Prefeito de Sucupira, Odorico Paraguaçu usa de seus artifícios para ludibriar o povo e aumentar sua popularidade. Tem como meta a inauguração de um cemitério. O único problema é que ninguém morre na pequena cidade, o que o leva a criar situações para que isso aconteça.
Apoiadoras de Odorico Paraguaçu, as três irmãs Cajazeiras se escondem sob o manto da integridade. Dorotéia, Dulcinéia e Judicéia têm uma rixa com a família Medrado, cuja principal representante é a delegada Donana.
Na trama de Dias Gomes, destacam-se tipos que ficaram na memória dos telespectadores, como o mau-caráter Odorico Paraguaçu, o matador arrependido Zeca Diabo e as irmãs Cajazeiras.
A chegada da televisão a cores trouxe desafios para a equipe de produção de 'O Bem-Amado', que precisou se adaptar às novas tecnologias, mudanças que marcaram um novo momento na teledramaturgia do país.
Além da novela e do seriado, exibidos pela Rede Globo nas décadas de 1970 e 1980, respectivamente, a trama ganhou novas versões: voltou ao teatro, em 2007, e chegou aos cinemas em 2010, com direção de Guel Arraes e Marco Nanini no papel de Odorico Paraguaçu.
'O Bem-Amado' apresentou uma trilha sonora com 11 canções de Toquinho e Vinicius de Moraes compostas especialmente para a novela. A música da abertura da novela é 'O Bem-Amado', interpretada pelo Coral Som Livre.