Por Memória Globo


Adaptação de romance homônimo de Gilda de Abreu, 'O Ébrio' narra a história do médico Gilberto (Ricardo Nóvoa), que, após ser traído pela mulher, Marieta (Líria Marçal), e enganado por familiares e amigos, fica desiludido e se torna alcoólatra. Gilberto desaparece e todos pensam que está morto. Na verdade, ele troca de identidade e passa a ser conhecido como 'o ébrio'.

A trama foi produzida e exibida pela TV Paulista, adquirida por Roberto Marinho em maio de 1965. Os cenários e figurinos foram idealizados por Campelo Neto, com a colaboração de Gilda de Abreu, autora da história original. Campelo Neto recebeu o Prêmio Governador do Estado de Rádio e Televisão por seu trabalho na emissora paulista, além do Troféu Imprensa daquele ano.

Autoria: José Castellar e Heloisa Castellar | Direção: José Castellar e Heloisa Castellar | Período de exibição: 08/11/1965 – 02/1966 | Horário: 20h | Nº de capítulos: 75

PERSONAGENS PRINCIPAIS

GILBERTO (Ricardo Nóvoa) – Médico, casado com Marieta (Líria Marçal)

MARIETA (Líria Marçal) – Mulher de Gilberto (Ricardo Nóvoa)

VERA (Márcia Cardeal) – Mocinha paralítica, paciente do Dr. Gilberto (Ricardo Nóvoa)

CURIOSIDADES

A história já havia sido apresentada no teatro e no cinema onde, em 1946, ganhou uma versão adaptada e dirigida por Gilda de Abreu, mulher do cantor e compositor Vicente Celestino. Grande sucesso no papel-título do filme, inspirado em sua famosa canção 'O Ébrio', Vicente Celestino fez uma participação especial no primeiro capítulo da novela.

Vicente Celestino era a grande atração da novela. Sua chegada ao aeroporto de Congonhas para as gravações em São Paulo foi um acontecimento. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, o desembarque do cantor, acompanhado pelo ator Ricardo Nóvoa, foi uma estratégia da emissora para promover o lançamento de 'O Ébrio'. Os dois quase foram presos ao chegarem à cidade de barba crescida e esfarrapados, com um aspecto sujo e aparentemente embriagados.

As músicas consagradas por Vicente Celestino, e que fizeram parte da novela, foram regravadas com novo tratamento orquestral a cargo do maestro Osmar Milani.

FICHA TÉCNICA

Elenco:
Alvo Viana
Arnaldo Fernandes
Arnaldo Weiss
Berta Zemel
Eloísa Mafalda
Gervásio Marques
Isaura Marques
Jacira Silva
Joana Duarte
Líria Marçal – Marieta
Lucy Meirelles
Luís Pini
Manoel Inocêncio
Melani Del Nero
Nydia Licia
Osmano Cardoso
Ricardo Nóvoa – Gilberto
Roberto Barreiros
Roberto Miranda
Roberto Orosco
Rogério Márcico
Rubens Campos
Telci Perez
Vicente Celestino
Xandó Batista

Produção: Otávio da Graça Mello

FONTES:

Arquivo O Globo; FERNANDES, Ismael. Memória da Telenovela Brasileira. São Paulo, Brasiliense, 1977, p.74; MEMÓRIA GLOBO. Dicionário da TV Globo. Volume 1: Dramaturgia & Entretenimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003; www.imdb.com, 11/2005; MEMÓRIA GLOBO. Guia ilustrado TV Globo: novelas e minisséries. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2010; Folha de São Paulo, 06/10/1965, 08/10/1965, 15/10/1965, 17/10/1965, 08/11/1965, 20/12/1965.
Mais do memoriaglobo
Próxima temporada estreia dia 13/01

Reality show exibido desde 2002, a partir de um formato criado pela produtora holandesa Endemol. Durante três meses, participantes são confinados em uma casa e postos à prova. Cada temporada do programa é exibida diariamente durante cerca de dois meses.

Qual seu preferido? Relembre os 24 vencedores do 'Big Brother Brasil' - Foto: (João Cotta/Globo)
Projeto Resgate

Fernanda Montenegro interpreta a filha de Santos Dumont em trama de Lauro César Muniz

'Zazá' estreia no Globoplay - Foto: (Arley Alves/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

Escrita especialmente para Regina Duarte, a novela se baseava na comédia romântica Sabrina Fair, de Samuel Taylor.

Reveja alguns capítulos de 'Carinhoso', com Regina Duarte e Cláudio Marzo - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Originalidade

Beatriz (Gloria Pires), Inês (Adriana Esteves) e Regina (Camila Pitanga) são mulheres diferentes que têm suas vidas ligadas ao lidarem com a ambição e o poder.

'Babilônia' está na íntegra no Globoplay - Foto: (Memória Globo)
Televisão brasileira de luto

O ator e diretor Ney Latorraca nasceu em Santos, São Paulo, em 25 de julho de 1944. Estreou na Globo em 1975 na novela Escalada. Se destacou em novelas e programas  humorísticos. Morreu em dezembro de 2024, aos 80 anos.

O adeus a Ney Latorraca: ator morre aos 80 anos  - Foto: (Eduardo França/Globo)
Canções que marcaram gerações

Programa especial de fim de ano de Roberto Carlos.

Os 50 anos do Roberto Carlos Especial  - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)