Além das novas histórias, outras mudanças marcaram a temporada. Assim como os jovens, sempre conectados em mais de uma mídia ao mesmo tempo, a temporada traz uma interatividade maior entre o público e a novela, com a inserção de novos elementos e referências. Pensando nos jovens que cresceram com a televisão e a internet em seus cotidianos, o site de Malhação foi reformulado para manter uma interação maior entre o programa da televisão e os internautas. Histórias em quadrinhos e vinhetas que seguem o mesmo estilo estão presentes na construção do programa em 2009. E um cenário múltiplo, integrando o colégio a um shopping center, amplia a possibilidade de novas aventuras para jovens e adultos.
Os dez primeiros capítulos da trama giram em torno do festival de música Beach Stage Festival, em uma praia do Ceará. Os personagens já conhecidos interagem com os que estreiam e, depois, todos retornam à cidade do colégio Múltipla Escolha, que passa por uma grande crise financeira e é comprado por Olga (Rosaly Papadopol).
Cena em que Luciano (Micael Borges) tenta se declarar para Marina (Bianca Bin), mas não consegue.
Uma das atrações do festival é Yasmin (Mariana Rios). Domingas (Carolinie Figueiredo) vai ao local credenciada para a cobertura do evento, como estagiária de um site informativo. Com elas, também desembarcam na cidade Fernandinho (Johnny Massaro), Felipa (Sophia Abrahão) e Bruno (Caio Castro). Lá, os alunos conhecem Marina (Bianca Bin), uma moradora do Ceará, apaixonada por seu melhor amigo, Luciano (Micael Borges). Ela é correspondida, mas nenhum dos dois consegue se declarar. Neste desencontro, surgem Alex (Daniel Dalcin), Veridiana (Amanda Richter) e Norma Jean (Jessika Alves), transformando a história em um “pentágono amoroso”.
Yasmin, contudo, não é a única a ter problemas durante o festival. Alex está preparado para tocar com sua banda, quando, horas antes, aproveita para tomar um banho de mar. Seus parceiros musicais, invejosos, resolvem sabotá-lo e somem com todas as roupas do cantor. Ele fica desesperado e, por sorte, encontra Marina e os alunos do Múltipla Escolha, que o ajudam.
Com os novos amigos, Marina consegue, por um momento, esquecer os problemas que passa em casa. No meio de tanta animação, ela e os irmãos Rejane (Nêmora Cavalheiro) e Rudá (Luigi Mateus) destoam do clima agitado do festival, pois estão preocupados com o sumiço do pai, João (Guilherme Weber). Médico idealista, ele fundou uma ONG que leva remédios e assistência a moradores de regiões pobres e isoladas do país, e está sempre viajando. Desta vez, porém, não voltou para casa. Embora também esteja preocupada com o sumiço do marido, Iracema (Cláudia Mauro) tenta tranquilizar os filhos, e insiste para que Marina se divirta no festival.
Quando João e Iracema se casaram, a mãe do noivo, Olga, foi contra a união. Ela não queria uma nora de origem humilde, como uma simples costureira, em sua família, e cortou relações com o casal. Passados anos sem contato, Iracema é obrigada a deixar o orgulho de lado e procurar a sogra. Iracema tenta dividir a sua preocupação com o sumiço do marido, mas Olga não lhe dá ouvidos.
Juliana (Georgiana Góes), filha de Olga, escuta o dilema e liga para Iracema às escondidas. Para tentar achar o marido, a costureira pede que a cunhada tome conta de seus filhos. A professora vai ao Ceará buscar os sobrinhos, que recebem a notícia com certa resistência. Durante a viagem, um incidente os separa e Marina, Rejane e Rudá chegam à casa da avó sozinhos. Olga não sabe o que fazer e quer mandá-los de volta ao Ceará, mas Cecília (Alice Borges), sua ajudante, a impede. Cúmplice de Juliana, Cecília acomoda os meninos na casa da patroa, que, apesar de ceder à pressão de Juliana, fica furiosa com a presença dos netos. Marina, Rejane e Rudá acham que a estada com a avó será temporária, mas o tempo passa e a preocupação aumenta. Além de João, quem não manda notícias é Iracema. A chegada do trio mexe com o coração de Diego (Bernardo Castro Alves), filho de Cecília.
Enquanto tem que se acostumar com a presença dos netos, Olga também se preocupa com o futuro de seus filhos. Desde que João saiu de casa, ela manteve Juliana (Georgiana Góes) e Osvaldo (Pablo Padilla) por perto. Ao descobrir que tem uma doença terminal, quer que eles aprendam a cuidar de suas vidas. Por isso, resolve comprar o colégio Múltipla Escolha, que passa por uma grande crise financeira. Juliana, uma professora idealista, assume a diretoria do local; e Osvaldo, que detesta trabalhar, não quer saber da escola, e só aceita o desafio se puder ser um grande empresário. Daí a ideia de transformar parte das dependências da escola no shopping center Gran Plaza.