A novela de Ivani Ribeiro foi exibida pela primeira vez em 1977, na TV Tupi. A versão apresentada por Duca Rachid e Thelma Guedes trouxe novas tramas e foi ambientada na década de 1950, diferentemente da primeira, que era contemporânea. Além disso, os nomes dos personagens foram modificados: o protagonista da história de Ivani Ribeiro chamava-se Daniel, interpretado por Carlos Augusto Strasser.
Walcyr Carrasco foi o supervisor de texto da novela. Ele trabalhou com Duca Rachid e Thelma Guedes na adaptação da história e ajudou na definição da trama e na criação de alguns personagens.
A atriz Nicette Bruno fez uma participação especial no primeiro capítulo de O Profeta, como Cleide, uma mulher misteriosa que, ao conhecer Marcos ainda menino, percebe seu dom. O nome da personagem foi uma homenagem dos autores à Ivani Ribeiro, que se chamava Cleide.
O personagem Marcos quando criança foi interpretado pelo ator Gabriel Moura.
Para dar vida a personagens da década de 1950, os atores tiveram aula de comportamento e dança – rock, bolero e valsa – com a coreógrafa Regina Miranda; de interpretação, com a preparadora Andréa Cavalcanti; e de fonologia, com a fonoaudióloga Leila Mendes.
O ator Thiago Fragoso visitou centros espíritas e leu livros sobre o assunto para entender melhor o universo do seu personagem, Marcos. Já a atriz Fernanda Souza precisou engordar oito quilos para interpretar a desajeitada e gordinha Carola.
O Profeta recebeu o Prêmio Contigo! de melhor par romântico de 2007, formado por Marcos (Thiago Fragoso) e Sônia (Paolla Oliveira).