Abertura da novela O Mapa da Mina (1993).
A trama principal de O Mapa da Mina gira em torno de um tesouro escondido. A história tem início quando uma quadrilha rouba dez milhões de dólares em diamantes no Uruguai. Para escapar da polícia, um dos ladrões, Rodolfo Torres de Almeida (Mauro Mendonça), foge para a Argentina. Seu companheiro, Ivo Simeone (Paulo José), viaja para São Paulo com as joias. Ivo resolve esconder as pedras preciosas e, para ter certeza de que não esquecerá o esconderijo, manda tatuar um mapa acima do bumbum de uma menina, filha de sua vizinha. O ladrão tem o cuidado de fotografar a moça para poder identificá-la no futuro. Ivo é preso e, oito anos depois, quando sai da cadeia, morre atropelado. Antes, no entanto, consegue contar o segredo sobre o mapa da mina para o filho Rodrigo (Cássio Gabus Mendes). O rapaz segue as pistas indicadas pelo pai e descobre que a jovem que carrega o mapa tatuado é Elisa (Carla Marins), uma noviça enclausurada num convento, prestes a fazer votos perpétuos.
Autoria: Cassiano Gabus Mendes | Colaboração: Maria Adelaide Amaral, Gugu Keller, Walkíria Portero e Djair Cardoso | Direção: Denise Saraceni, Gonzaga Blota, Roberto Naar e Flávio Colatrello | Direção geral: Gonzaga Blota | Período de exibição: 29/03/1993 – 04/09/1993 | Horário: 19h10 | Nº de capítulos: 137
HOMENAGEMCassiano Gabus Mendes faleceu 15 dias antes do término da novela, mas deixou escritos os capítulos finais. O autor ganhou uma homenagem no último capítulo: Lima Duarte, em participação especial, fez um discurso emocionado sobre o novelista, em nome da TV Globo e de toda a equipe da novela. Em seguida, os créditos foram exibidos sem som.
Lima Duarte faz um discurso emocionado sobre o autor Cassiano Gabus Mendes, em nome da Globo e de toda a equipe da novela. Cassiano faleceu 15 dias antes do término de “O Mapa da Mina”.
Apesar da construção de uma trama bem-humorada, o autor mostrou uma preocupação social ao abordar assuntos como alcoolismo e crianças carentes. Em determinado momento da história, foi inserida uma campanha preparatória para o especial Criança Esperança. Foram criadas cenas em que vários personagens manifestavam sua preocupação com o problema dos menores abandonados e a violência contra a criança, além de se comprometerem a colaborar com a campanha, fazendo doações em dinheiro.
O ator Dennis Carvalho.
GALERIA DE VÍDEOS
Making of da abertura da novela “O Mapa da Mina”. Apresentação de Miguel Falabella, 24/04/1993.
Episódio com Fernanda Montenegro e Nair Bello foi ao ar em 1993
Cena em que Elisa (Carla Marins) – contra sua vontade, para atender a um pedido de Wanda (Malu Mader) – termina com Rodrigo (Cássio Gabus Mendes).
Cena final de Madalena (Fernanda Montenegro) e Tony (Luis Gustavo). Com Antônia (Ana Rosa).
Cena em que Rodolfo (Mauro Mendonça) é preso por Raul (Tato Gabus Mendes). Com Tatiana (Eva Wilma), Bruna (Carolina Ferraz) e Carolina (Tatyane Goulart). “O Mapa da Mina” marca a estreia de Carolina Ferraz na Globo.
Cena em que Raul (Tato Gabus Mendes) entrega parte do roubo a Rodrigo (Cássio Gabus Mendes). Cássio e Tato são irmãos na vida real e filhos do autor de “O Mapa da Mina”, Cassiano Gabus Mendes.
Cena em que Bruna (Carolina Ferraz) decide ficar com Raul (Tato Gabus Mendes). “O Mapa da Mina” marca a estreia de Carolina Ferraz na Globo.
Cena final da novela, em que Wanda (Malu Mader) fica com Rodrigo (Cássio Gabus Mendes). Com Zilda (Nair Bello) e Joe (Pedro Paulo Rangel).