Por Memória Globo

Acervo/Globo

Lica (Manoela Aliperti), Ellen (Heslaine Vieira), Tina (Ana Hikari), Benê (Daphne Bozaski) e Keyla (Gabriela Medvedovski) ficam presas no mesmo vagão durante uma pane no metrô de São Paulo. Keyla entra em trabalho de parto e todas se mobilizam em ajudá-la a ter o filho. O nascimento de Antonio marca o começo da amizade das “five”. A trama aborda temas como tolerância e diversidade.

Cena em que  Lica (Manoela Aliperti), Ellen (Heslaine Vieira) e Tina (Ana Hikari) fazem o parto de Keyla (Gabriela Medvedovski)

Cena em que Lica (Manoela Aliperti), Ellen (Heslaine Vieira) e Tina (Ana Hikari) fazem o parto de Keyla (Gabriela Medvedovski)

As “five”

As cinco garotas moram em São Paulo e estudam no ensino médio. Keyla (Gabriela Medvedovski), Ellen (Heslaine Vieira) e Benê (Daphne Bozaski) são alunas do Colégio Estadual Cora Coralina. Lica (Manoela Aliperti) e Tina (Ana Hikari), da escola particular Colégio Grupo. Elas frequentam o mesmo bairro, mas são de realidades distintas. Lica é rica e tem estilo alternativo. Ellen é um hacker da periferia. A sansei Tina é rebelde e artista. Benê tem Síndrome de Asperger, o que dificulta sua socialização.

Manoela Aliperti, Gabriela Medvedovski, Ana Hikari, Heslaine Vieira e Daphne Bozaski em Malhação: Viva a Diferença. — Foto: Sergio Zalis/Globo

Gravidez na adolescência

Keyla (Gabriela Medvedovski) conhece Deco (Pablo Morais) em uma festa e fica grávida do guia de expedições da Floresta Amazônica. Sem contar a verdade para o pai, Roney Romano (Lucio Mauro Filho), que teve uma fama breve com a música Amor Selvagem, a jovem recebe apoio de seu melhor amigo, Teobaldo (Matheus Abreu), conhecido como Tato. Ele assume a paternidade de Tonico.

Cena em que Keyla (Gabriela Medvedovski) e Tato (Matheus Abreu) registram Tonico.

Cena em que Keyla (Gabriela Medvedovski) e Tato (Matheus Abreu) registram Tonico.

Aldo (Claudio Jaborandy), alcoólatra e ex-parceiro musical de Roney Romano, briga com o filho quando descobre que será avô. Tato resolve morar com Keyla e o suposto sogro. Apesar de ficar chocado com a gravidez da filha, o músico e comerciante recebe o adolescente, que registra seu neto e passa a trabalhar com ele na lanchonete. Tato aprendeu a cozinhar com o pai e tem talento para a gastronomia.

A gravidez da adolescente é motivo do afastamento das amigas Katarine (Talita Younan) e Katiane (Carol Macedo). Elas formavam o trio K1, K2 e K3, mas se separaram porque Katiane, a K2, mantinha uma relação amorosa com Tato. Após o parto, Keyla se incomoda com as mudanças em seu corpo e compra remédio para emagrecer com K1. Mas o resultado não sai como o esperado. Ela passa a sofrer os efeitos colaterais do medicamento e é levada para a emergência do hospital. Pouco tempo depois, K2 descobre que Tato não é pai biológico de Tonico e pressiona Keyla a contar a verdade sobre a gravidez.

Matheus Abreu e Gabi Medvedovski em Malhação: Viva a Diferença. Raquel Cunha/Globo — Foto: Globo

A coação de K2 e a visita repentina de Deco fazem Keyla assumir a real identidade do pai de seu filho. Roney Romano não aceita ter sido enganado pelo casal e Tato deixa a lanchonete. Meses depois, Keyla decide se separar de Deco e Tato rompe com Katarine, que inventa uma gravidez para manter, sem sucesso, o relacionamento com o rapaz.

Cena em que Keyla (Gabriela Medvedovski) reencontra Deco (Pablo Morais),  verdadeiro pai de seu filho.

Cena em que Keyla (Gabriela Medvedovski) reencontra Deco (Pablo Morais), verdadeiro pai de seu filho.

Longe de seus parceiros, Keyla e Tato reatam a amizade e ela ajuda o adolescente a encontrar o pai dele, que passou a morar na rua. A iniciativa é vitoriosa. Aldo larga o vício e volta a ser parceiro musical de Roney.  Keyla se declara para Tato e os dois ficam juntos.

Cena em que Keyla (Gabriela Medvedovski) se declara para Tato (Matheus Abreu) cantando a música “Evidências”, de Chitãozinho & Xororó, e os dois se beijam apaixonados.

Cena em que Keyla (Gabriela Medvedovski) se declara para Tato (Matheus Abreu) cantando a música “Evidências”, de Chitãozinho & Xororó, e os dois se beijam apaixonados.

Amor livre

Filha de Marta (Malu Galli), ex-modelo, e Edgar (Marcello Antony), dono do Colégio Grupo, Lica (Manoela Aliperti), tem um relacionamento aberto com MB (Vinicius Wester) e vive uma fase turbulenta ao descobrir a traição do pai com Malu (Daniela Galli), melhor amiga de sua mãe. Além disso, Lica descobre que é irmã de Clara (Isabella Scherer), sua melhor amiga e filha de Malu com Edgar.

Cena em que Lica (Manoela Aliperti) chama Clara (Isabella Scherer) de “bastardinha” e acaba levando um tapa da irmã.

Cena em que Lica (Manoela Aliperti) chama Clara (Isabella Scherer) de “bastardinha” e acaba levando um tapa da irmã.

A amizade de Lica e Clara estremece depois da notícia, e Marta se aproxima de Luis (Angelo Antonio), publicitário e ex-marido de Malu, que também sofre com a traição e por não ser o pai biológico de Clara. Com o tempo, eles começam a namorar. Para Lica, a situação não é simples. Além dos problemas familiares em casa, os contratempos se estendem na escola já que o pai dela é o diretor do colégio e Malu, sua professora desde a infância.  A jovem passa a interpelar as imposições de Edgar, como a instalação de uma catraca eletrônica na escola, mobiliza os colegas e acaba levando um tapa do pai em público. A atitude afasta Edgar da direção por um período.

Devido as turbulências na vida pessoal, o comportamento da adolescente começa a mudar. Ela passa a fumar escondido, consome droga em uma festa e tem um caso com Felipe (Gabriel Calamari), namorado de Clara e melhor amigo de MB. Ao contrário do que imagina, essa situação vai deixá-la ainda mais confusa e deprimida. A traição dela acaba sendo comparada com a de seu pai, Edgar. No entanto, Lica recebe o apoio das “five” e de outros amigos, faz as pazes com Clara, mas, durante uma recaída nas drogas, tem um breve encontro amoroso com Deco (Pablo Morais), pai do filho de Keyla (Gabriela Medvedovski). Isso e outros fatores provocam a separação das “five”. Nas férias escolares, Lica viaja para fazer trabalho voluntário com refugiados no exterior.

Cena em que Lica (Manoela Aliperti) compra drogas de Moqueca e depois encontra Deco (Pablo Morais)

Cena em que Lica (Manoela Aliperti) compra drogas de Moqueca e depois encontra Deco (Pablo Morais)

De volta ao Brasil, ela se reaproxima de Keyla, reúne novamente as “five” e decide estudar no Cora Coralina para evitar conflitos com pai. Mas, o que encontra pela frente é um novo enfrentamento com o diretor, que deseja transferir os alunos do colégio estadual para seu novo empreendimento: o Colégio The Best. Para isso, Edgar conta com a ajuda de Malu que espalha fake news nas redes sociais com a intenção de prejudicar o colégio escolhido por Keyla. Lica e as amigas decidem promover uma feira cultural para acabar com as notícias falsas na comunidade escolar.

Apesar do engajamento em diversas frentes, Lica encontra tempo para ser amiga de MB. Os pais do jovem fugiram do país, acusados de corrupção, e botaram todos os bens no nome do filho. Sem saber lidar com dinheiro vindo de propina, MB abusa das drogas e tenta o suicídio. A adolescente consegue salvá-lo e o rapaz decide doar o dinheiro da família para instituições filantrópicas. A feira cultural no Cora Coralina é um sucesso, mas sofre um ataque de vândalos. Após o episódio, Malu é desmascarada e Edgar perde as ações da escola. Marta e Luis se tornam sócios-majoritários do Colégio Grupo e contratam Bóris (Mouhamed Harfouch) como diretor. Feliz com o desfecho, Lica decide viajar pelo Brasil ao lado de Samantha (Giovanna Grigio), com quem assume um relacionamento gay.  

Cena em que Lica (Manoela Aliperti) e Samantha (Giovanna Grigio) arrumam as malas para viajar e se declaram uma para a outra.

Cena em que Lica (Manoela Aliperti) e Samantha (Giovanna Grigio) arrumam as malas para viajar e se declaram uma para a outra.

Racismo

Filha de Mitsuko (Lina Agifu) e Noboru (Carlos Takeshi), dono de um restaurante japonês, e irmã de Telma (Julie Kei), Tina (Ana Hikari) tem vários confrontos com a mãe. A médica quer que a filha entre para a faculdade de Medicina e se case com um descendente oriental. No entanto, a adolescente, que faz aulas de violoncelo há cinco anos, tem talento musical e interesses que vão além da cultura japonesa.

Após conhecer as “five” e ajudar no parto de Keyla (Gabriela Medvedovski), Mitsuko acha que a primogênita vai seguir seus passos, mas as brigas aumentam por causa de Anderson (Juan Paiva), irmão de Ellen (Heslaine Vieira). Tina e ele começam a namorar e a mãe da jovem é contra o relacionamento.

Juan Paiva e Ana Hikari em Malhação, 2017/2018. Ramón Vasconcelos/Globo. — Foto: Globo

Anderson é motoboy, quer ser produtor musical e apresenta a Tina uma nova cena cultural tomada pelo funk e o rap em São Paulo. Mitsuko não se conforma e oferece dinheiro para o jovem se afastar de Tina. Transtornado, Anderson sofre um acidente de moto, mas sobrevive.

A solução encontrada por Mitsuko é enviar a filha para um intercâmbio no Japão. A garota aceita, conquista liberdade para criar suas músicas e lança um videoclipe. Ao descobrir que Tina não tem um bom rendimento escolar e está dedicada à música, a médica manda ela retornar para o Brasil. De visual novo, a jovem volta a fazer parte das “five” e a namorar Anderson. Os dois abrem uma produtora, decidem morar juntos e Mitsuko corta relação com a filha.

Cena em que Mitsuko (Lina Agifu) avisa a Tina (Ana Hikari) que e ela irá para o Japão estudar medicina, mesmo contra sua vontade.

Cena em que Mitsuko (Lina Agifu) avisa a Tina (Ana Hikari) que e ela irá para o Japão estudar medicina, mesmo contra sua vontade.

Tina descobre que a mãe está com leucemia e, apesar da doença, continua contra os sonhos e o namoro da filha. A médica é curada com a doação de plaquetas de um voluntário e descobre que o doador é Anderson. Arrependida, pede o perdão ao rapaz e abençoa o relacionamento da primogênita.

Cena em que Mitsuko (Lina Agifu) reconhece seu preconceito e pede perdão para Anderson (Juan Paiva).

Cena em que Mitsuko (Lina Agifu) reconhece seu preconceito e pede perdão para Anderson (Juan Paiva).

Preconceito

Moradora de Vila Brasilândia, bairro pobre de São Paulo, Ellen (Heslaine Vieira) estuda no Cora Coralina, é autodidata e especialista em computação e programação. A jovem mora com a avó, Maria das Dores (Ju Colombo), e com o irmão mais velho, Anderson (Juan Paiva). A mãe, Nena (Roberta Santiago), é viúva e auxiliar de enfermagem.

Ju Colombo, Heslaine Vieira e Roberta Santiago em Malhação, 2017/2018. João Miguel Júnior/Globo. — Foto: Globo

Orientada por Dóris (Ana Flávia Cavalcanti), diretora da escola pública, ela deixa de ser hacker e se torna a melhor aluna da escola. Devido ao seu desempenho, ganha uma bolsa de estudos e se torna amiga de José Carlos (Hall Mendes), o Jota, nerd da escola particular. Os dois começam a namorar.

A adaptação na escola é difícil em função do preconceito social. Ao terminar o Ensino Médio, ela vai estudar em uma universidade no exterior.

Cena em que Ellen (Heslaine Vieira), indecisa sobre aceitar a bolsa de estudos na escola particular, conversa com sua mãe, Nena (Roberta Santiago), e sua avó, Maria das Dores (Ju Colombo). As três discutem sobre o preconceito racial e a importância de haver negros em posições de destaque na sociedade.

Cena em que Ellen (Heslaine Vieira), indecisa sobre aceitar a bolsa de estudos na escola particular, conversa com sua mãe, Nena (Roberta Santiago), e sua avó, Maria das Dores (Ju Colombo). As três discutem sobre o preconceito racial e a importância de haver negros em posições de destaque na sociedade.

Síndrome de Asperger

Benedita (Daphne Bozaski) não tinha amigas até fazer parte das “five”. Diagnosticada com síndrome de Asperger, perturbação do desenvolvimento que afeta a capacidade de comunicação e de relacionamento, Benê é inteligente, mas sofre bullying na escola.

A estudante do Cora Coralina, mora nos fundos da escola com a mãe, Josefina (Aline Fanju) e o irmão, Juninho (Davi Souza). Josefina é a zeladora e cria os dois filhos desde que o marido saiu de casa por conta da doença da filha. Após Benê se tornar parte das “five”, Josefina conhece Roney Romano (Lucio Mauro Filho), pai de sua amiga Keyla (Gabriela Medvedovski). Os dois começam a namorar.

Bruno Gadiol, Daphne Bozaski, Mikael Marmorato em Malhação, 2017/2018. Rafael Campos/Globo. — Foto: Globo

As novas amizades também ajudam Benê a descobrir a vocação para música e a conhecer Guto (Bruno Gadiol), aluno do Colégio Grupo e pianista. A adolescente começa a estudar piano com o rapaz e os dois se apaixonam. Com o tempo, já namorados, eles prestam vestibular para música. O pai de Benê, Cícero (Luciano Pontes) reaparece e, com a ajuda da jovem, aprende a lidar com a síndrome dela.

Cena em que Benê (Daphne Bozaski) se apresenta com Guto (Bruno Gadiol) Cícero (Luciano Pontes) na feira cultural da escola. Em seguida, seu pai, Cícero (Luciano Pontes) aparece e os dois se abraçam.

Cena em que Benê (Daphne Bozaski) se apresenta com Guto (Bruno Gadiol) Cícero (Luciano Pontes) na feira cultural da escola. Em seguida, seu pai, Cícero (Luciano Pontes) aparece e os dois se abraçam.

Final da novela

Dois anos após se conhecer no metrô de São Paulo, as “five”, Lica (Manoela Aliperti), Ellen (Heslaine Vieira), Tina (Ana Hikari), Benê (Daphne Bozaski) e Keyla (Gabriela Medvedovski) se separam com o fim do ensino médio. Lica vai conhecer o Brasil com a namorada, Samantha (Giovanna Grigio). Ellen ganha uma bolsa para estudar fora do país. Tina lida com a fama e abre uma produtora com o namorado Anderson (Juan Paiva). Benê vai cursar faculdade de música com o namorado Guto (Bruno Gadiol) em outra cidade. E Keyla, que comanda um brechó, reata o namoro com Tato (Matheus Abreu).

As jovens deixam as marcas de suas lutas em suas escolas: o Colégio Estadual Cora Coralina e o Grupo. A escola pública recebe novos equipamentos e continua sob a liderança de Dóris (Ana Flávia Cavalcanti). E os novos sócios-majoritários do Colégio Grupo, Marta (Malu Galli) e Luis (Angelo Antonio), colocam Bóris (Mouhamed Harfouch) na direção da instituição.

Cena em que Lica (Manoela Aliperti), Ellen (Heslaine Vieira), Tina (Ana Hikari), Benê (Daphne Bozaski) e Keyla (Gabriela Medvedovski) comemoram o fim do ensino médio e prometem ser amigas para sempre.

Cena em que Lica (Manoela Aliperti), Ellen (Heslaine Vieira), Tina (Ana Hikari), Benê (Daphne Bozaski) e Keyla (Gabriela Medvedovski) comemoram o fim do ensino médio e prometem ser amigas para sempre.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)