Por Memória Globo

Acervo/Globo

TRAMA PRINCIPAL

A novela foi baseada no romance 'Marina, Marina', de Carlos Heitor Cony. Marina (Denise Dumont) foi criada pelo pai, Estevão (Carlos Zara), numa ilha distante. Ele é um escritor conhecido do grande público e vai morar na ilha depois que sua mulher, Rosa, comete suicídio. Marina cresce em total liberdade e em contato com a natureza. A menina estuda em um colégio na ilha e dá aulas para os filhos dos pescadores. Os seus únicos amigos são Tonho (Fábio Mássimo), um jovem pescador da região, e o cachorro Fausto. Na adolescência, Marina vai morar na cidade grande para dar continuidade aos estudos. Estevão decide mandá-la para a casa dos padrinhos, Otávio (Antonio Patiño) e Anita (Beatriz Lyra), que vivem no Rio de Janeiro.

Marina chega à cidade grande e tem que lidar com um universo completamente diferente do que vivia. Na casa dos padrinhos, não é bem recebida pelos filhos do casal, Adriana (Tetê Pritzl) e Luís (Haroldo Blota). Somente a filha mais nova, Soninha (Monique Curi), a trata com carinho.

A melhor amiga de Marina na escola é Lelena (Íris Nascimento), uma menina negra que luta contra o preconceito racial da maioria dos seus colegas. Marina também conhece Marcelo (Lauro Corona), um rapaz mimado que sofre com a separação dos pais. Marina e Marcelo acabam se apaixonando. Mas a ex-namorada de Marcelo, Vera (Élida L’Astorina), não se conforma com o romance e vive tentando separar o casal.

Sônia (Norma Blum) era uma grande amiga da mãe de Marina e se casou, tempos depois, com Estevão. Ela acompanhou de perto as dificuldades no relacionamento do escritor e da mulher. No final da história, Sônia faz uma revelação para Marina. Ela diz que se apaixonou por Estevão na mesma época que Rosa, mas decidiu viajar para a Europa com o objetivo de esquecê-lo. De volta ao Brasil, Sônia percebeu que não se desligara de Estevão. Sônia tentou se afastar de Rosa, que já enfrentava sérios problemas psicológicos, mas não conseguiu. Um dia, ela não foi se encontrar com a mãe de Marina, por achar que Rosa fingia passar mal. Rosa acabou se suicidando naquele dia. Desde então, Sônia passou a sentir-se responsável por não ter ajudado a amiga. Ela só consegue se livrar do sentimento de culpa após contar a verdade a Estevão e Marina.

TRAMA PARALELA

O instrutor Ivan

As artimanhas do instrutor de hipismo Ivan (Edson Celulari) para abandonar a pobreza e mudar de vida seguem em paralelo à trama da protagonista Marina. Filho de Matilde (Maria Pompeu) e João (Castro Gonzaga), donos de um bar, Ivan preocupa-se com a irmã paralítica Maria (Zaira Zambelli) e namora Gilda (Ísis Koschdosky), sua vizinha.

Sua grande virada se dá quando é contratado como atleta exclusivo de Carlos Eduardo (Oswaldo Loureiro), pai de Marcelo (Lauro Corona), para montar o cavalo Campeão. Ivan torna-se popular no bairro. Diana (Rosana Penna), uma antiga namorada de Carlos Eduardo, se apaixona por ele, que deixa Gilda para começar um novo romance. Com os contatos e a fama que conquistou, Ivan termina rompendo o contrato no Brasil e vai para a Europa, casando-se com a filha do um armador grego.

Beatriz Lyra, Norma Blum, Glauce Graieb, Lauro Carona e Denise Dumont em Marina, 1980. Acervo Pessoal Norma Blum — Foto: Globo

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)