A novela tinha como tema central a rivalidade entre gêmeas. A história se passa na fictícia Pontal D’Areia, cidade do litoral fluminense, para onde Ruth (Gloria Pires) retorna depois de passar algum tempo dando aulas na escola primária de uma fazenda. Ruth volta a morar com os pais, Isaura (Laura Cardoso) e Floriano (Sebastião Vasconcelos), e com a sua gêmea, Raquel (Gloria Pires). Raquel e Ruth, apesar de fisicamente idênticas, tem personalidades muito diferentes. Ruth é doce, calma e tem um bom coração. Raquel, por sua vez, é egoísta, agressiva e má. Aproveitando-se da semelhança física com a irmã, Raquel planeja conquistar o namorado de Ruth, o bem-sucedido empresário Marcos Assunção (Guilherme Fontes), que se encanta com Ruth quando a conhece em Pontal D’Areia. Para a tristeza de Ruth, Raquel consegue seduzir Marcos e se casa com ele, interessada somente na fortuna do rapaz. O casamento, no entanto, não impede que ela continue a se encontrar às escondidas com o mau-caráter Wanderlei (Paulo Betti), seu namorado. A história sofre uma reviravolta quando Raquel sofre um acidente no mar, é dada como morta, e Ruth assume seu lugar para ficar ao lado de Marcos. Mas Raquel, na verdade, não morreu e planeja voltar e se vingar da irmã.
Autoria: Ivani Ribeiro | Colaboração: Solange Castro Neves | Direção: Wolf Maya, Carlos Magalhães e Ignácio Coqueiro | Direção-geral: Wolf Maya | Período de exibição: 01/02/1993 – 25/09/1993 | Horário: 18h | Nº de capítulos: 201
EXCLUSIVO MEMÓRIA GLOBO
Webdoc sobre a novela Mulheres de Areia com entrevistas exclusivas do Memória Globo.
AS GÊMEAS RUTH E RAQUEL
Ruth é doce, calma e tem um bom coração. Raquel, por sua vez, é egoísta, agressiva e má. Aproveitando-se da semelhança física com a irmã, Raquel planeja conquistar o namorado de Ruth, o bem-sucedido empresário Marcos Assunção (Guilherme Fontes).
Entrevista exclusiva da atriz Gloria Pires ao Memória Globo, sobre suas personagens gêmeas na novela “Mulheres de Areia”.
Entrevista exclusiva da atriz Gloria Pires ao Memória Globo, sobre suas personagens gêmeas na novela 'Mulheres de Areia'.
ABERTURA
A modelo carioca Mônica Carvalho, que ainda não havia estreado como atriz, foi a estrela da abertura da novela, cujo tema musical era 'Sexy Iemanjá', de Pepeu Gomes. Na abertura, Mônica surge, ora da água, ora da areia, simbolizando as duas irmãs gêmeas que protagonizam a história. Efeitos de computação gráfica fazem com que as imagens da modelo fiquem de costa uma para a outras, até que ela se transforma numa única mulher.
Mulheres de Areia (1993): Abertura
TRAMA PRINCIPAL
Depois de ter armado um golpe para separar Ruth e Marcos, Raquel sofre um acidente de carro e morre. Isaura, que sempre estivera ao lado de Raquel, decide contar à Ruth o plano da irmã para separá-la de Marcos. Isaura revela que Raquel dopou o rapaz e deitou-se ao seu lado para que Ruth acreditasse que os dois haviam dormido juntos. Na ocasião, Ruth flagrou Raquel na cama do amado e rompeu com ele, achando que, mais uma vez, seu grande amor a tivesse traído. Ao saber da verdade, Ruth vai atrás de Marcos e conta que tudo não passou de uma armação de Raquel para separá-los. Os dois finalmente conseguem se entender e, apaixonados, terminam a novela juntos.
O PODEROSO VIRGÍLIO ASSUNÇÃO
Além de Tonho da Lua (Marcos Frota) e Ruth (Gloria Pires), Raquel (Gloria Pires) encontra outro obstáculo em seu caminho: o ambicioso e inescrupuloso pai de Marcos (Guilherme Fontes), Virgílio Assunção (Raul Cortez), que é contra o casamento do filho. Vice-prefeito e dono do maior hotel da cidade, a Pousada da Praia, Virgílio sonha em transformar Pontal D’Areia em um centro turístico. A ele, opõem-se o prefeito ambientalista Breno (Daniel Dantas), seu cunhado – irmão de sua esposa, Clarita (Susana Vieira) – e Tônia (Andréa Beltrão), uma engajada comerciante local. O clímax dessa trama acontece quando Breno decide proibir o banho de mar na cidade, devido à poluição das águas. A decisão afasta os turistas de Pontal D’Areia, o que desespera Virgílio.
PERSONAGENS
Na vila dos pescadores de Pontal D’Areia vivem os pais das gêmeas, Isaura (Laura Cardoso) e Floriano (Sebastião Vasconcelos), que possui seu próprio barco de pesca. Os demais têm que se sujeitar às ordens de Donato (Paulo Goulart), dono dos outros barcos, que explora os pescadores cobrando uma alta taxa do grupo. Donato mora com os enteados Tonho da Lua (Marcos Frota) e Glorinha (Gabriela Alves) – a quem vivia ameaçando com seus assédios – e conta com a ajuda de Alzira (Giovana Gold) para as tarefas domésticas.
BASTIDORES
Para filmar as cenas em que as gêmeas atuavam juntas, o diretor Carlos Magalhães pesquisou a técnica da duplicação de imagem. Inicialmente foi empregado apenas o Ultimatte, equipamento que permite utilizar a técnica de chromakey e na qual o fundo azul é substituído por outra imagem. A inovação foi a junção dessa técnica ao Memory Head, um cabeçote de memória do computador que guarda o movimento de câmera e o reproduz no momento de se utilizar o chromakey.
CURIOSIDADES
Além da elogiada atuação de Gloria Pires, que deu vida a duas personagens inteiramente distintas, mas igualmente fortes, o personagem de Marcos Frota também se destacou na trama. Tonho da Lua cativou o público e garantiu momentos emocionantes à história.
POLUIÇÃO AMBIENTAL
Cena em que o prefeito (Daniel Dantas) sofre represália ao interditar a praia poluída.
A fictícia Pontal D’Areia serviu de cenário para a autora falar sobre a poluição ambiental. De um lado, estava o ambicioso Virgílio Assunção (Raul Cortez), dono do maior hotel da cidade. Seu maior desejo era transformar Pontal D’Areia em um centro turístico. Só que o prefeito ambientalista Breno (Daniel Dantas) estava do lado oposto.
CENAS MARCANTES
Cena em que Ruth (Gloria Pires) relembra seus dias de professora antes de deixar a fazenda aonde lecionava. Com Arlete (Thaís de Campos) e Alaor (Humberto Martins).
Cena em que Raquel (Gloria Pires) provoca Tonho Da Lua (Marcos Frota).
Cena em que Raquel (Gloria Pires) sai com Marcos (Guilherme Fontes), após conquistá-lo fingindo ser Ruth (Gloria Pires).
Cena em que Ruth se passa por Raquel (ambas vividas por Gloria Pires), ajudando a irmã a enganar Marcos (Guilherme Fontes).
Cena em que Isaura (Laura Cardoso) conta para Ruth o plano de Raquel (ambas vividas por Gloria Pires).
Cena em que Floriano (Sebastião Vasconcelos) escuta vozerio no quarto das gêmeas e repreende Raquel (Gloria Pires).
O peão fica surpreso com a atitude da moça
Cena em que Donato (Paulo Goulart) assedia a enteada (Gabriela Alves).
Cena em que Juju (Nicette Bruno) reclama com o marido Oswaldo (Adriano Reys), que insiste em chamá-la pelo nome, Julieta. Com Andrea (Karina Perez) e Carola (Alexandra Marzo).
Cena em que Tônia (Andréa Beltrão) destrata Virgílio (Raul Cortez).
Cena em que Tonho da Lua (Marcos Frota) esculpe Ruth (Gloria Pires).
Cena em que Ruth e Raquel (Gloria Pires e a dublê Graziela de Laurentis) sofrem um acidente e uma é socorrida por Tito (Eduardo Moscovis). Só Tonho da Lua (Marcos Frota) reconhece que a encontrada é Ruth. Ela ficou com a aliança de Raquel na mão, na tentativa de segurar a irmã. Para dar uma nova chance à amiga com Marcos (Guilherme Fontes), Tonho põe às escondidas a aliança em Ruth.
Cena em que Raquel (Gloria Pires) reaparece e Ruth (Gloria Pires) se emociona ao saber que a irmã está viva. Com Clarita (Susana Vieira) e a dublê de Gloria Pires, Graziela de Laurentis.
Cena em que Virgílio (Raul Cortez) acredita, erroneamente, que Ruth está se fazendo passar pela irmã e eles trocam ofensas. Gloria Pires conta ao Memória Globo que essa foi uma das cenas mais marcantes para ela. Confira no webdoc da novela!
Cena em que Ruth (Gloria Pires) dá um tapa em Raquel (Gloria Pires) após ouvir da irmã que ela a deixaria ir para cadeia mesmo por um crime não cometido. Com a dublê Graziela de Laurentis. Gloria Pires conta ao Memória Globo que, para a cena sair perfeita, ela foi regravada dezenas de vezes. Confira no webdoc da novela!
Cena em que Vanderlei (Paulo Betti) chantageia Donato (Paulo Goulart) ao mostrar foto do momento em que ele mata o pai de Tonho da Lua (Marcos Frota e Glorinha (Gabriela Alves). Marujo (Ricardo Blat), escondido, ouve tudo.
Cena em que Virgílio (Raul Cortez) tem alucinações com o espantalho e é socorrido por Clarita (Susana Vieira).
Cena em que Zé Pedro (Carlos Zara) decide deixar a cidade, para tristeza de Manoela (Eloísa Mafalda).
Cena final do casal Alor (Humberto Martins) e Malu (Vivianne Pasmanter). Com Celina (Suely Franco).
O carro dela acaba capotando e explodindo
Cena final, em que Ruth (Gloria Pires) e Marcos (Guilherme Fontes) terminam juntos.
Making of da gravação das gêmeas Ruth e Raquel (Gloria Pires e a dublê Graziela de Laurentis) em “Mulheres de Areia”, 06/02/1993.
FONTES
Depoimentos concedidos ao Memória Globo por: Andréa Beltrão (31/03/2006), Cláudio Cavalcanti (16/01/2006), Eduardo Moscovis (24/04/2006), Glória Pires (14/08/2006), Helena Brício (12/06/2007), Laura Cardoso (14/08/2008), Nathalia Timberg (18/05/2009), Nicette Bruno (25/07/2005), Paulo Goulart (03/04/2002), Susana Vieira (30/11/2001), Raul Cortez (19/06/2002) e Wolf Maya (12/12/2005); Boletim de programação da Rede Globo, número 1047; ARRUDA, Lilian, MAGALHÃES, Simone e VIVEIROS, Virgínia. “Um bocadinho a mais” In: O Globo, 22/08/1993; MEMÓRIA GLOBO. Guia ilustrado TV Globo: novelas e minisséries. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2010; MEMÓRIA GLOBO. Dicionário da TV Globo, v.1: programas de dramaturgia & entretenimento. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2003; SOARES, Mônica. “A esperança que nasce da ficção” In: Jornal do Brasil, 07/08/1993; VIVEIROS, Virgínia. “Campanha de Mulheres de Areia ganha prêmio” In: O Globo, 27/04/1994; www.teledramaturgia.com, acessado em 04/2006; http://pt.wikipedia.org/wiki/Mulheres_de_Areia_(1993), acessado em 08/2011. |