Por Memória Globo

Acervo/Globo

O Espigão traz como protagonista o personagem Lauro Fontana (Milton Moraes), bem-sucedido empresário do ramo hoteleiro, que foi criado em orfanatos e reformatórios e, para sobreviver, ganhou a vida trabalhando como engraxate, jornaleiro, camelô, bicheiro e leão-de-chácara de motéis. Neste último emprego, conseguiu dar o golpe do baú em Cordélia (Suely Franco), a filha fútil e temperamental do seu patrão. Após a morte do sogro, assumiu o comando dos negócios e multiplicou seu patrimônio.

Rosamaria Murtinho e Milton Moraes em 'O Espigão', 1974 — Foto: Acervo/Globo

Lauro compensa as frustrações acumuladas no passado miserável com empreendimentos megalomaníacos e o fascínio desmedido pela tecnologia. Seu grande projeto é construir em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro, o Fontana Sky, prédio de 50 andares, planejado para ser o hotel mais moderno do mundo. O “espigão”, como foi apelidado, teria teatros e cinemas nos andares inferiores, uma piscina em cada andar e rampas de acesso exclusivas para os apartamentos. A magnitude da obra é tamanha que o empresário calcula que “pelo menos cem operários devem morrer durante sua execução”.

Susana Vieira, Mauro Mendonça, Carlos Eduardo Dolabella e Ary Fontoura em 'O Espigão', 1974 — Foto: Acervo/Globo

Para que seu sonho se torne realidade, Fontana precisa tomar posse do local considerado ideal para a construção do edifício: uma área arborizada de mais de cinco mil metros quadrados, onde moram os irmãos Camará, que estão dispostos a conservarem intacta a propriedade, atendendo ao último desejo do falecido pai, o velho advogado Martiniano Pedreira Camará (Ibanez Filho). A casa e a área verde ao seu redor foram tudo o que restou da antiga fortuna do advogado. Fontana enfrenta ainda as críticas de defensores do meio ambiente, que temem a devastação que a construção provocaria. Apesar de tanta resistência, o empresário sai vitorioso.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)