Trama principal
O Bofe é uma comédia que debocha dos conflitos entre a classe média do subúrbio e a alta sociedade da Zona Sul do Rio de Janeiro. A novela é repleta de personagens excêntricos, no limite da caricatura, quase todos empenhados em ascender social e financeiramente, chegando a situações que beiram o absurdo. O tom crítico e sarcástico da história já ficava evidente nas chamadas que antecederam a estreia: “O Bofe: uma sátira de Bráulio Pedroso ao nosso meio ambiente, contra a poluição social”.
Entre os protagonistas estão os mecânicos Dorival (Jardel Filho) e Demétrius (Cláudio Marzo). Grandes amigos e parceiros em uma oficina no subúrbio, os dois são perfeitas encarnações da gíria “bofe”: broncos, mal-educados, feiosos e com uma queda para a pilantragem. Nos finais de semana, Dorival se veste impecavelmente, com terno e gravata, para impressionar as moças ricas, que tenta conquistar nos seus passeios pela Zona Sul. Acaba se apaixonando por Guiomar (Betty Faria), uma jovem viúva suburbana, tão insegura que precisa usar uma peruca loira para ganhar confiança na hora de procurar emprego. Demétrius, também conhecido como “o Grego”, é especialista em reformar carros destruídos para revendê-los como novos. Seu “talento” é recompensado quando ele é descoberto por um marchand e se torna famoso como artista plástico.
A crítica ao mundo de aparências e aos falsos artistas aparece também encarnada no personagem Bandeira (José Wilker), mistura de hippie subversivo e decorador de interiores. Ele arranca dinheiro dos ricos deslumbrados que buscam o que há de mais moderno e “artístico” em decoração mas não têm discernimento para perceber quando estão sendo enganados. O decorador aplica no apartamento dos clientes o seu peculiar estilo, que consiste em destruir a mobília e pintar, toscamente, as paredes de preto e branco. Quando não está enrolando os grã-finos, Bandeira ajuda o amigo Maneco (Cláudio Cavalcanti) nas tramas contra sua tia Carlota (Zilka Sallaberry). Maneco é o herdeiro da abastada senhora e, para apressar a morte da tia e botar a mão na herança, tenta todo tipo de sabotagem. Para seu desgosto, Carlota tem sorte e sempre escapa na última hora.
Também circulam pelo universo de 'O Bofe' a bizarra dona Stanislava (Ziembinski), mãe de Guiomar, que sonha com a chegada de um príncipe-trapezista e fica embriagada quando toma xarope; a macumbeira Gonzaguinha (Eloísa Mafalda); Suzana (Ilka Soares), dublê de socialite e jurada do show de calouros do programa do Chacrinha; e um falso padre (Paulo Gonçalves).
Galeria de personagens
DORIVAL (Jardel Filho) - Mecânico do subúrbio, amigo de Demetrius (Cláudio Marzo), faz-se passar por rico para impressionar as mulheres da Zona Sul do Rio de Janeiro. Acaba se envolvendo com Guiomar (Betty Faria).
DEMÉTRIUS (Cláudio Marzo) - Parceiro de Dorival numa oficina mecânica do subúrbio, também conhecido como “o Grego”. Reforma carros velhos e vende como novos.
GUIOMAR (Betty Faria) - Jovem viúva insegura, filha de D. Stanislava (Ziembinski). Envolve-se com Dorival (Jardel Filho).
MANECO (Cláudio Cavalcanti) - Sobrinho e herdeiro de Carlota (Zilka Sallaberry), amigo de Bandeira (José Wilker), vive elaborando planos para matar a tia e ficar com a herança.
BANDEIRA (José Wilker) - Hippie e malandro, engana os grã-finos fazendo-se passar por decorador de interiores. Ajuda Maneco (Cláudio Cavalcanti) em seus planos de matar a tia.
TIA STANISLAVA(Ziembinski) - Velha senhora, mãe de Guiomar (Betty Faria), sonha com um príncipe e vive tomando xarope.
CARLOTA (Zilka Sallaberry) - Senhora rica, tia de Maneco (Cláudio Cavalcanti).
MARILENE (Susana Vieira) - Vendedora de livros, amiga de Guiomar (Betty Faria).
GONZAGUINHA (Eloísa Mafalda) - Macumbeira.
SUZANA(Ilka Soares) - Socialite, jurada do show de calouros do programa do Chacrinha.
JOSÉ LEWGOY - Noivo francês de Suzana (Ilka Soares).