Memoria Globo

Mandala foi inspirada na tragédia Édipo Rei, de Sófocles, e apresenta a luta do homem contra o próprio destino. A trama é ambientada no Rio de Janeiro e é composta de duas fases. A primeira, com 16 capítulos, tem como pano de fundo a renúncia de Jânio Quadros, em agosto de 1961, e a Campanha da Legalidade, organizada para assegurar a posse de João Goulart. Nesse contexto, são apresentados os personagens Jocasta (Giulia Gam) e seu pai, o militante comunista Túlio (Gianfrancesco Guarnieri). Jocasta está com 18 anos e é estudante de Sociologia na Pontífica Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Também é filiada ao Partido Comunista Brasileiro e participa ativamente da campanha legalista ao lado do pai e de outros companheiros.

Além do amor pela política, Jocasta é apaixonada por Laio (Taumaturgo Ferreira), um rapaz de 25 anos, alienado, que estuda Psicologia, apesar de ter dúvidas em relação à carreira que pretende seguir. Filho de Michel Lunardo (Walmor Chagas), um rico comerciante, Laio tem uma vida confortável e vive da mesada do pai. O jovem é muito místico e não dá um passo sem consultar seu secretário e guru Argemiro (Marco Antônio Pâmio). Sua insegurança talvez possa ser explicada pela separação prematura dos pais. Quando ele tinha apenas 10 anos, a mãe, Glória (Rosamaria Murtinho), foi, pela primeira vez, internada em uma clínica de doentes mentais. A partir de então, viveu de internato em internato. Aos 16 anos, Laio voltou ao convívio paterno, mas os atritos com a madrasta e com o próprio pai impossibilitaram sua reintegração à família. Passou a viver só, sustentado pelo pai. Laio e Jocasta se envolvem, e ela engravida dele.

Como de costume, Laio recorre a Argemiro sobre o futuro da gravidez de Jocasta. Os búzios mostram que a criança será um menino que irá odiá-lo e que terá uma relação amorosa com a mãe. Assustado com as palavras do guru, Laio tenta convencer Jocasta a fazer um aborto, mas, diante da recusa da mulher, resolve sumir com o bebê assim que ele nascer. Com a ajuda de Argemiro, ele arma um plano envolvendo a enfermeira da maternidade, Lucrécia (Schulamith Yaari), que aceita raptar a criança, não deixando nenhum rastro sobre seu destino.

Célia Helena e Giulia Gam em Mandala, 1987. Bazilio Calazans/Globo — Foto: Globo

Célia Helena e Giulia Gam na novela Mandala

Mais do memoriaglobo
Próxima temporada estreia dia 13/01

Reality show exibido desde 2002, a partir de um formato criado pela produtora holandesa Endemol. Durante três meses, participantes são confinados em uma casa e postos à prova. Cada temporada do programa é exibida diariamente durante cerca de dois meses.

Qual seu preferido? Relembre os 24 vencedores do 'Big Brother Brasil' - Foto: (João Cotta/Globo)
Projeto Resgate

Fernanda Montenegro interpreta a filha de Santos Dumont em trama de Lauro César Muniz

'Zazá' estreia no Globoplay - Foto: (Arley Alves/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

Escrita especialmente para Regina Duarte, a novela se baseava na comédia romântica Sabrina Fair, de Samuel Taylor.

Reveja alguns capítulos de 'Carinhoso', com Regina Duarte e Cláudio Marzo - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Originalidade

Beatriz (Gloria Pires), Inês (Adriana Esteves) e Regina (Camila Pitanga) são mulheres diferentes que têm suas vidas ligadas ao lidarem com a ambição e o poder.

'Babilônia' está na íntegra no Globoplay - Foto: (Memória Globo)
Televisão brasileira de luto

O ator e diretor Ney Latorraca nasceu em Santos, São Paulo, em 25 de julho de 1944. Estreou na Globo em 1975 na novela Escalada. Se destacou em novelas e programas  humorísticos. Morreu em dezembro de 2024, aos 80 anos.

O adeus a Ney Latorraca: ator morre aos 80 anos  - Foto: (Eduardo França/Globo)
Canções que marcaram gerações

Programa especial de fim de ano de Roberto Carlos.

Os 50 anos do Roberto Carlos Especial  - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)