlamaqui), para quem aluga um dos quartos de sua casa – e com Dedé (Zezeh Barbosa), sua cozinheira. Piragibe guarda ainda um segredo: ele não consegue esquecer Teodora (Neusa Maria Faro) e Hilda (Ana Lúcia Torre), suas namoradas no passado.

Luis Gustavo, Paolla Oliveira e Simone Spoladore em O Profeta, 2006 — Foto: Sergio Zalis/Globo

Rúbia e Ernesto

Rúbia (Rosi Campos), casada com o bon vivant Ernesto (Mário Gomes), sustenta sozinha a casa e os três filhos: Gisele (Fernanda Rodrigues), Isaías (Gabriel Canella) e Benjamin (Renan Ribeiro). Ernesto trata Rúbia como uma princesa, enchendo-a de mimos e paparicos, o que faz com que ela não perceba o malandro que ele é. Esses personagens são responsáveis pelas cenas de comédia da história.

Rosi Campos e Fernanda Souza em O Profeta, 2006 — Foto: Willian Andrade/Globo

Alceu e Miriam

Outro personagem importante na história é Alceu (Nuno Leal Maia), dono da famosa lanchonete local, onde todos os jovens costumam se encontrar. Alceu é casado com Miriam (Juliana Baroni), uma mulher bonita e atraente, muito mais jovem que ele. Miriam é daquelas que trai o marido com todos os homens do bairro, mas Alceu nem desconfia da mulher.

Juliana Baroni e Nuno Leal Maia em O Profeta, 2006 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)