Nelson Di Rago/Globo

Íris Nascimento em Marina, 1980. Nelson Di Rago/Globo — Foto: Globo

LELENA (Irís Nascimento) – Menina negra, companheira de colégio de Adriana (Tetê Pritzl) e, mais tarde, de Marina (Denise Dumont). Devido ao preconceito que sofre, não se entrosa com as outras meninas de sua classe. Ela se apaixona por Luís (Haroldo Blota).

Élida L’Astorina em Marina, 1980. Nelson Di Rago/Globo — Foto: Globo

VERA (Élida L’Astorina) – Filha de Rita (Célia Biar) e Armando (Roberto de Cleto) e irmã de Fernanda (Beth Goulart). É namorada de Marcelo (Lauro Corona), mas não é apaixonada por ele. Na verdade, gosta mais do status que o namoro lhe proporciona. Vive brigando com a irmã e é extremamente influenciada pela mãe. É amiga de Adriana (Tetê Pritzl) e persegue Marina (Denise Dumont), principalmente depois de perder o namorado para ela.

Denise Dumont e Carlos Zara em Marina, 1980. Nelson Di Rago/Globo — Foto: Globo

MARINA (Denise Dumont) – Criada pelo pai, Estevão (Carlos Zara), em regime de total liberdade, em uma ilha afastada do Rio de Janeiro. É uma moça simples, com uma cultura surpreendente para a sua idade, fruto de informações transmitidas pelo pai. Ao se mudar para o Rio, fica chocada com os costumes na nova cidade. Não sabe se comportar em ambientes finos e detesta hipocrisias, mentiras e injustiças. Adora todos os tipos de animais. Tem um carinho muito grande por Tonho (Fábio Mássimo), seu amigo na ilha, e se apaixona por Marcelo (Lauro Corona), depois que se muda para o Rio de Janeiro.

ESTEVÃO (Carlos Zara) – Escritor famoso, embora sem grande sucesso de vendagem. Com a morte da esposa, decide abandonar tudo e viver com a filha, Marina (Denise Dumont), em uma ilha afastada da cidade. A mudança foi para resguardar a menina dos comentários duvidosos sobre a morte da mãe. É um homem sofrido, mas muito inteligente, liberal e de forte personalidade. Sofre muito ao mandar sua filha estudar no Rio de Janeiro, o que o faz voltar à cidade.

TONHO (Fábio Mássimo) – Amigo de Marina (Denise Dumont) na ilha. Apaixonado pela moça, ele decide ir atrás dela no Rio de Janeiro. Acaba voltando para a ilha, pois não consegue se adaptar à cidade grande.

SÔNIA (Norma Blum) – Mulher amargurada e sofrida. Foi grande amiga de Rosa, mãe de Marina (Denise Drumont). Sente pela menina uma imensa ternura e a apoia quando ela se muda para o Rio de Janeiro. Acompanhou de perto os problemas de relacionamento entre Rosa e Estevão (Carlos Zara). É amiga de Anita (Beatriz Lira).

ANITA (Beatriz Lira) – Casada com Otávio (Antonio Patiño). Dinâmica e prática, faz tudo pelos filhos – Adriana (Tetê Pritzl), Soninha (Monique Curi) e Luís (Haroldo Blota) – e pelo marido. Discorda de Otávio em algumas situações, principalmente em relação à educação dos filhos. Ela é mais liberal que o marido. Não gosta de seu ex-cunhado,Carlos Eduardo (Oswaldo Loureiro), por ter acompanhado o sofrimento de sua irmã, mas tem um grande carinho pelo sobrinho Marcelo (Lauro Corona). É confidente e conselheira de Sônia (Norma Blum).

OTÁVIO (Antonio Patiño) – Casado com Anita (Beatriz Lira). Homem ambicioso e conservador. Tem mania de doenças e morre de medo de sofrer um enfarto. Vive em choque com as ideias avançadas dos filhos, Adriana (Tetê Pritzl), Soninha (Monique Curi) e Luís (Haroldo Blota). É um bom pai e marido e muito amigo de Carlos Eduardo (Oswaldo Loureiro) e Estevão (Carlos Zara).

ALUÍSIO (Germano Filho) – Dono da oficina onde José (Fábio Junqueira) trabalha. Acredita na recuperação do alcoólatra Mário (Milton Moraes) e lhe indica alguns biscates. Gosta dos fregueses da oficina, principalmente de Marcelo (Lauro Corona), a quem, algumas vezes, aconselha.

RONNIE (Luca de Castro) – Advogado muito dedicado ao trabalho. Ajuda Felícia (Lourdes Mayer) na associação do bairro e em tudo o que estiver a seu alcance. Apaixona-se por Gilda (Ísis Koschdosky). É tímido e desajeitado, além de ser muito inseguro. Não suporta trânsito e vive preocupado com a violência da cidade.

DONANA (Suely Franco) – Esposa de Mário (Milton Moraes) e mãe de José (Fábio Junqueira) e Gilda (Ísis Koschdosky). Sofre com o marido alcoólatra e desempregado, mas tem esperança de que ele se cure. São seus filhos que sustentam a casa. Donana é grande amiga de Matilde (Maria Pompeu), sua vizinha.

ADRIANA (Tetê Pritzl) – Filha de Otávio (Antonio Patiño) e Anita (Beatriz Lira) e irmã de Luís (Haroldo Blota) e Soninha (Monique Curi). É a melhor amiga de Vera (Élida L’Astorina) e perturba a vida de Marina (Denise Dumont) nos primeiros dias dela na cidade grande. Nunca está satisfeita com nada e vive criando casos com a família. É fútil e sonhadora. Sente ciúmes de Marina em relação à sua mãe.

SONINHA (Monique Curi) – Filha mais nova de Otávio (Antonio Patiño) e Anita (Beatriz Lira) e irmã de Adriana (Tetê Pritzl) e Luís (Haroldo Blota). Menina travessa, mas de ótimo coração. Torna-se muito amiga de Marina (Denise Dumont). Adora montar e, no começo da novela, ganha um cavalo de Estevão (Carlos Zara), o que a deixa muito feliz. Quer ser tornar uma campeã de equitação.

LUÍS (Haroldo Blota) – Filho de Otávio (Antonio Patiño) e Anita (Beatriz Lira) e irmão de Adriana (Tetê Pritzl) e Soninha (Monique Curi). Luís é um rapaz simpático e sem grandes ambições. Admira muito o primo Marcelo (Lauro Corona), a quem sempre acompanha, mas não tem a mesma coragem dele. Enfrenta seus próprios preconceitos e os de seus colegas ao se apaixonar por Lelena (Irís Nascimento), uma jovem negra, colega de escola.

LEILA (Léa Garcia) – Mãe de Lelena (Irís Nascimento). Mulher forte, inteligente, combativa, uma intelectual negra. Ela é professora de história no colégio da filha.

MARIA (Zaira Zambelli) – Irmã de Ivan (Edson Celulari) e filha de João (Castro Gonzaga) e Matilde (Maria Pompeu). Moça tímida e ligeiramente melancólica. Um acidente na infância a faz mancar um pouco. É apaixonada por um vizinho, José (Fábio Junqueira), mas acha que não o merece. Vive escutando os problemas dos outros e tentando mostrar o lado bom das coisas. Adora o irmão e sofre quando ele sai de casa. Maria é muito ativa e ajuda dona Felícia (Lourdes Mayer) na associação de bairro.

PIRULITO (Ankito) – Técnico de Ivan (Edson Celulari). Vive atrás do rapaz, tentando organizar e controlar a vida dele. É uma espécie de consciência de Ivan, que, muitas vezes, esquece o profissionalismo. Pirulito é um grande conhecedor de animais.

MÁRIO (Milton Moraes) – Marido de Donana (Suely Franco) e pai de José (Fábio Junqueira) e Gilda (Ísis Koschdosky). Começou a beber depois de uma série de desilusões. Por conta da doença, ficou desempregado e passou a viver de biscates. Tenta se recuperar e vencer o alcoolismo, procura emprego, mas sempre se desilude.

IVAN (Edson Celulari) – Rapaz simpático, tipo atlético, capaz de tudo para abandonar o mundo da pobreza e mudar de vida. O instrutor de hipismo começa a ganhar dinheiro ao ser escolhido por Carlos Eduardo (Oswaldo Loureiro) para montar o cavalo Campeão. Seu ponto fraco são as mulheres. Não é muito ligado à família, mas tem grande carinho pela irmã Maria (Zaira Zambelli). É filho de Matilde (Maria Pompeu) e João (Castro Gonzaga).

CARLOS EDUARDO (Oswaldo Loureiro) – Pai de Marcelo (Lauro Corona). É ambicioso e faz questão de cultivar a fama de conquistador. Só que, no fundo, é um homem extremamente solitário. Só amou uma mulher na vida, mas foi rejeitado. Talvez por isso não se entregue a ninguém. Nunca foi um bom pai, mas chega a tentar reconquistar o amor do filho.

MARCELO (Lauro Corona) – Marcelo alimenta uma grande revolta contra o pai, Carlos Eduardo (Oswaldo Loureiro), por quem foi criado sem muito carinho, mas, ainda assim, o admira e tenta imitá-lo em algumas situações. O rapaz tem uma grande mágoa: a separação dos pais. Sempre teve tudo o que quis, mas apenas no plano material. Mantém o namoro com Vera (Élida L’Astorina) só porque ela atura todas as suas maluquices. Muito carente, aproxima-se de Marina (Denise Dumont) movido por uma forte atração. O amor que sente por ela modifica sua vida, acabando com a sensação de vazio com que convivia.

DIANA (Rosana Penna) – Mulher da alta sociedade, interesseira, muita vaidosa e que faz tudo para sair nas colunas sociais. Vive do dinheiro da família e do de Carlos Eduardo (Oswaldo Loureiro), de quem já foi namorada e se tornou amiga. É maquiavélica e não hesita ante nada para conseguir o que quer.

MARLENE (Glauce Graieb) – Secretária particular e assistente de Carlos Eduardo (Oswaldo Loureiro), de quem é o braço direito. Ela é apaixonada por ele há anos e, por isso, sofre com os namoros do chefe. Ele só recorre a ela como um ombro amigo. Apaixona-se por Ivan (Edson Celulari), mas luta contra esse amor por achar o rapaz muito jovem para ela.

ANA (Lúcia Veríssimo) – Amiga de Vera (Élida L’Astorina) e Adriana (Tetê Pritzl). Namora o instrutor de equitação Ivan (Edson Celulari), mas sua família a proíbe de ver o rapaz. Depois da ascensão social dele, volta a procurá-lo.

JOÃO (Castro Gonzaga) – Lutou muito para vencer na vida e comprou seu próprio bar, perto de sua casa. Tem grande orgulho da família – é casado com Matilde (Maria Pompeu) e pai de Ivan (Edson Celulari) e Maria (Zaira Zambelli) –, mas não se dá muito bem com o filho, por perceber que ele sempre procura as maneiras mais fáceis de ganhar dinheiro. Seu sonho é que o rapaz trabalhe com ele no bar.

MATILDE (Maria Pompeu) – Mulher de João (Castro Gonzaga) e mãe de Ivan (Edson Celulari) e Matilde (Maria Pompeu). Acata todas as vontades do marido e se orgulha de tudo o que ele já conquistou. Matilde é uma mulher muito religiosa, adora os filhos e tem a certeza de que Ivan será, no futuro, um grande campeão.

JOHN WAYNE (Élcio Romar) – Um garotão rico e cheio de vontades. O apelido, aliás, é por ser um machista convencido. É amigo de Luís (Haroldo Blota) e Marcelo (Lauro Corona), por quem sempre é influenciado.

ARMANDO (Roberto de Cleto) – Pai de Fernanda (Beth Goulart) e de Vera (Élida L’Astorina) e marido de Rita (Célia Biar). É um homem de classe que não dá muito valor às futilidades adoradas por sua esposa. Gosta muito da filha Fernanda.

RITA (Célia Biar) – Mãe de Fernanda (Beth Goulart) e Vera (Élida L’Astorina) e esposa de Armando (Roberto de Cleto). Mulher fútil da alta sociedade, que vive em festas, recepções e cabeleireiros. Dá muito valor a nome, à tradição e à família, por isso vive implicando com os namoros de sua filha

.FERNANDA (Beth Goulart) – Moça moderna e feminista. Estuda psicologia e vive na casa dos pais por comodidade. Tem conflitos com a mãe, Rita (Célia Biar), e se dá melhor com o pai, Armando (Roberto Cleto). É irmã de Vera (Élida L’Astorina). Sente-se atraída por Carlos Eduardo (Oswaldo Loureiro), um homem mais velho, mas acaba se apaixonando pelo mecânico José (Fábio Junqueira), um jovem mais pobre que ela.

GILDA (Ísis Koschdoski) – Filha de Mário (Milton Moraes) e Donana (Suely Franco) e irmã de José (Fábio Junqueira). É apaixonada por Ivan (Edson Celulari) há muito tempo, mas já não tem esperanças de conquistá-lo. É a melhor amiga de Maria (Zaira Zambelli). Luta com dificuldades para ajudar no sustento da casa e manter o equilíbrio familiar. É a conselheira de José, que não aceita o comportamento do pai.

JOSÉ (Fábio Junqueira) – Rapaz honesto, tímido e trabalhador, mas que não se conforma com a vida que leva. É filho de Donana (Suely Franco) e Mário (Milton Moraes) e irmão de Gilda (Isis Kochdosky). Amigo de Ivan (Edson Celulari), é um escritor nas horas vagas. Ele faz questão de se manter informado e sonha publicar um livro. É mecânico na oficina de Aluísio (Germano Filho) e conserta o carro de Marcelo (Lauro Corona) e seus amigos. Envolve-se com Fernanda (Beth Goulart), mas tem receio de ser rejeitado pela família da moça por sua condição social.

FELÍCIA (Lourdes Mayer) – Viúva, sozinha no mundo, e vizinha de Donana (Suely Franco) e Matilde (Maria Pompeu). Dedica todo o seu tempo à Associação de Moradores do bairro. É muito prestativa, despachada, mas, às vezes, fala demais e se intromete onde não deveria.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)