Por Memória Globo

Memoria Globo

Príncipe ou vilão ?

Clara (Bianca Bin) e o avô Josafá (Lima Duarte) têm um bar na beira da estrada no Jalapão. Os dois lidam com a perda de Jonas (Eucir de Souza), pai de Clara e filho de Josafá, morto em uma explosão em busca de esmeraldas. Com a ajuda de Mercedes (Fernanda Montenegro), amiga da família, vidente e curandeira da região, Clara começa a trabalhar como professora das crianças do quilombo e estreita os laços de amizade com o médico voluntário Renato (Rafael Cardoso), que é apaixonado por ela.

Durante um dia de folga, a jovem conhece Gael (Sergio Guizé) no capim dourado e os dois se apaixonam. Ficam noivos em pouco tempo e o casamento é agilizado por Sophia (Marieta Severo), mãe de Gael. A socialite descobre que as terras da nora têm esmeraldas e enxerga nesta oportunidade a chance de salvar todos da decadência financeira, já que o dinheiro da família está no fim.

Casada, a ex-professora deixa o Jalapão e vai morar com a família de Gael, em Palmas. Mas o conto de fadas dura pouco. Na noite de núpcias, Clara é agredida pelo marido, mas aceita o pedido de perdão. No entanto, as agressões aumentam e ela é levada com frequência para o hospital. Lá, recebe o apoio do médico Renato (Rafael Cardoso), que ainda nutre um amor pela vítima de violência doméstica. Cansada das surras, Clara decide denunciar Gael, mas descobre que está grávida e recua.

Bianca Bin, Lima Duarte, Marieta Severo e Sergio Guizé em O Outro Lado do Paraíso, 2017. Raquel Cunha/Globo — Foto: Globo

Internação compulsória

Sophia (Marieta Severo) não mede esforços para conseguir o que deseja. Viúva, mãe de três filhos, Gael (Sergio Guizé), Lívia (Grazi Massafera) e Estela (Juliana Caldas), ela comanda os investimentos da família com o dinheiro da venda das fazendas de soja deixadas pelo marido. Preocupada com a decadência financeira, Sophia tem um novo plano: explorar as esmeraldas das terras de Josafá (Lima Duarte), avô de Clara (Bianca Bin).

Ela pressiona Gael para convencer Clara a permitir a exploração das terras. Mas a jovem se recusa. Ela acredita que as pedras são amaldiçoadas porque perdeu o pai explorando o mineral. Diante da negativa da nora, Sophia muda a estratégia e, após o nascimento do neto Tomaz (Vitor Figueiredo), coloca seu plano em prática. Ela consegue provocar a separação de Gael e Clara. Em seguida, ao notar o apego exagerado de Lívia ao sobrinho, Sophia promete entregar Tomaz para ela que não pode ser mãe. Em contrapartida, Lívia ajuda Sophia a drogar Clara.

As drogas usadas por Lívia e o laudo médico, que atestam os problemas psicológicos de Clara, são frutos de uma chantagem emocional de Sophia contra Samuel (Eriberto Leão). Para não ter a homossexualidade exposta em Palmas, no Tocantins, o psiquiatra colabora com a vilã. Sophia, que ainda deu dinheiro para o delegado Vinícius (Flávio Tolezani) e o juiz Gustavo (Luis Melo), consegue internar a nora a força em um hospício.

Com a tutela do neto, Sophia expulsa Josafá (Lima Duarte) de suas terras no Jalapão e começa a explorar as esmeraldas. Ao voltar de viagem, Gael estranha o sumiço da ex-mulher, mas a vilã o convence que Clara abandou toda família.

Marieta Severo e Juliano Cazarré em O Outro Lado do Paraíso, 2017. Raquel Cunha/Globo — Foto: Globo

A lei do retorno

Presa em uma clínica psiquiátrica isolada em uma ilha, Clara (Bianca Bin) conhece Beatriz (Nathalia Timberg), mulher culta e rica, que foi internada à força pela neta Fabiana (Fernanda Rodrigues). As duas se tornam amigas e, durante os dez anos de internação, Clara aprende com ela idiomas, literatura, história da arte e cultura em geral.

Além dos ensinamentos, Beatriz revela que é dona de uma fortuna escondida no fundo falso de sua residência no Rio de Janeiro: três telas autênticas de Picasso, Toulouse Lautrec e Van Gogh. Debilitada pela idade avançada, a senhora faz um testamento deixando todos os bens para Clara e dá as coordenadas para a amiga encontrar seu sobrinho, o advogado Patrick (Thiago Fragoso).

Ao longo dos anos, através das conversas com a amiga, Clara se dá conta do golpe sofrido por Sophia. Ela promete escapar para fazer justiça e recuperar a guarda do filho Tomaz (Vitor Figueiredo). Durante esse tempo, ele foi criado por Lívia (Grazi Massafera) que se casou com Renato (Rafael Cardoso). O médico cedeu às investidas de Lívia, mas nunca esqueceu Clara. E é ele quem descobre o paradeiro da jovem.

Com a morte de Beatriz, o médico vê a oportunidade de tirar a ex-professora do hospício e pede para ela entrar no caixão da paciente. Entretanto, o caixão segue o procedimento da clínica e é arremessado ao mar. Apesar do plano não ter dado certo, Clara consegue sobreviver e é resgata por pescadores.

Clara é levada pelos pescadores até a casa de Beth (Gloria Pires). As duas já haviam se conhecido por acaso em um shopping e Beth, agora chamada de Duda, ajuda a ex-professora a fugir para o Rio de Janeiro. No Rio, ela recupera as obras de Beatriz e conhece Patrick. Após ficar milionária, Clara faz um retorno triunfal a Palmas. Para o espanto de todos os seus algozes, ela ressurge como Embaixatriz da Infância do Tocantins e anuncia ao microfone: “Não imaginam o prazer que é estar de volta”. Depois disso, ela começa a se vingar.

Vinganças de Clara

O primeiro alvo de Clara é Gael (Sergio Guizé), seu ex-marido. Apesar de jurar não ter participado de sua internação, ele tenta agarrá-la a força. Com a ajuda de Patrick (Thiago Fragoso), que flagra a situação, Clara denuncia Gael e ele é preso. Na cadeia, o playboy é agredido e se arrepende de seu passado como agressor de mulheres.

Perplexa com a volta de Clara e a prisão do filho, Sophia (Marieta Severo) tenta, sem sucesso, interditá-la novamente. Dias depois, a vilã é presa ao sofrer uma denúncia de más condições de trabalho no garimpo. A investigação, que teve o apoio de Clara, foi conduzida pelo delegado Bruno (Caio Paduan) e a juíza Raquel (Érika Januza) e reuniu provas contra a dona do garimpo. Sophia fica pouco tempo na prisão, mas Clara não desiste de se vingar e continua lutando pela guarda do filho.

O médico Samuel (Eriberto Leão) também está na mira de Clara, já que foi ele quem assinou sua interdição a mando de Sophia. Com o apoio de Patrick, ela descobre que o psiquiatra tem vida dupla. Ele mantém um casamento de fachada com Suzy (Ellen Rocche) e um relacionamento secreto com Cido (Rafael Zulu). A socialite arma para Adnéia (Ana Lucia Torre), a mãe de Samuel, e Suzy descobrirem a verdade, e Samuel tem a vida exposta na sociedade.

Outros alvos de Clara são o delegado Vinícius (Flávio Tolezani) e o juiz Gustavo (Luis Melo), que ajudaram Sophia a interditá-la através de medidas judiciais. Ela descobre que Vinícius é pedófilo e abusou da enteada Laura (Bella Piero). Já Gustavo é sócio de um bordel. Clara ajuda Laura a prender o padrasto e arma um flagrante para a mulher do juiz, Nádia (Eliane Giardini), pegá-lo na cama com uma prostituta. Vinícius é morto durante uma rebelião na cadeia. E Gustavo perde a esposa, além de ser afastado do cargo.

Sergio Guizé, Bianca Bin e Thiago Fragoso em O Outro Lado do Paraíso, 2017. Rafael Campos/Globo — Foto: Globo

Noiva do inimigo

Lívia (Grazi Massafera) percebe que o marido, o médico Renato (Rafael Cardoso) está levando Tomaz (Vitor Figueiredo) para encontrar a mãe biológica Clara (Bianca Bin), e fica furiosa. Ela pede o divórcio e passa a perder o sobrinho aos poucos, já que ele se encanta por Clara e pelo bisavô, Josafá (Lima Duarte).

Além de aproximar Tomaz de Clara, Renato tenta conquistá-la e consegue. Ele a pede em casamento, mas no dia do matrimônio, a socialite descobre que Renato tentou matá-la e é aliado de Sophia (Marieta Severo). O médico conhecia o pai de Clara e sempre esteve interessado em suas esmeraldas. Furioso com Clara, Renato promete vingança.

Com o fim do noivado, Patrick (Thiago Fragoso), que sempre esteve ao lado da socialite desde que ela escapou do hospício, decide não esperar mais para declarar seu amor por Clara. Surpresa e alegre com o gesto, ela fica com o advogado. O relacionamento dos dois não dura muito tempo. Clara descobre que a meia-irmã Adriana (Julia Dalavia) gosta do advogado e abre mão de seu amor com a desculpa de que ainda gosta do ex-marido Gael (Sergio Guizé).

Tesouradas de Sophia

Ao sair da prisão, Gael (Sergio Guizé) procura a benzedeira Mercedes (Fernanda Montenegro) porque deseja se redimir e ainda tem esperança de reconquistar a ex-mulher Clara (Bianca Bin). Durante um encontro com Mercedes, o playboy lembra que era agredido na infância por sua mãe, Sophia (Marieta Severo). Ele promete ajudar Clara e começa a investigar o passado da dona do garimpo.

Com a ajuda do ex-garimpeiro Xodó (Anderson Tomazini), Gael descobre que sua mãe é a assassina das tesouradas no Tocantins. Ela é a responsável pelas mortes dos garimpeiros Rato e Mariano (Juliano Cazarré). Ainda desnorteado com as informações, Gael conta tudo para Clara e pressiona a mãe, que confessa ser responsável por outros assassinatos.

Em busca de provas contra Sophia, Clara descobre que Mercedes (Laura Cardoso) esconde um segredo da vilã. E, com a ajuda da dona do bordel, do advogado Patrick (Thiago Fragoso) e do delegado Bruno (Caio Paduan), ela consegue pegar Sophia em flagrante. Mercedes simula que quer dinheiro para não contar que Sophia matou um amante e a vilã tenta assassiná-la, sem sucesso. A polícia chega a tempo de salvar Mercedes, mas Sophia foge.

Fernanda Montenegro em O Outro Lado do Paraíso, 2017. Marília Cabral/Globo — Foto: Globo

Fim da novela

Desde que foi abandonado por Clara (Bianca Bin), Renato (Rafael Cardoso) não se conforma em não ser o dono do garimpo e trama contra a ex-noiva. Ao lado de Fabiana (Fernanda Rodrigues), o médico planeja o sequestro de Tomaz (Vitor Figueiredo). Os dois levam o garoto para um cativeiro e exigem uma quantia alta de resgate.

Ao lado do ex-marido Gael (Sergio Guizé), do ex-namorado Patrick (Thiago Fragoso) e da polícia, Clara invade o cativeiro e, depois de troca de tiros, Renato é morto e Fabiana é presa. Patrick e Gael são alvejados e hospitalizados, mas sobrevivem. Dias depois, eles acompanham a ex no julgamento de Sophia.

A vilã é surpreendida no tribunal com a aparição de Mariano (Juliano Cazarré). O ex-garimpeiro sobreviveu ao ataque e ajuda a endossar a acusação contra Sophia, que é declarada culpada. Mas a vingança de Clara só termina quando vê o veredito: Sophia é internada em um manicômio.

Com o fim do julgamento de Sophia, Patrick decide voltar para o Rio de Janeiro, mas Clara pede para ele ficar. Os dois reatam e se casam.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)