Memoria Globo

DR. DARIO RODRIGUES (Leonardo Villar) – Advogado que herdou do pai um conhecido escritório. Não é apegado a dinheiro e prefere defender os pobres, atitude que o faz perder grande parte de sua clientela. Para agradar a mulher, Flávia (Lilian Lemmertz), continua frequentando a alta sociedade. Parece deixar-se levar por ela, mas sabe exatamente o que quer. Ótimo pai para Sônia (Elizabeth Savala), tem um carinho especial por Joyce (Lídia Brondi), sua sobrinha.

FLÁVIA RODRIGUES (Lilian Lemmertz) – Mulher de Dario (Leonardo Villar) e mãe de Sônia (Elizabeth Savala). Orgulhosa de sua origem aristocrática, às vezes parece frívola por tentar reconquistar alguns clientes que o marido perdeu. Frequenta todo tipo de acontecimento social, sempre com o objetivo de readquirir a clientela para o escritório. Vê na sobrinha Joyce (Lídia Brondi), filha de sua irmã Senhorinha (Mira Palheta), uma eterna lembrança desagradável.

SÔNIA RODRIGUES (Elizabeth Savala) – Filha de Dario (Leonardo Villar) e Flávia (Lilian Lemmertz). Boa moça, não dá a menor preocupação aos pais, a não ser pelo fato de nunca namorar, pensando num relacionamento futuro. Não tem ainda um objetivo na vida, mas vai às últimas consequências quando se trata da felicidade da prima Joyce (Lídia Brondi), de quem cuida como mãe desde os 10 anos de idade. Elas são muito unidas, mas acabam gostando do mesmo rapaz. Depois que conhece Paulo (David Cardoso), sofre por querer abrir mão dele em favor de Joyce.

JOYCE (Lídia Brondi) – Sobrinha de Dario (Leonardo Villar) e Flávia (Lilian Lemmertz). Foi morar com os tios depois da morte da mãe, Senhorinha (Mira Palheta) e do desaparecimento de seu pai, Jocemar (Gilberto Martinho). Tem a saúde frágil, especialmente por traumas adquiridos na infância, e sente certa hostilidade da parte de Flávia. Adora a prima Sônia (Elizabeth Savala), com quem se sente segura. Herdou algumas manias de sua mãe, como a de exagerar nos perfumes, o que incomoda Flávia.

AMÉLIA (Maria Pompeu) – Governanta antiga dos Rodrigues, para quem trabalha há 20 anos. Sabe-se muito pouco de sua vida particular. Foi casada e tem uma filha, Mariana (Patrícia Parker), que vive com o pai desde a separação. É muito reservada e misteriosa com relação ao seu passado. Gosta muito de Joyce (Lídia Brondi), como gostava de sua mãe Senhorinha (Mira Palheta).

LÍDIA (Vera Brito) – Governanta da casa dos Dib.

SENHORINHA (Mira Palheta) – Mãe de Joyce (Lídia Brondi) e irmã de Flávia (Lilian Lemmertz). Inexperiente e romântica, casou-se muito cedo com Jocemar (Gilberto Martinho), e os dois nunca viveram bem. Muito vaidosa, exagera nos perfumes. Num momento de desespero, suicida-se, deixando a filha muito pequena. A personagem só aparece em flashback, quando Joyce se lembra da mãe.

JOCEMAR (Gilberto Martinho) – Pai de Joyce (Lídia Brondi). Homem aventureiro, casou-se com Senhorinha (Mira Palheta), mas os dois nunca foram felizes. Após a morte da mulher, desaparece sem deixar pistas. Será descoberto por Alberto (John Herbert), de quem se torna amigo.

SUZANA (Eliana Araújo) – Secretária do escritório de advocacia.

JOSÉ (Rômulo Arantes) – Estudante de medicina, amigo de Sérgio (Cleston Teixeira).

MIGUEL (Wagner Vaz) – Irmão de Marina (Suzane Carvalho).

ANITA (Ressie Marie) – Copeira da família Rodrigues.

MÁRIO (Orion Ximenes) – Motorista da família Rodrigues.

MARIANA (Patrícia Parker) – Filha de Amélia (Maria Pompeu), que vive com o pai.

ANTÔNIO VILLANI (Castro Gonzaga) – Grande empresário, dono de uma transportadora. Trabalhou muito até chegar onde está e faz questão de demonstrar ostentação, luxo e riqueza. Rude no relacionamento com os empregados, gasta muito dinheiro com a mulher Suleima (Cleide Blota) e os filhos Paulo (David Cardoso) e Raquel (Alzira Andrade). Sua figura não lembra a de um milionário, chegando a ser, algumas vezes, ridículo e grotesco diante de suas pretensões.

SULEIMA VILLANI (Cleide Blota) – Mulher de Antônio (Castro Gonzaga), mãe de Paulo (David Cardoso) e Raquel (Alzira Andrade). Ajudou na ascensão do marido, embora sempre negue esse fato. De origem muito simples, não consegue aprender o traquejo social, pois no fundo não gosta de frequentar a alta sociedade. Adora fazer amizade com pessoas mais humildes, identificando-se com as famílias dos empregados da transportadora do marido.

PAULO VILLANI (David Cardoso) – Filho de Antônio (Castro Gonzaga) e Suleima (Cleide Blota). Jovem médico, trabalha como assistente de seu tio Valdir (José Augusto Branco), médico da família Rodrigues, e no Hospital Espírito Santo. De boa formação moral, tem um ótimo caráter. Torna-se amigo da família Rodrigues quando vai atender a uma emergência na casa. Na ocasião, conhece Sônia (Elizabeth Savala) e Joyce (Lídia Brondi), às quais dedicará todas as suas horas livres, o que vai gerar enormes dúvidas em relação ao seu verdadeiro amor.

OLÍVIA ESPÍRITO SANTO (Ana Lúcia Torre) – Mulher de Pascoal (Nelson Datas), mãe de Sérgio (Cleston Teixeira) e Maria Luiza (Alba Valéria). Não se conforma com a excessiva dedicação do marido ao hospital. Mãe possessiva, não aceita a paixão do filho pela música e quer a todo custo arranjar um namorado para a filha. Amiga de Flávia (Lilian Lemmertz) e Suleima (Cleide Blota), age como elemento apaziguador entre as duas.

SÉRGIO ESPÍRITO SANTO (Cleston Teixeira) – Filho de Pascoal (Nelson Dantas) e Olívia (Ana Lúcia Torre), irmão de Maria Luiza (Alba Valéria). Estuda medicina, mas dedica a maior parte de sua vida à música, sua verdadeira vocação. Através de Maria da Penha (Kátia Regina), conhece os Vieira e se apaixona por Arlinda (Narjara Turetta). Moço bonito, franco, diz realmente o que pensa, sem intenção de agredir as pessoas.

MARIA LUIZA ESPÍRITO SANTO (Alba Valéria) – Filha de Pascoal (Nelson Dantas) e Olívia (Ana Lúcia Torre), irmã de Sérgio (Cleston Teixeira). Boa moça, mantém em segredo o amor platônico por Paulo (David Cardoso), o que a faz sofrer. Tem veneração pelo pai, mas não quis estudar medicina: seu sonho é ser uma grande escritora. É amiga de Marília (Sônia Regina) e Raquel (Alzira Andrade).

HERMENEGILDO ROCHA BRITO (Roberto Faissal) – Marido de Clotilde (Monah Delacy) e pai de Marília (Sônia Regina). Conhecido como Rocha Brito, é um grande advogado, contemporâneo de Dario (Leonardo Villar). Chefia o escritório de advocacia desde os tempos em que o velho Carneiro Rodrigues era vivo.

JOYCE [CRIANÇA] (Gabriela Bicalho)

CHEFE DA PORTARIA (Marino Jardim) – Empregado da transportadora.

SÔNIA [CRIANÇA] (Cristiane Lins)

RAQUEL (Alzira Andrade) – Filha de Antônio (Castro Gonzaga) e Suleima (Cleide Blota). Formada em educação física, é a responsável pelo clube dos funcionários de seu pai. Torna-se amiga dos operários e trabalhadores da transportadora e acaba se apaixonando por Deo (Stepan Nercessian), um dos motoristas da empresa.

DARCY (Nestor de Montemar) – Mordomo da casa dos Villani. Foi contratado por ser refinado e capaz de organizar recepções inesquecíveis. Está encarregado de mudar os hábitos de Antônio (Castro Gonzaga) e Suleima (Cleide Blota). Inteligente e educado, sonha tornar-se colunista social.

CREUZA (Solange Mascarenhas) – Empregada da família Villani.

CLENIRA (Wanda Costa) – Cozinheira dos Villani.

ALBERTO (John Herbert) – Irmão de Antônio Villani (Castro Gonzaga). Volta ao Brasil depois de passar algum tempo na Europa, gastando o dinheiro da herança recebida após a morte do pai. Tem grande rivalidade com o irmão, já que este progrediu na vida. Falido, começa a tomar dinheiro de Antônio, fazendo chantagens com fatos do passado. Homem simpático, atraente, solteiro e descontraído.

ROGÉRIO (Marcelo Picchi) – Gerente da transportadora Villani. Homem de confiança de Antônio (Castro Gonzaga), que gostaria de vê-lo namorando Raquel (Alzira Andrade). Torna-se muito amigo de Marília (Sônia Regina), uma amiga de Joyce (Lídia Brondi). Liga-se à família Vieira pelo amor à música.

YEDA MARIA (Rita de Cássia) – Funcionária da transportadora Villani.

DEOLINDO VIEIRA (Stepan Nercessian) – Filho de Getúlio (Milton Moraes) e Cláudia (Aracy Cardoso), irmão de Carlos (Edson Celulari) e Arlinda (Narjara Turetta). Deo, como é chamado por todos. Trabalha como motorista de ônibus na empresa Villani. Como o pai, faz da vida a alegria de viver. Tem alguns sonhos, mas não é ambicioso. Apaixona-se por Raquel (Alzira Andrade), filha de Antônio Villani (Castro Gonzaga), mas não esconde sua origem, nem concorda em mudar o seu jeito de viver em função dela. Quando sente que está sendo ajudado dentro da empresa, recusa todo o apoio e segue lutando por conta própria.

ARLINDA VIEIRA (Narjara Turetta) – Filha de Getúlio (Milton Moraes) e Cláudia (Aracy Cardoso), irmã de Carlos (Edson Celulari) e Deolindo (Stepan Nercessian). É professora de uma escola na Mangueira ligada ao Mobral. Muito religiosa, quer ser freira. Mas conhece Sérgio (Cleston Teixeira) e começa a namorá-lo.

MARIA DA PENHA (Kátia Regina) – Mora desde os 10 anos com os Vieira e não conhece sua origem. Trabalha como enfermeira no Hospital Espírito Santo. Canta e dança muito bem, sendo muito requisitada pela Escola de Samba Mangueira. Foi namorada de Deo (Stepan Nercessian) e se decepcionou, depois de ter sido trocada por Raquel (Alzira Andrade).

PASCOAL ESPÍRITO SANTO (Nelson Dantas) – Marido de Olívia (Ana Lúcia Torre), pai de Sérgio (Cleston Teixeira) e Maria Luiza (Alba Valéria). Dono do Hospital Espírito Santo, herdado do pai, ao qual dedicou inteiramente seus últimos 30 anos. Tem problemas com a esposa, que reclama de sua ausência em casa. Tomará conhecimento dos problemas de saúde de Joyce (Lídia Brondi) e acertará no diagnóstico, brigando com os médicos Paulo (David Cardoso) e Valdir (José Augusto Branco) para provar que está certo.

GETÚLIO VIEIRA (Milton Moraes) – Casado com Cláudia (Aracy Cardoso), pai de Carlos (Edson Celulari), Deolindo (Stepan Nercessian) e Arlinda (Narjara Turetta). Motorista particular de Antônio Villani, é chamado de Gegê, por sua adoração a Getúlio Vargas. Apesar da vida dura, é uma pessoa descontraída e divertida. Suas maiores paixões são a família, a Escola de Samba Mangueira e o time do América. Segundo os vizinhos, conseguiu subir na vida: tem casa própria, TV em cores, máquina de lavar e de costura. Católico fervoroso, só não vai à Igreja nos dias de carnaval. Não curte amarguras e tira de letra momentos dramáticos.

CLÁUDIA VIEIRA (Aracy Cardoso) – Mulher de Getúlio (Milton Moraes), mãe de Carlos (Edson Celulari), Deolindo (Stepan Nercessian) e Arlinda (Narjara Turetta). É o retrato do marido, exceto no futebol, já que torce para o Flamengo. Mãe dedicada, sofre com os problemas dos filhos, procurando ajudá-los. Contribui para a renda familiar costurando para fora.

CARLOS VIEIRA (Edson Celulari) – Filho de Getúlio (Milton Moraes) e Cláudia (Aracy Cardoso), irmão de Deolindo (Stepan Nercessian) e Arlinda (Narjara Turetta). Jovem esforçado, trabalha como bancário e sonha ser gerente de um banco. Estuda à noite para entrar na faculdade. Conhece Joyce (Lídia Brondi) e se envolve numa grande mentira, escondendo sua condição social. Passa a acompanhar todos os seus passos e quase perde o emprego quando Joyce sofre um acidente. Enfrenta sérios problemas com os Rodrigues, principalmente com Flávia (Lilian Lemmertz), quando descobrem sua origem humilde.

CLOTILDE ROCHA BRITO (Monah Delacy) – Mulher de Rocha Brito (Roberto Faissal) e mãe de Marília (Sônia Regina). Como o marido, é descendente da aristocracia carioca. Tenta de todas as formas arranjar um bom casamento para a filha, que não tem namorado fixo. É amiga e confidente de Flávia (Lilian Lemmertz).

MARÍLIA ROCHA BRITO (Sônia Regina) – Filha de Hermenegildo (Roberto Faissal) e Clotilde (Monah Delacy). Garota moderna, feminista. Namoradeira, não se prende a ninguém por muito tempo. É amiga de Joyce (Lídia Brondi), com quem compartilha todos os seus segredos. Gosta de Sérgio (Cleston Teixeira), que a deixa quando conhece Arlinda (Narjara Turetta).

MOTORISTA (Waldir Rodrigues) – Motorista particular da família Rocha Brito.

VALDIR DIB (José Augusto Branco) – Filho de Adier (Solange França), irmão de Suleima (Cleide Blota) e tio de Paulo (David Cardoso). É médico particular da família Rodrigues. Solteiro, nunca conseguiu se casar: alguma coisa o afasta das mulheres de quem gosta. Desconfia de sua mãe, mas não procura provocar.

ADIER DIB (Solange França) – Mãe de Valdir (José Augusto Branco) e Suleima (Cleide Blota). Extremamente possessiva com relação ao filho, afasta todas as suas namoradas. Coleciona borboletas e dá a elas os nomes das moças que se relacionaram com o rapaz. Jamais dedicou a Suleima o mesmo carinho e atenção que dá ao filho.

SILVINHA (Yaçanã Martins) – Enfermeira-chefe do hospital.

REGINA (Simone Magalhães) – Enfermeira do hospital.

REGINALDO (André Luiz) – Enfermeiro do hospital.

MARINA (Suzane Carvalho) – Irmã de Miguel (Wagner Vaz) e amiga de Joyce (Lídia Brondi).

CÉLIA (Francinette Dias) – Amiga de Maria Luiza (Alba Valéria)

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)