Por Memória Globo

Ramón Vasconcelos/Globo

FIGURINO E CARACTERIZAÇÃO

Responsáveis pela caracterização e figurino, Martin Trujillo e Julia Ayres deram uma aparência natural e clean aos personagens, que são estudantes em sua maioria. O universo das “five” é perceptível não só na expressão das atrizes, mas na forma como elas se vestem.

Lica (Manoela Aliperti), jovem da sociedade paulistana, foge de estereótipos e o figurino segue uma linha grunge com peças escuras misturadas com listras e xadrez. Tina (Ana Hikari) tem referências orientais mescladas com o pop e o rap. Benê (Daphne Bizaski) abusa da paleta de cores pasteis, que
representam um ar de ingenuidade. Ellen (Heslaine Vieira) usa figurino clean e óculos de brechó. Já Keyla (Gabriela Medvedovski) tem sua criatividade exposta na customização de suas peças.

No núcleo do colégio particular, o uniforme é tradicional: camisa polo azul marinho com um brasão da escola. Já na Escola Estadual Cora Coralina, os estudantes vestem camiseta cinza.

Manoela Aliperti, Gabriela Medvedovski, Ana Hikari, Heslaine Vieira e Daphne Bozaski em Malhação: Viva a Diferença. — Foto: Sergio Zalis/Globo

CENOGRAFIA E ARTE

Entre a escola pública e particular está a lanchonete de Roney Romano (Lucio Mauro Filho). O galpão é revitalizado e se torna ponto de encontro das “five” e de manifestações culturais de ambas instituições. A cidade cenográfica de Viva a Diferença ocupa quase 6.700 metros quadrados nos Estúdios Globo e o bairro representado é Vila Mariana. Na cidade cenográfica, também estão as casas de Benê (Daphne Bozaski) e Ellen (Heslaine Vieira).

As gravações da novela começaram na capital paulistana. Cerca de 60 pessoas trabalharam em dez dias de captação de imagens em locações externas de São Paulo como o Largo do Payssandu, o Parque Ibirapuera, as ruas dos bairros da Liberdade e de Higienópolis, a Praça Roosevelt, o viaduto Santa Efigênia, a Avenida Paulista e o próprio metrô, onde acontece o encontro das “five”.

Galeria de fotos Bastidores

6 fotos
Malhação: Viva a Diferença: galeria de fotos - Bastidores

PRODUÇÃO

A preparação da novela durou seis meses. Incluiu entrevistas, oficinas e testes em São Paulo, além de leituras de textos em São Paulo e no Rio de Janeiro. Cerca de 500 atores foram selecionados. Após a escolha do elenco, Laís Correa fez a preparação dos atores.

PRÊMIO EMMY

'Malhação Viva a Diferença' foi vencedora do Emmy Internacional Kids 2018. Com a nova estatueta, a Globo acumula 18 prêmios Emmy. O primeiro foi o de Personalidade Mundial da Televisão, recebido por Roberto Marinho, em 1976, prêmio que receberia novamente em 1983. Seu filho, Roberto Irineu Marinho recebeu a estatueta em 2014, na mesma categoria. Em 1981, ganhou com o musical 'A Arca de Noé' e em, 1982, com 'Morte e Vida Severina'. A Globo foi premiada oito vezes por Melhor Novela, com 'Caminho das Índias' (2009), 'Laços de Sangue', coprodução com a SIC, exibida em Portugal (2011), 'O Astro' (2012), 'Lado a Lado' (2013), 'Joia Rara' (2014), 'Império' (2015), 'Verdades Secretas' (2016) e 'Órfãos da Terra' (2019). 'A Mulher Invisível' (2012) e 'Doce de Mãe' (2015) venceram na categoria Melhor Comédia. Fernanda Montenegro recebeu o prêmio, em 2013, como Melhor Atriz por seu papel em 'Doce de Mãe'. O Jornalismo recebeu a estatueta em 2011, pela cobertura do 'Jornal Nacional' sobre a invasão do Complexo do Alemão no Emmy Internacional de Jornalismo.

O autor Cao Hamburger e o diretor artístico Paulo Silvestrini recebem o prêmio Emmy Internacional Kids 2018 por Melhor Série com Malhação Viva a Diferença. Divulgação/Globo. — Foto: Divulgação/Globo

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)