Memoria Globo

A atriz Glória Pires acompanhava a figurinista Helena Gastal nas compras para a caracterização da sua personagem, a Sarita. 

A novela foi a primeira de Euclydes Marinho na TV Globo. A novela não contava com colaboradores. Marcílio Moraes, Leonor Bassères e Euclydes Marinho revezavam na redação, e cada um escrevia dois capítulos seguidos. Não havia escaleta, resumo ordenado, em escala rigorosa, das cenas de uma novela, que serve de guia para o texto final.

O autor Walther Negrão foi chamado por Daniel Filho para coordenar os textos e criar novos desdobramentos para a trama.

A novela tinha um forte tom humorístico. Glória Pires a classificou como uma comédia nonsense. Miguel Falabella a descreveu como um produto transgressor, em que os atores, inclusive, tinham liberdade para improvisar diálogos e criar personagens, como a Marietinha Aranha. O ator acredita que Mico Preto possa ser entendida como uma gênese do programa humorístico Sai de Baixo (1996).

Mico Preto marcou a estreia da atriz Deborah Secco em novelas da TV Globo.A novela foi exibida em Moçambique e Portugal.

Márcia Real e Luis Gustavo em Mico Preto, 1990. Jorge Baumann/Globo — Foto: Globo

Márcia Real e Luis Gustavo na novela Mico preto

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)