CENOGRAFIA E PRODUÇÃO DE ARTE
Para dar vida ao bufê Marron Glacé, Mário Barrielo criou os cenários que fazem parte da casa, com a construção de uma cozinha, salas e quartos, todos reais e fixos, o que reduziu o tempo de montagem e troca constante, comum quando se grava em estúdio.
'Marron Glacé' (1979): O bufê
FIGURINO E CARACTERIZAÇÃO
A figurinista Maria Lúcia Areal recorreu à moda do final dos anos 1970 para vestir os personagens de Cassiano Gabus Mendes. As camisetas listradas e camisas lisas, hits da estação, faziam sucesso na figura do bem-sucedido cirurgião plástico Fábio Carlos (Jorge Botelho). Já a secretária Érica, interpretada por Mila Moreira – representante dos tempos áureos dos desfiles da tecelagem Rhodia, da qual foi manequim exclusiva por 11 anos –, esbanjava classe com blusas e chemises de seda pura e túnicas de malha.
'Marron Glacé' (1979): Érica (Mila Moreira) chega ao Marron Glacé
CURIOSIDADES
Marron Glacé foi a primeira novela de Mila Moreira.
Lima Duarte e Armando Bógus fizeram um curso básico de garçom para interpretar seus personagens.
As cenas ambientadas no bufê Marron Glacé eram gravadas numa casa alugada na Estrada das Canoas, no Rio de Janeiro. Esta foi a solução que o diretor Gracindo Jr. encontrou para driblar a falta de estúdio disponível na emissora naquela época. Com isso, Marron Glacê estreou com cerca de 30 capítulos já prontos, o que não era comum.
O estilista Clodovil Hernandes fez uma participação especial na novela como ele mesmo. Ele era amigo de Érica, personagem de Mila Moreira.
'Marron Glacé' foi vendida para Itália, Portugal e Suíça, entre outros países. A novela foi reapresentada a partir de março de 1982, às 13h45, em 'Vale a Pena Ver de Novo'.