Helena (Cristiane Torloni), César (José Mayer) e Luciana (Camila Pitanga) formam o principal triângulo amoroso de 'Mulheres Apaixonadas', que se constitui em meio a segredos e dramas familiares.
Uma das histórias que mais mobilizou o público foi a do casal de idosos Flora (Carmem Silva) e Leopoldo (Oswaldo Louzada), maltratados pela neta Dóris (Regiane Alves), que enxerga os avós como um peso.
Téo (Tony Ramos) tem uma banda de jazz, em que toca saxofone. É ex-marido de Helena (Christiane Torloni); irmão de Lorena (Susana Vieira); pai de Luciana (Camila Pitanga), fruto de um romance com a crooner Pérola (Elisa Lucinda); e de Salete (Bruna Marquezine) e Lucas (Victor Curgula), filhos de Fernanda (Vanessa Gerbelli), uma ex-garota de programa.
Uma das cenas mais trabalhosas de 'Mulheres Apaixonadas' foi a sequência em que Téo (Tony Ramos) e Fernanda (Vanessa Gerbelli) foram baleados em uma rua no Leblon, bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro.
A personagem de Christiane Torloni foi a sexta Helena criada por Manoel Carlos em suas novelas.
O tema da violência doméstica foi tratado através da personagem Raquel (Helena Ranaldi), frequentemente espancada pelo marido Marcos (Dan Stulbach). Essa ação foi apontada como a mais educativa da novela.
'Mulheres Apaixonadas' inovou com o lançamento de um CD duplo: um com músicas nacionais e outro com o repertório internacional. Foram vendidos um milhão de cópias do CD, levando a gravadora Som Livre a lançar um segundo volume. A música 'Velha Infância', dos Tribalistas, era o tema de tema de Cláudio (Erik Marmo) e Edwiges (Carolina Dieckmann).
Autor: Manoel Carlos | Colaboração: Fausto Galvão, Maria Carolina e Vinícius Vianna | Direção: Ary Coslov e Marcelo Travesso | Direção-geral: José Luiz Villamarim e Rogério Gomes | Direção de núcleo: Ricardo Waddington. Confira equipe e elenco de 'Mulheres Apaixonadas'.