Amor secreto
Com Catarina (Adriana Esteves) casada com Petruchio (Eduardo Moscovis), Dinorá (Maria Padilha) dá prosseguimento ao seu plano de aproximar o irmão, Heitor (Rodrigo Faro), da sensível Bianca (Leandra Leal). O pilantra conquista o coração da jovem com poemas românticos, que ela ignora serem escritos pelo professor Edmundo (Ângelo Antônio).
Edmundo é um intelectual que dá aulas de poesia para a moça, é apaixonado por ela, mas não tem coragem de se declarar por causa de sua origem pobre. O professor retrata seus próprios sentimentos nos poemas, mas sofre por não poder colher os louros da façanha.
Neca segura o buquê
Ao longo da história, Bianca descobre que Edmundo é seu verdadeiro amor e que Heitor estava apenas interessado em seu dinheiro. Com a ajuda de Cornélio (Ney Latorraca), o professor finalmente se declara e conquista a amada. Os dois se casam no final da novela.
Núcleo caipira
Na fazenda de Petruchio vivem Calixto (Pedro Paulo Rangel), antigo criado da casa. Ele é como um pai para o caipira, o que não impede que seja chamado de “asno” durante os acessos de fúria do patrão. Neca (Ana Lúcia Torre) é uma criada esforçada, sempre às turras com Calixto. Lindinha (Vanessa Gerbelli), sobrinha de Calixto, é uma moça bonita e sem estudo, criada desde pequena na fazenda. Ela é apaixonada por Petruchio, que a trata como irmã. Para conquistá-lo, Lindinha é capaz de qualquer golpe baixo. A jovem é o amor da vida de Januário (Taumaturgo Ferreira), um caipira ingênuo e de bom caráter. Lindinha o humilha sempre que possível. Calixto se casa com dona Mimosa (Suely Franco), a empregada que criou Catarina (Adriana Esteves) e Bianca (Leandra Leal) desde a morte da mãe delas.
Januário, por sua vez, continua fazendo a corte a Lindinha e sendo esnobado por ela, mesmo depois de a jovem ser escorraçada de casa por Calixto, após descobrirem suas maldades para separar Petruchio e Catarina. Mas a sorte do rapaz muda quando o rico Joaquim (Carlos Vereza) descobre que ele é seu filho, fruto de uma aventura no passado. Pouco depois, o fazendeiro morre e deixa todas as suas posses para o porquinho de estimação de Januário. Marcela (Drica Moraes), que não reconhece o caipira como irmão, astutamente compra o porco dele antes que ele possa reivindicar o dinheiro.
Desmascarada no final da trama, Marcela está certa de que ainda pode contar com o dinheiro da herança de Joaquim, já que é dona do porquinho, mas é surpreendida por um golpe dado pelo próprio pai: o animal não herdou nada, tudo não passou de uma farsa armada por Joaquim que, quando convencido do verdadeiro caráter da filha, instruíra os advogados para que a história do porquinho fosse usada como artifício até que a situação legal de Januário fosse regularizada e ele pudesse receber sua fortuna sozinho. Januário consegue finalmente conquistar Lindinha que, depois de pagar por tudo o que fez, arrepende-se e pede perdão por seus erros.
Vida dupla
Nicanor Batista (Luís Melo) é viúvo, pai de Catarina e Bianca, homem sério, conservador e muito rico. Seu sonho é ser prefeito de São Paulo. Mantém, há dez anos, outra família que não a oficial, sem que uma saiba da outra. É às escondidas que visita Joana (Tássia Camargo) e os filhos Jorge (João Capelli) e Fátima (Thaís Müller), fingindo-se caixeiro-viajante. Ao longo da novela, cai nos encantos de Marcela, mas é ao lado de Joana que termina a trama.
Ela fica triste com a partida do marido. Já no carro, o banqueiro pensa em como demitir Berenice