Por Memória Globo

Acervo/Globo
Abertura da novela Marina (1980).

Abertura da novela Marina (1980).

Marina (Denise Dumont) foi criada pelo pai, Estevão (Carlos Zara), em uma ilha distante. Ele é um escritor conhecido do grande público e vai morar na ilha depois que sua mulher, Rosa, comete suicídio. Marina cresce em total liberdade e em contato com a natureza. A menina estuda em um colégio na ilha e dá aulas para os filhos dos pescadores. Os seus únicos amigos são Tonho (Fábio Mássimo), um jovem pescador da região, e o cachorro Fausto. Na adolescência, Marina vai morar na cidade grande para dar continuidade aos estudos. Estevão decide mandá-la para a casa dos padrinhos, Otávio (Antonio Patiño) e Anita (Beatriz Lyra), que vivem no Rio de Janeiro. A melhor amiga de Marina na escola é Lelena (Íris Nascimento), uma menina negra que luta contra o preconceito racial. Marina também conhece Marcelo (Lauro Corona), um rapaz mimado que sofre com a separação dos pais. Marina e Marcelo se apaixonam.

Autoria: Wilson Aguiar Filho | Direção: Herval Rossano | Período de Exibição: 26/05/1980 – 08/11/1980 | Horário: 18h | Nº de capítulos: 137

CURIOSIDADES


A novela marcou a estreia dos atores Edson Celulari, Lúcia Veríssimo, Beth Goulart e Glauce Graieb na Globo.

— Foto: Globo

— Foto: Globo

Denise Dumont e Carlos Zara em Marina, 1980 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

Beatriz Lyra, Norma Blum, Glauce Graieb, Lauro Carona e Denise Dumont em Marina, 1980 — Foto: Acervo Pessoal Norma Blum

Élida L’Astorina em Marina, 1980 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

FONTES:

Depoimento concedido ao Memória Globo por Norma Blum (15/10/2001); Boletim de programação da Rede Globo, 385; MEMÓRIA GLOBO. Guia ilustrado TV Globo: novelas e minisséries. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2010; “Agora Marina, uma história do nosso tempo” In: Amiga, 28/05/1980; ENTEADO, Léa. “Da ilha deserta para a grande cidade, os confrontos de uma jovem” In: O Globo, 26/05/1980; SALOMÃO, Oswaldo. “Marina: Beth muito liberal” In: Sétimo Céu – Amor, s/ data.
Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)