FIGURINO E CARACTERIZAÇÃO
Responsáveis pela caracterização e figurino, Martin Trujillo e Julia Ayres deram uma aparência natural e clean aos personagens, que são estudantes em sua maioria. O universo das “five” é perceptível não só na expressão das atrizes, mas na forma como elas se vestem.
Lica (Manoela Aliperti), jovem da sociedade paulistana, foge de estereótipos e o figurino segue uma linha grunge com peças escuras misturadas com listras e xadrez. Tina (Ana Hikari) tem referências orientais mescladas com o pop e o rap. Benê (Daphne Bizaski) abusa da paleta de cores pasteis, que
representam um ar de ingenuidade. Ellen (Heslaine Vieira) usa figurino clean e óculos de brechó. Já Keyla (Gabriela Medvedovski) tem sua criatividade exposta na customização de suas peças.
No núcleo do colégio particular, o uniforme é tradicional: camisa polo azul marinho com um brasão da escola. Já na Escola Estadual Cora Coralina, os estudantes vestem camiseta cinza.
CENOGRAFIA E ARTE
Entre a escola pública e particular está a lanchonete de Roney Romano (Lucio Mauro Filho). O galpão é revitalizado e se torna ponto de encontro das “five” e de manifestações culturais de ambas instituições. A cidade cenográfica de Viva a Diferença ocupa quase 6.700 metros quadrados nos Estúdios Globo e o bairro representado é Vila Mariana. Na cidade cenográfica, também estão as casas de Benê (Daphne Bozaski) e Ellen (Heslaine Vieira).
As gravações da novela começaram na capital paulistana. Cerca de 60 pessoas trabalharam em dez dias de captação de imagens em locações externas de São Paulo como o Largo do Payssandu, o Parque Ibirapuera, as ruas dos bairros da Liberdade e de Higienópolis, a Praça Roosevelt, o viaduto Santa Efigênia, a Avenida Paulista e o próprio metrô, onde acontece o encontro das “five”.
Galeria de fotos Bastidores
PRODUÇÃO
A preparação da novela durou seis meses. Incluiu entrevistas, oficinas e testes em São Paulo, além de leituras de textos em São Paulo e no Rio de Janeiro. Cerca de 500 atores foram selecionados. Após a escolha do elenco, Laís Correa fez a preparação dos atores.
PRÊMIO EMMY
'Malhação Viva a Diferença' foi vencedora do Emmy Internacional Kids 2018. Com a nova estatueta, a Globo acumula 18 prêmios Emmy. O primeiro foi o de Personalidade Mundial da Televisão, recebido por Roberto Marinho, em 1976, prêmio que receberia novamente em 1983. Seu filho, Roberto Irineu Marinho recebeu a estatueta em 2014, na mesma categoria. Em 1981, ganhou com o musical 'A Arca de Noé' e em, 1982, com 'Morte e Vida Severina'. A Globo foi premiada oito vezes por Melhor Novela, com 'Caminho das Índias' (2009), 'Laços de Sangue', coprodução com a SIC, exibida em Portugal (2011), 'O Astro' (2012), 'Lado a Lado' (2013), 'Joia Rara' (2014), 'Império' (2015), 'Verdades Secretas' (2016) e 'Órfãos da Terra' (2019). 'A Mulher Invisível' (2012) e 'Doce de Mãe' (2015) venceram na categoria Melhor Comédia. Fernanda Montenegro recebeu o prêmio, em 2013, como Melhor Atriz por seu papel em 'Doce de Mãe'. O Jornalismo recebeu a estatueta em 2011, pela cobertura do 'Jornal Nacional' sobre a invasão do Complexo do Alemão no Emmy Internacional de Jornalismo.