Memoria Globo

— Foto: Globo

ALFREDO (Osmar Prado) – Jovem empresário em início de carreira. Produz o disco de Cláudio (Ney Sant’Anna), irmão de Pedro (Fábio Jr.). Conhece Maíra (Marlene) e é um dos que lhe nega ajuda, não acreditando que ela possa voltar a fazer sucesso. Mais tarde, muda de ideia e decide promover a retomada da carreira da cantora.  

— Foto: Globo

CÍNTIA (Simone Carvalho) – Jovem universitária, muito amiga de padre Leonardo (Stênio Garcia), por quem tem grande admiração. Seu desaparecimento é inesperado e surpreende a todos. Moça de grande sensibilidade, mas cheia de conflitos. Ela procura em Leonardo o apoio para as suas inquietações.

— Foto: Globo

BRUNO (Buza Ferraz) – Compositor e morador da comunidade de estudantes. É enteado de Carmem (Pepita Rodrigues) e irmão de Nina (Myrian Rios).

ANITA (Aracy Cardoso) – Esposa de Celso (Nelson Dantas) e mãe de Pedro (Fábio Junior) e Cláudio (Ney Sant’Anna), uma mulher simples e dedicada aos filhos. Tem mais afinidade com Pedro, tentando sempre contornar suas desavenças com o pai e o irmão.

BETO (Haroldo Blota) – Irmão de Carmem (Pepita Rodrigues), com quem vive desde o casamento dela com Sandoval (Jorge Dória). Ao contrário de Bruno (Buza Ferraz), enteado de Carmem, sente grande admiração pelo cunhado, com quem trabalha. Sempre o apoia, mesmo sabendo que, na maioria das vezes, ele não tem razão nas brigas com Carmem.

MACEDO (Ivan Mesquita) – Pai de Teresa (Cristina Aché) e Tininha (Gilda Guilhon) e amigo de Camargo (Ivan de Albuquerque) e Sandoval (Jorge Dória). Adora as filhas, mas vivem em conflitos.

MAÍRA (Marlene) – Famosa e grande cantora, mas já fora do mercado. Não aceita sua decadência e tenta retomar sua carreira, mas vê todas as portas se fecharem devido à sua idade. Grande amiga de Helena (Tônia Carrero) e Lola (Yolanda Cardoso), sua camareira e antiga presidente de seu fã-clube.

MÁRCIA (Mayara Norbin) – Amiga de Loreta (Rosana Garcia).

MARIA (Isabela Garcia) – Filha de Roberto (Milton Moraes) e Isabel (Cleide Blota).

GILDA (Tônia Carrero) – Mulher bonita, elegante, bem-conservada e que já foi muito rica. Começou a se realizar profissionalmente depois de se separar do marido, Roberto (Milton Moraes). É dona de uma agência de promoções e mãe de Silvinho (Júlio César) e Loreta (Rosana Garcia), com quem se relaciona muito bem. Cria ainda Pingo (Fernando Ramos da Silva), menino travesso e que vive implicando com Floriano (Ariel Coelho). 

TERESA (Cristina Aché) – Filha de Macedo (Ivan Mesquita) e irmã de Tininha (Gilda Guilhon). Jovem extremamente romântica, espontânea, capaz de sentimentos belíssimos. Descobre seu amor por Ivo (Daniel Dantas), mas precisa enfrentar seu pai, contrário à relação.

TININHA (Gilda Guilhon) – Filha de Macedo e irmã de Teresa (Cristina Aché). É grande amiga de Nina (Myrian Rios), com quem reparte seus sonhos românticos. Em casa, tem um comportamento estranho, não permitindo que o pai ou a irmã entre em seu quarto, criando um mistério em torno do assunto. Excelente pessoa, sempre disposta a ajudar os outros.

CAMARGO (Ivan de Albuquerque) – Pai de Cíntia (Simone Carvalho) e Sandra (Kátia D’Angelo). Torna-se ferrenho inimigo de padre Leonardo (Stênio Garcia) por acreditar que Cíntia sumiu por influência dele. É muito amigo de Gilda (Tônia Carrero), Sandoval (Jorge Dória) e Macedo (Ivan Mesquita).

CARMEM (Pepita Rodrigues) – Mulher de Sandoval (Jorge Dória) e madrasta de Nina (Myrian Rios) e Bruno (Buza Ferraz), sempre do lado dela durante as crises com o marido. Muito independente, resolve se separar de Sandoval quando percebe que a relação está desgastada. Beto (Haroldo Blota), seu irmão, vive com ela e a pressiona contra a separação.

CELSO (Nelson Dantas) – Marido de Anita(Aracy Cardoso) e pai de Pedro (Fábio Junior) e Cláudio (Ney Sant’Anna). Homem sério e muito seco com os filhos, mas gosta deles. Protege Cláudio por sentir nele menos rebeldia do que em Pedro, com quem vive em conflito. 

CHICO (Stepan Nercessian) – Jovem ex-seminarista, vindo do interior. Depois que sai do seminário, vai morar com padre Leonardo (Stênio Garcia), a quem é apresentado por seu superior. Resolve ficar por uns tempos no Rio de Janeiro, sem que sua família saiba que desistiu da vida religiosa.

NINA (Myrian Rios) – jovem romântica, meiga e de uma doçura extrema. Todos se encantam com ela. Divide-se entre a amizade que sente por Chico (Stepan Nercessian) e o amor por Pedro (Fábio Jr.). Gosta muito de sua madrasta Carmem (Pepita Rodrigues), a quem apoia nos momentos de crise com seu pai, Sandoval (Jorge Dória). É amiga de Tininha (Gilda Guilhon) e irmã de Bruno (Buza Ferraz).

PADRE LEONARDO (Stênio Garcia) – sempre disposto a ajudar os jovens e dedicado a promover atividades que os atraem, transmitindo sua enorme paixão pelo ser humano através da fé. É culpado pela família de Cíntia (Simone Carvalho) pelo sumiço da jovem.

PEDRO (Fábio Jr.) – Jovem ambicioso, com vontade de vencer na vida como músico. Muito ligado à mãe, Anita (Aracy Cardoso), e muito ciumento em relação ao pai, Celso (Nelson Dantas), por perceber a nítida preferência dele pelo irmão, Cláudio (Ney Sant’Anna). Sai de casa quando descobre que a namorada, Selma (Zaira Zambelli), trocou-o por Cláudio. Através do relacionamento com uma mulher mais velha, vê se abrirem as portas para a sua ascensão.

CÍNTIA (Simone Carvalho) – Jovem universitária, muito amiga de padre Leonardo (Stênio Garcia), por quem tem grande admiração. Seu desaparecimento é inesperado e surpreende a todos. Moça de grande sensibilidade, mas cheia de conflitos. Ela procura em Leonardo o apoio para as suas inquietações.

CLÁUDIO (Ney Sant’Anna) – filho de Anita (Aracy Cardoso) e Celso (Nelson Dantas) e irmão de Pedro (Fábio Junior). É muito amigo do irmão até o momento em que se apaixona por Selma (Zaira Zambelli), namorada de Pedro. Sofre com a briga, tentando de todas as formas se reaproximar dele. Grava seu primeiro disco no início da história.

DICK PETERSON (Cláudio Savietto) – músico do bar de Sandoval (Jorge Dória) e amigo de Pedro (Fábio Jr.).

FLORIANO (Ariel Coelho) – Figura estranha e circunspecta. É empregado de Gilda (Tônia Carrero), por quem tem total adoração, e cuida da casa e das crianças com eficiência. Aceita as provocações de Pingo (Fernando Ramos da Silva), filho adotivo de Gilda, com que se relaciona como se tivessem a mesma idade. Perde a calma quando o chamam de “Pé na cova”.

PINGO (Fernando Ramos da Silva) – Filho adotivo de Gilda (Tônia Carrero). O menino travesso é a alegria da casa, é inteligente e muito querido por todos. Vive implicando com Floriano (Ariel Coelho), empregado de Gilda, mas o considera um grande amigo.

ROBERTO (Milton Moraes) – Ex-marido de Gilda (Tônia Carrero), pai de Silvinho (Júlio César) e Loreta (Rosana Garcia). Casou-se com Isabel (Cleide Blota), com quem teve Maria (Isabela Garcia). Mora no subúrbio do Rio de Janeiro, sem nenhum contato com a antiga família.

SANDOVAL (Jorge Dória) – Pai de Nina (Myrian Rios) e Bruno (Buza Ferraz). Homem prepotente, acostumado a mandar e a ser obedecido. Muito rico e envolvido com negócios imobiliários e casas noturnas. Amigo de Camargo (Ivan de Albuquerque) e Macedo (Ivan Mesquita). Não ama Carmem (Pepita Rodrigues), madrasta de seus filhos, e os dois vivem brigando.  SANDRA (Kátia D’Angelo) – Filha de Camargo (Ivan Albuquerque), mas bem diferente de sua irmã Cíntia (Simone Carvalho). Sandra é uma jovem inconsequente, que leva até o fim as suas intenções. Não via com bons olhos a aproximação de Cíntia de padre Leonardo (Stênio Garcia) e, ao lado do pai, tenta incriminá-lo pelo sumiço da irmã.  

FRANK (Carlos Alberto Bahia) – Outro jovem morador da comunidade de estudantes. Vende seus artesanatos na feira-livre para sobreviver.

ISABEL (Cleide Blota) – Mulher de Roberto (Milton Moraes) e mãe de Maria (Isabela Garcia).

IVO (Daniel Dantas) – Jovem poeta que vive do que consegue com a venda, nas ruas, de seus livros de poemas. Em um dia de trabalho, na porta de um teatro, conhece Teresa (Cristina Aché), dando começo a uma paixão fulminante. Mora na comunidade de estudantes.  

LOLA (Yolanda Cardoso) – Conselheira, amiga, camareira e antiga presidente do fã-clube de Maíra (Marlene). Apesar de todos os anos ao lado dela, não consegue entender o seu temperamento passional. É uma mulher sensível e vive dizendo que vai se afastar da cantora.

LORETA (Rosana Garcia) – Filha de Gilda (Tônia Carrero) e Roberto (Milton Moraes). A adolescente gosta da mãe, mas não aceita a falta do pai. Em alguns momentos, compete com Gilda, mas é tudo passageiro.

SELMA (Zaira Zambelli) – Ex-namorada de Pedro (Fábio Jr.) e atual de Cláudio (Ney Sant’Anna). Troca de par ao perceber que Cláudio tem mais possibilidades de sucesso profissional do que Pedro. É a causadora de conflitos entre os irmãos, uma mulher sem escrúpulos.

SHARLENE (Élida L’Astorina) – Moradora da comunidade de estudantes e garçonete em um famoso bar do Rio de Janeiro.  

SILVINHO (Júlio César) – Filho de Gilda (Tônia Carrero) e Roberto (Milton Moraes). Sente a falta de um pai, apesar de admirar muito a mãe. É um filho ciumento e vive controlando a vida dela.

SUZANA (Liza Vieira) – É secretária executiva e a responsável pela comunidade de estudantes, instalada na casa de seu tio, um embaixador que vive fora do país. Já foi namorada de Pedro (Fábio Jr.).

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)