Por Memória Globo

Gianne Carvalho/Globo

Christiane Torloni em Mulheres Apaixonadas, 2003 — Foto: Renato Rocha Miranda/Globo

HELENA (Christiane Torloni) – Professora de História e diretora de uma grande escola de segundo grau no Rio de Janeiro, a Escola Ribeiro Alves (ERA), que pertence ao marido, Téo (Tony Ramos), e à cunhada, Lorena (Susana Vieira). É casada com Téo, há mais de 15 anos, e com ele adotou Lucas (Victor Curgula). Mesmo sendo uma mulher confiante e segura, Helena passa por uma fase de incertezas e dúvidas quanto à sua felicidade. Seus questionamentos sobre a vida conjugal ganham força quando ela reencontra César (José Mayer), ex-namorado que ela abandonou para se casar com Téo. A protagonista, então, separa-se do marido. No decorrer da novela, descobre que Lucas é filho legítimo de Tony e Fernanda (Vanessa Gerbelli). É irmã de Hilda (Maria Padilha) e Heloísa (Giulia Gam).

José Mayer em Mulheres Apaixonadas, 2003 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

CÉSAR ANDRADE (José Mayer) Médico neurocirurgião. Conhecido por sua eficiência e exigência na Clínica Dr. Moretti, onde trabalha, César é um médico temido e, ao mesmo tempo, admirado por todos no meio. Sua principal companhia é sua assistente Laura (Carolina Kasting), com quem mantém um romance. Sua esposa, Isabel (Chris Bonna), morreu logo no começo da novela por conta de uma doença fatal. Com ela, César teve dois filhos, Marcinha (Pitty Webo) e Rodrigo (Leonardo Miggiorin). O relacionamento entre pai e filho piora com a morte de Isabel, pois Rodrigo acusa o pai de ser o responsável pela tristeza profunda que matou sua mãe. Para enfrentar a crise familiar, César conta com a ajuda da filha e da mãe, Matilde (Sônia Guedes). No decorrer da novela o médico reencontra seu amor da juventude, Helena (Christiane Torloni).

Carolina Kasting em Mulheres Apaixonadas, 2003 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

LAURA MEDEIROS (Carolina Kasting) – Médica neurologista e assistente de César (José Mayer), de quem é amante. Laura é a pessoa mais presente na vida de César, seja no trabalho ou nos raros momentos de folga do médico. Com a morte de Isabel (Chris Bonna), cria uma grande expectativa de poder assumir seu relacionamento com o médico, por quem é muito apaixonada.

Vanessa Gerbelli, Bruna Marquezine e Tony Ramos em Mulheres Apaixonadas, 2003 — Foto: Gianne Carvalho/Globo

FERNANDA MACHADO (Vanessa Gerbelli) – Ex-garota de programa. Teve uma relação com Téo (Tony Ramos), pai de seus filhos, Salete (Bruna Marquezine) e Lucas (Victor Curgula). Vive em Copacabana com a filha. Lucas foi criado por Téo e Helena (Christiane Torloni) como filho adotivo.

TEÓFILO RIBEIRO ALVES (Tony Ramos) – Professor de literatura, mas não exerce a profissão. Gosta mesmo é de se dedicar à música e tocar seu saxofone com sua banda no bar de um hotel na zona sul do Rio de Janeiro. Sente-se feliz com o que tem, seus passeios pelo Leblon, sua música e sua família. É ex-marido de Helena (Christiane Torloni); irmão de Lorena (Susana Vieira); pai de Luciana (Camila Pitanga), fruto de um romance com a crooner Pérola (Elisa Lucinda); e de Salete (Bruna Marquezine) e Lucas (Victor Curgula), filhos de Fernanda (Vanessa Gerbelli), uma ex-garota de programa.

SALETE MACHADO (Bruna Marquezine) – Filha de Fernanda (Vanessa Gerbelli) e Téo (Tony Ramos) e irmã de Lucas (Victor Curgula).

LUCAS RIBEIRO ALVES (Victor Curgula) – Filho de Téo (Tony Ramos) e Fernanda (Vanessa Gerbelli). No entanto, o menino é criado como se fosse filho adotivo do músico e de Helena (Christiane Torloni). No decorrer da novela, descobre ser irmão de Salete (Bruna Marquezine), também filha de Téo e Fernanda. É uma criança feliz, que recebe muito carinho dos pais.

Camila Pitanga em Mulheres Apaixonadas, 2003 — Foto: Renato Rocha Miranda/Globo

LUCIANA RIBEIRO (Camila Pitanga) – É filha de Téo (Tony Ramos) e Pérola (Elisa Lucinda) e se dá bem com os dois. É muito querida na família paterna e tem um ótimo relacionamento com o padrasto, o músico Ataulfo (Laércio de Freitas), e com o meio-irmão Jairo (Diego Jack), fruto do atual relacionamento de sua mãe. É médica residente e divide um apartamento com a amiga Tereza (Tila Teixeira).

Vera Holtz em Mulheres Apaixonadas, 2003 — Foto: Renato Rocha Miranda/Globo

SANTANA GURGEL (Vera Holtz) – Professora de Religião e Geografia. Carrega algumas frustrações amorosas e sofre com o alcoolismo. É amiga da família Ribeiro Alves, principalmente de Helena (Christiane Torloni).

Helena Ranaldi em Mulheres Apaixonadas, 2003 — Foto: Gianne Carvalho/Globo

RAQUEL DE ALMEIDA MARTINS (Helena Ranaldi) – Professora de Educação Física. Vem de São Paulo para o Rio de Janeiro em busca de emprego na Escola Ribeiro Alves, onde Helena (Christiane Torloni) é diretora. Na verdade, acredita que mudar de cidade é um recomeço para sua vida, já que estaria se afastando do seu violento marido Marcos (Dan Stulbach). No decorrer da novela, engravida de um aluno, Fred (Pedro Furtado).

Pedro Furtado em Mulheres Apaixonadas, 2003 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

FREDERICO DE SOUZA DUARTE, FRED (Pedro Furtado) – Filho de pais separados, Marcelo (Zé Carlos Machado) e Eleonora (Joana Medeiros), e aluno da Escola Ribeiro Alves. Fred é conhecido por sua paixão pela natação. Mesmo durante as férias, não sai da piscina da escola, que fica aberta para os alunos. É um garoto discreto e por vezes tímido. Desperta o interesse de Marcinha (Pitty Webo), mas apaixona-se mesmo pela professora Raquel (Helena Ranaldi).  Esse amor atiça os ciúmes de Marcos (Dan Stulbach), marido violento de Raquel.

ELEONORA DE SOUZA DUARTE (Joana Medeiros) – Divorciada de Marcelo (Zé Carlos Machado) e mãe de Fred (Pedro Furtado). Tem pelo filho um amor excessivo. Se pudesse, escolheria para ele a mulher ideal.

MARCELO DE SOUZA DUARTE (Zé Carlos Machado) – Pai de Fred (Pedro Furtado) e ex-marido de Eleonora (Joana Medeiros). Vive brigando com a mulher por causa do filho. Acha que ela o mima demais. Não vive no Rio de Janeiro, mas aparece de tempos em tempos para visitar a família.

Susana Vieira em Mulheres Apaixonadas, 2003 — Foto: Gianne Carvalho/Globo

LORENA RIBEIRO ALVES NOGUEIRA (Susana Vieira) – Irmã de Téo (Tony Ramos). É professora de História, mas não exerce a profissão, trabalhando apenas como diretora-geral de sua escola, a Escola Ribeiro Alves. É uma mulher vibrante e de muitas paixões. Mantém um relacionamento amistoso com o ex-marido Rafael (Cláudio Marzo), com quem teve Vidinha (Júlia Almeida) e Diogo (Rodrigo Santoro). No decorrer da história, envolve-se com Expedito (Rafael Calomeni), bem mais jovem que ela.

Cláudio Marzo em Mulheres Apaixonadas, 2003 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

RAFAEL NOGUEIRA (Cláudio Marzo) – Ex-marido de Lorena (Susana Vieira) e pai de Vidinha (Júlia Almeida) e Diogo (Rodrigo Santoro). É gerente de um hotel na Zona Sul, onde mora em uma suíte. Tem um caso não assumido com a telefonista do hotel, Leila (Xuxa Lopes). É muito amigo dos filhos, principalmente de Vidinha. A jovem também trabalha no hotel e, sempre que briga com a mãe, corre para a suíte do pai.

Giulia Gam em Mulheres Apaixonadas, 2003 — Foto: Renato Rocha Miranda/Globo

HELOÍSA MORAES VASCONCELOS (Giulia Gam) – Irmã caçula de Helena (Christiane Torloni) e Hilda (Maria Padilha). Heloísa é uma mulher problemática. Morre de ciúmes do marido, Sérgio (Marcello Antony), por quem nutre uma paixão doentia. É insegura e vive desconfiada de todas as mulheres que se aproximam dele. Sempre procura ouvir os conselhos das irmãs, mas não consegue mudar.

Marcello Antony em Mulheres Apaixonadas, 2003 — Foto: Renato Rocha Miranda/Globo

SÉRGIO VASCONCELOS (Marcello Antony) – O arquiteto, marido de Heloísa (Giulia Gam), é um homem de bem com a vida. Nas horas vagas, joga vôlei na praia com os amigos e com o cunhado Leandro (Eduardo Lago). Ama a mulher, mas se aborrece quando ele exagera nos ciúmes. Não deixa de apreciar a beleza das outras mulheres, mas nada que abale o amor que tem por Heloísa.

Maria Padilha em Mulheres Apaixonadas, 2003 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

HILDA MORAES SAMPAIO VIANA (Maria Padilha) – Irmã do meio de Helena (Christiane Torloni) e Heloísa (Giulia Gam). É muito centrada e sempre dá bons conselhos às irmãs. É casada com Leandro (Eduardo Lago) com que tem uma filha, Elisa (Giselle Policarpo). Hilda é doceira de mão cheia e tem uma delicatessen no lobby de um hotel.

Eduardo Lago em Mulheres Apaixonadas, 2003 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

LEANDRO SAMPAIO VIANA (Eduardo Lago) – O advogado é marido de Hilda (Maria Padilha), com quem é muito feliz, e pai de Elisa (Giselle Policarpo). Ele e a mulher se divertem muito, frequentam bares, dançam e fazem programas juntos. Leandro trabalha em um escritório no Centro do Rio de Janeiro e gosta de sair com os amigos, jogar vôlei na praia e tomar um chope no final de tarde. É, na verdade, um autêntico boa praça.

Gisele Policarpo em Mulheres Apaixonadas, 2003 — Foto: Renato Rocha Miranda/Globo

ELISA SAMPAIO VIANA (Giselle Policarpo) – Filha de Hilda (Maria Padilha) e Leandro (Eduardo Lago). É estudante de Enfermagem, mas, sempre que pode, ajuda a mãe na delicatéssen. Mãe e filha são grandes amigas, dividem confidências e segredos e também riem juntas.  

Oswaldo Louzada, Carmem Silva, Marcos Caruso, Marta Melliger e Daniel Zettel em Mulheres Apaixonadas, 2003 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

CARLOS DE SOUZA DUARTE, CARLÃO (Marcos Caruso) – Marido de Irene (Marta Melinger) e pai de Dóris (Regiane Alves) e Carlinhos (Daniel Zettel). Não consegue parar nos empregos. É economista, mas ganha a vida fazendo pequenos trabalhos de contabilidade para amigos e vizinhos. Para manter a casa, recebe a ajuda financeira da pensão de seus pais, Flora (Carmem Silva) e Leopoldo (Oswaldo Louzada), com quem divide o apartamento.

IRENE DE SOUZA DUARTE (Marta Melinger) – Vizinha de Helena (Christiane Torloni). É a verdadeira chefe de sua família, sempre contornando as instabilidades financeiras. É mulher de Carlão (Marcos Caruso) e mãe de Dóris (Regiane Alves) e Carlinhos (Daniel Zettel). A família vive junto com os pais de Carlão, Flora (Carmem Silva) e Leopoldo (Oswaldo Louzada).

CARLOS DE SOUZA DUARTE FILHO, CARLINHOS (Daniel Zettel) – Filho de Irene (Marta Melinger) e Carlão (Marcos Caruso) e irmão de Dóris (Regiane Alves). Estuda na Escola Ribeiro Alves sem pagar as mensalidades, com a anuência de Helena (Christiane Torloni), que conhece as dificuldades dos vizinhos e os ajuda como pode. Ao contrário da irmã, é muito carinhoso com os avós, Flora (Carmem Silva) e Leopoldo (Oswaldo Louzada).

FLORA DE SOUZA DUARTE (Carmem Silva) – Casada há 60 anos com Leopoldo (Oswaldo Louzada) e mãe de Carlão (Marcos Caruso). Flora é uma velha atriz de teatro. Ama o marido e cuida dele como se fosse seu príncipe. Tem pavor de que ele morra antes dela e a deixe sozinha. Vive querendo poupá-lo de assuntos e notícias difíceis.

LEOPOLDO (Oswaldo Louzada) – Casado há 60 anos com Flora (Carmem Silva) e pai de Carlão (Marcos Caruso). Ele e a mulher vivem lembrando os tempos em que atuavam no teatro. Os dois sofrem calados as humilhações pelas quais passam na casa do filho por conta da vaidade da neta Dóris (Regiane Alves).

Regiane Alves em Mulheres Apaixonadas, 2003 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

DÓRIS DE SOUZA DUARTE (Regiane Alves) – Filha de Irene (Marta Melinger) e Carlão (Marcos Caruso) e irmã de Carlinhos (Daniel Zettel). Não quer mais dividir o quarto com seu irmão e pressiona os pais para ter um espaço só seu em casa. Como não há mais cômodos no apartamento, Dóris acha que seus avós paternos podem muito bem dormir no quarto da empregada. A insistência da jovem causa transtorno familiares.

Elisa Lucinda em Mulheres Apaixonadas, 2003 — Foto: Renato Rocha Miranda/Globo

RITA DE CASSIA DA SILVA RODRIGUES, PÉROLA (Elisa Lucinda) – Cantora da banda de Téo (Tony Ramos). Conheceu o saxofonista quando era jovem e por ele se apaixonou. Tiveram um caso duradouro e uma filha, Luciana (Camila Pitanga), da qual se orgulham muito. Mesmo após a separação, continua muito amiga de Téo, com quem divide o palco ao lado do atual marido, Ataulfo (Laércio de Freitas). Pérola, como é chamada por todos, é casada há dez anos com Ataulfo, com quem tem um filho, Jairo (Diego Jack). As novas famílias formadas por Téo e Pérola se relacionam como uma grande família.

Laércio de Freitas em Mulheres Apaixonadas, 2003 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

ATAULFO RODRIGUES (Laércio de Freitas) – Marido de Pérola (Elisa Lucinda) e músico da pequena banda de Téo (Tony Ramos). Tem orgulho de ter sido batizado pelo compositor brasileiro Ataulfo Alves, amigo de seu pai. Além do nome, herdou do padrinho famoso o amor pela música, aprendendo vários instrumentos, como violão e piano. Vive da música, participando de muitas gravações de CDs. É pai de  Jairo (Diego Jack) e padrasto de Luciana (Camila Pitanga).

JAIRO DA SILVA RODRIGUES (Diego Jack) – Filho de Pérola (Elisa Lucinda) e Ataulfo (Laércio de Freitas) e meio-irmão de Luciana (Camila Pitanga). Estuda na Escola Ribeiro Alves, ERA.

Rodrigo Santoro em Mulheres Apaixonadas, 2003 — Foto: Renato Rocha Miranda/Globo

DIOGO RIBEIRO ALVES NOGUEIRA (Rodrigo Santoro) – Filho de Lorena (Susana Vieira) e Rafael (Cláudio Marzo) e irmão de Vidinha (Júlia Almeida). É um bon vivant, que adora curtir a vida e as mulheres. Casa-se com Marina (Paloma Duarte), filha de Afrânio (Paulo Figueiredo), o dono da agência de turismo onde Diogo é gerente. A jovem se casa grávida e, mesmo desprezando formalidades, Diogo aceita a união para agradá-la. A agência de turismo tem uma loja de atendimento no lobby do hotel onde o pai trabalha. Diogo também é sócio do amigo Cláudio (Erik Marmo) em uma loja de representação de motocicletas.

Paloma Duarte em Mulheres Apaixonadas, 2003 — Foto: Gianne Carvalho/Globo

MARINA FERREIRA LOBO (Paloma Duarte) – Uma jovem sonhadora que se apaixonou pelo primeiro homem de sua vida, Diogo (Rodrigo Santoro). Casa-se no começo da novela, grávida, sabendo que o futuro marido é mulherengo. Apesar disso, acredita que seu amor possa mudar o jeito dele e conquistá-lo para sempre. É filha única de Afrânio (Paulo Figueiredo) e Silvia (Natália do Vale).

Rafael Calomeni em Mulheres Apaixonadas, 2003 — Foto: Renato Rocha Miranda/Globo

EXPEDITO BATISTA (Rafael Calomeni) – Filho de Argemiro (Umberto Magnani) e Ana (Regina Braga) e irmão de Edwiges (Carolina Dieckmann). Jovem que esconde, por trás de sua aparência caipira, um homem bonito e de elegância natural. Morava em um sítio no interior de Minas Gerais com os tios. Ao visitar Vassouras para ajudar o pai nos preparativos do casamento de Diogo (Rodrigo Santoro), reencontra Lorena (Susana Vieira). Ela, que não via o rapaz há tempos, depara-se com ele no dia da festa e decide ajudá-lo a achar um emprego no Rio de Janeiro. Os dois acabam se envolvendo.

ARGEMIRO BATISTA (Umberto Magnani) – Marido de Ana (Regina Braga) e pai de Edwiges (Carolina Dieckmann) e Expedito (Rafael Calomeni). Administra a fazenda da família Ribeiro Alves, em Vassouras, no interior do Rio de Janeiro. É o homem de confiança de Téo (Tony Ramos) e Lorena (Susana Vieira).

ANA BATISTA (Regina Braga) – Mulher de Argemiro (Umberto Magnani) e mãe de Edwiges (Carolina Dieckmann) e Expedito (Rafael Calomeni). Mora no Rio de Janeiro, onde trabalha na cantina da Escola Ribeiro Alves. Vive separada do marido circunstancialmente, já que ele é obrigado a morar em Vassouras, no interior do estado, onde é administrador da fazenda da família de Lorena (Susana Vieira).

Erik Marmo e Carolina Dieckmann em Mulheres Apaixonadas, 2003 — Foto: Gianne Carvalho/Globo

EDWIGES BATISTA (Carolina Dieckmann) – Filha de Argemiro (Umberto Magnani) e Ana (Regina Braga) e irmã de Expedito (Rafael Calomeni). Mora na Escola Ribeiro Alves com a mãe. Seu pai passa mais tempo em Vassouras, como administrador da fazenda da família de Lorena (Susana Vieira). É uma jovem determinada. Faz curso de secretária, aprende inglês e ajuda a mãe na cantina da escola. Para ganhar um dinheiro a mais, leva para passear cachorros de moradores do Leblon, na Zona Sul, sendo uma espécie de “babá de cães”. Conhece Cláudio (Erik Marmo) em um acidente com os cães na praia e se apaixona pelo rapaz. Apesar das investidas dele, tem a certeza de que casará virgem.

CLÁUDIO GONZAGA MORETTI (Erik Marmo) – Filho de Marta (Marly Bueno) e Onofre Moretti (Serafim Gonzales). É formado em Jornalismo, mas sua verdadeira paixão é praticar esportes radicais, como motocross, rapel, asa delta e wakeboard. Tem uma loja de representação de motos, em sociedade com o amigo Diogo (Rodrigo Santoro). Em um acidente, conhece Edwiges (Carolina Dieckmann), por quem se apaixona logo no primeiro encontro.

Marly Bueno em Mulheres Apaixonadas, 2003 — Foto: Renato Rocha Miranda/Globo

MARTA GONZAGA MORETTI (Marly Bueno) – Esposa de Onofre (Serafim Gonzales) e mãe de Cláudio (Erik Marmo). Está sempre disposta a acompanhar o marido em tudo o que ele faz, demonstrando-se uma verdadeira companheira.

ONOFRE MORETTI (Serafim Gonzales) – Dono da Clínica Dr. Moretti. O médico, muito respeitado, é casado com Marta (Marly Bueno). Ainda em boa forma física, tenta, às vezes, acompanhar o filho Cláudio (Erik Marmo) em seus esportes radicais.

Carol Castro em Mulheres Apaixonadas, 2003 — Foto: Renato Rocha Miranda/Globo

GRACINHA (Carol Castro) – Filha de Celeste (Sheila Mattos) e Orlando (Caco Baresi) e empregada de Marta (Marly Bueno) e Onofre Moretti (Serafim Gonzales). É tratada por Marta como se fosse sua filha, uma verdadeira agregada da família. No decorrer da novela, engravida de Cláudio (Erik Marmo).

ORLANDO (Caco Baresi) – Motorista da família de Marta (Marly Bueno) e Onofre Moretti (Serafim Gonzales). É marido de Celeste (Sheila Mattos) e pai de Gracinha (Carol Castro).

CELESTE (Sheila Mattos) – Esposa de Orlando (Caco Baresi), mãe de Gracinha (Carol Castro) e empregada da casa de Marta (Marly Bueno) e Onofre (Serafim Gonzales).

Paulo Coronato em Mulheres Apaixonadas, 2003 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

CAETANO GARCIA (Paulo Coronato) – Motorista de táxi. Mora no subúrbio com a mulher Rosinha (Guilhermina Guinle) e com o filho Washington (Marcel Miranda). Bonitão e simpático, por vezes até vulgar, é um sucesso entre as mulheres. Tem um caso com Shirley (Renata Pitanga), empregada da casa de Afrânio (Paulo Figueiredo).

ROSA GARCIA, ROSINHA (Guilhermina Guinle) – Mulher de Caetano (Paulo Coronato) e mãe de Washington (Marcel Miranda). Trabalha na Escola Ribeiro Alves, onde é braço-direito de Helena (Christiane Torloni).

Natália do Vale em Mulheres Apaixonadas, 2003 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

SILVIA FERREIRA LOBO (Natália do Vale) – Mulher de Afrânio (Paulo Figueiredo) e mãe de Marina (Paloma Duarte). Não é feliz em seu casamento e teme que aconteça o mesmo com a filha, por conhecer a fama de mulherengo do futuro genro, Diogo (Rodrigo Santoro). Oferece todo seu apoio para que a filha desista de se casar e crie seu filho com sua ajuda.

AFRÂNIO FERREIRA LOBO (Paulo Figueiredo) – Um executivo, dono de uma agência de turismo. É um homem que pensa em dinheiro e negócios em primeiro lugar. Mima muito a filha Marina (Paloma Duarte) e é, muitas vezes, machista com a mulher, Silvia (Natália do Vale).

Pitty Webo em Mulheres Apaixonadas, 2003 — Foto: Renato Rocha Miranda/Globo

MÁRCIA ANDRADE DE MELO, MARCINHA (Pitty Webo) – Filha de César (José Mayer) e Isabel (Chris Bonna) e irmã de Rodrigo (Leonardo Miggiorin). Estudante de segundo grau na Escola Ribeira Alves (ERA). Sofre muito com a perda da mãe, mas, ao contrário do irmão, mantém um bom relacionamento com o pai. É boa aluna, tem muitas amigas na escola e nutre uma paixão pelo amigo Fred (Pedro Furtado).

Alinne Moraes, Leonardo Miggiorin e Paula Picarelli em Mulheres Apaixonadas, 2003 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

RODRIGO ANDRADE DE MELO (Leonardo Miggiorin) – Filho de César (José Mayer) e Isabel (Chris Bonna) e irmão de Marcinha (Pitty Webo). No início da novela, estuda teatro em São Paulo, mas, com a morte da mãe, retorna ao Rio de Janeiro. Rodrigo revolta-se com o pai e o acusa de ter sido negligente em relação à doença da mãe e de nunca ter sido discreto em seu relacionamento extraconjugal com Laura (Carolina Kasting). Apesar das tentativas de César de amenizar esses conflitos, Rodrigo não o perdoa e trava uma verdadeira batalha contra ele.  

CLARA REZENDE (Alinne Moraes) – Aluna da Escola Ribeiro Alves. É amiga de Marcinha (Pitty Webo) e vive colada na amiga Rafaela (Paula Picarelli), insinuando um romance. Seu pai (David Herman) e sua mãe, Margareth (Laura Lustosa), não gostam dessa aproximação.

RAFAELA GODOY (Paula Picarelli) – Aluna da Escola Ribeiro Alves. Estuda com Marcinha (Pitty Webo) e é a melhor amiga de Clara (Alinne Moraes), relação que insinua um romance.

Júlia Almeida em Mulheres Apaixonadas, 2003 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

VIDA RIBEIRO ALVES NOGUEIRA, VIDINHA (Júlia Almeida) – Filha de Rafael (Cláudio Marzo) e Lorena (Susana Vieira) e irmã de Diogo (Rodrigo Santoro). Vidinha é uma jovem estudante de Jornalismo. Gosta de aproveitar as maravilhas que a cidade lhe oferece, vai à praia, ao shopping e se diverte com as amigas. Tem o temperamento parecido com o da mãe e, por isso, vive se desentendendo com ela. Quando as duas brigam, Vidinha muda-se para o hotel do pai e fica um tempo morando com ele. Sempre que está no hotel, trabalha como hostess do bar onde seu tio Téo (Tony Ramos) se apresenta com a banda.

Lavínia Vlasak e Nicola Siri em Mulheres Apaixonadas, 2003 — Foto: Gianne Carvalho/Globo

PEDRO LAVECCHIA, PADRE PEDRO (Nicola Siri) – É um padre progressista, atuante, de ideias liberais e ideais humanitários. Veio da Itália, onde nasceu e se formou. É amigo da família de Téo (Tony Ramos) e Lorena (Susana Vieira), tendo realizado o casamento de Marina (Paloma Duarte) e Diogo (Rodrigo Santoro). Durante anos, fez a primeira comunhão dos alunos da Escola Ribeiro Alves. Foi justamente lá que Estela (Lavínia Vlasak), ainda criança, conheceu-o e se apaixonou por ele. Quando o reencontra, no casamento de Diogo, resolve investir na sua paixão.

ESTELA DE AZEVEDO FRANCO (Lavínia Vlasak) – Prima de Helena (Christiane Torloni), Hilda (Maria Padilha) e Heloísa (Giulia Gam). É rica, atrevida, chique e divertida. Mora em uma ampla suíte no hotel onde Rafael (Cláudio Marzo) trabalha. Promove festas barulhentas e fartas de comida e bebida, onde comparece todo tipo de gente, desde jogadores de futebol a artistas de televisão. É divorciada e nunca mais se casou, tendo passado a viver pequenos romances. Quando criança, apaixonou-se pelo padre que fez sua primeira comunhão, padre Pedro (Nicola Siri). Quando o reencontra, no casamento de Diogo (Rodrigo Santoro), resolve investir na paixão. Vive de uma gorda mesada que seu ex-marido americano lhe manda todos os meses. Ele, desgostoso por ainda amar Estela e não ser correspondido, voltou para os Estados Unidos logo após o divórcio.

Tião D’Ávila e Ana Roberta Gualda em Mulheres Apaixonadas, 2003 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

PAULA ARRUDA, PAULINHA (Ana Roberta Gualda) – Aluna da Escola Ribeiro Alves. Seus pais, Nair (Renata Mello) e Oswaldo (Tião D’Ávila), são separados. A jovem é de origem humilde e esconde de todos que é filha de Oswaldo, o porteiro da escola. Ela mora com uma tia.

OSWALDO ARRUDA (Tião D’Ávila) – Porteiro da Escola Ribeiro Alves há muitos anos. É muito querido pelos alunos e professores. Sabe o nome de todos. É separado e mora na escola com a filha Paulinha (Ana Roberta Gualda), que exige que ele não revele para ninguém que é seu pai. Essa vergonha da filha lhe causa um grande sofrimento.

NAIR (Renata Mello) – Ex-mulher de Oswaldo (Tião D’Ávila) e mãe de Paulinha (Ana Roberta Gualda).

TELMA (Giovanna Di Toni) – Promoter, responsável pela organização do casamento de Diogo (Rodrigo Santoro) e Marina (Paloma Duarte).

SELMA (Isabela Lobato) – Empregada de Eleonora (Joana Medeiros).

ODETE (Luciana Rigueira) – Empregada da família de Hilda (Maria Padilha).

TEREZA (Tila Teixeira) – Médica residente e amiga de Luciana (Camila Pitanga), com quem divide um apartamento.

SHIRLEY MARIA DE SOUZA (Renata Pitanga) – Empregada da família de Afrânio (Paulo Figueiredo). Tem um caso com um taxista casado, Caetano (Paulo Coronato).

YVONE (Arlete Heringer) – Empregada de Raquel (Helena Ranaldi), que a acompanha em sua mudança para o Rio de Janeiro.

ZILDA (Roberta Rodrigues) – Trabalha na casa de Irene (Marta Melinger).

ALZIRA MACEDO (Walderez de Barros) – Amiga e governanta de Padre Pedro (Nicola Siri). Ela o acompanha há anos e tem, com ele, uma liberdade de irmã.

INÊS OLIVEIRA (Manoelita Lustosa) – Mãe de Fernanda (Vanessa Gerbelli) e avó de Salete (Bruna Marquezine) e Lucas (Victor Curgula). É uma mulher dura, fria, ambiciosa e insensível. Mora em Niterói e raramente visita a filha e a neta.

WASHINGTON GARCIA (Marcel Miranda) – Menino frágil, filho de Caetano (Paulo Coronato) e Rosinha (Guilhermina Guinle).

SÔNIA FERNANDES (Priscila Dias) – Empregada de Helena (Christiane Torloni) e casada com Jeremias (Wilson Cardozo), motorista de Lorena (Susana Vieira). Sônia é muito querida por todos na família. Conheceu a patroa em Vassouras, sua cidade natal. A relação de carinho é tamanha que Sônia entregou seu filho para Helena batizar.

LEILA GONÇALVES (Xuxa Lopes) – É telefonista do hotel onde trabalha Rafael (Cláudio Marzo), com quem mantém um caso não assumido. Sabe de tudo o que acontece nos bastidores.

JEREMIAS FERNANDES (Wilson Cardozo) – Marido de Sônia (Priscila Dias), empregada de Helena (Christiane Torloni), e motorista particular de Lorena (Susana Viera). Assim como a mulher, nasceu em Vassouras e veio de lá trazido pelos patrões.

CÉLIA (Fabiana Karla) – Empregada da casa de Lorena (Susana Viera).

CÂNDIDA (Marise Gonçalves) – Trabalha na casa de Lorena (Susana Viera).

CHICA (Assayo Horisawa) – Empregada da casa de César (José Mayer).

MATILDE MARTINS ANDRADE DE MELO (Sônia Guedes) – Mãe de Cesar (José Mayer) e avó de Marcinha (Pitty Webo) e Rodrigo (Leonardo Miggiorin). Com a doença da nora Isabel (Chris Bonna), passa a administrar a casa e a cuidar dos netos. Compreende o jeito frio e fechado do filho, mas nem por isso aprova seu relacionamento com Laura (Carolina Kasting).

MARIA (Idelcéia Santos) – Empregada que trabalha na casa de Helena (Christiane Torloni).

ISABEL ANDRADE DE MELO – Mulher de César (José Mayer) e mãe de Marcinha (Pitty Webo) e Rodrigo (Leonardo Miggiorin). Morre no começo da novela, mas reaparece na trama através de flashbacks. É lembrada constantemente pela família, principalmente pelo filho, com quem tinha uma forte ligação.

NESTOR (Marcelo Escorel) – Motorista da família de César (José Mayer).

SANDRA (Vera Freitas) – Empregada da casa de César (José Mayer).

IVAN (Chaguinha) – Jardineiro da casa de César (José Mayer).

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)