Por Memória Globo

Victor Pollak/Globo

A novela de Ivani Ribeiro foi exibida pela primeira vez em 1977, na TV Tupi. A versão apresentada por Duca Rachid e Thelma Guedes trouxe novas tramas e foi ambientada na década de 1950, diferentemente da primeira, que era contemporânea. Além disso, os nomes dos personagens foram modificados: o protagonista da história de Ivani Ribeiro chamava-se Daniel, interpretado por Carlos Augusto Strasser.

Walcyr Carrasco foi o supervisor de texto da novela. Ele trabalhou com Duca Rachid e Thelma Guedes na adaptação da história e ajudou na definição da trama e na criação de alguns personagens.

A atriz Nicette Bruno fez uma participação especial no primeiro capítulo de O Profeta, como Cleide, uma mulher misteriosa que, ao conhecer Marcos ainda menino, percebe seu dom. O nome da personagem foi uma homenagem dos autores à Ivani Ribeiro, que se chamava Cleide.

O personagem Marcos quando criança foi interpretado pelo ator Gabriel Moura.

Gabriel Moura e Nicette Bruno em O Profeta, 2006 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

Para dar vida a personagens da década de 1950, os atores tiveram aula de comportamento e dança – rock, bolero e valsa – com a coreógrafa Regina Miranda; de interpretação, com a preparadora Andréa Cavalcanti; e de fonologia, com a fonoaudióloga Leila Mendes.

O ator Thiago Fragoso visitou centros espíritas e leu livros sobre o assunto para entender melhor o universo do seu personagem, Marcos. Já a atriz Fernanda Souza precisou engordar oito quilos para interpretar a desajeitada e gordinha Carola.

O Profeta recebeu o Prêmio Contigo! de melhor par romântico de 2007, formado por Marcos (Thiago Fragoso) e Sônia (Paolla Oliveira).

Carol Castro, Nívea Maria e Fernanda Souza em O Profeta, 2006 — Foto: Renato Rocha Miranda/Globo

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)